Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Geociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Geociências
 
Disciplina: 0440500 - Trabalho de Formatura
Final Undergraduate Monography

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 10
Carga Horária Total: 360 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Desenvolver um tema específico que simule um problema profissional demonstrando capacidade de planejamento e estratégia de solução do problema proposto.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
82103 - Gergely Andres Julio Szabo
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de tema específico que simule um problema profissional real na área de Geologia, compatível com o nível de conclusão do Bacharelado em Geologia, a ser apresentado na forma de uma Monografia de Trabalho de Formatura.
 
 
 
Programa
A disciplina anual Trabalho de Formatura (TF), de caráter interdepartamental, deverá ser cursada nos 9º e 10º semestres (5º ano da seriação ideal) do curso de Bacharelado em Geologia. Nesta disciplina o aluno desenvolverá individualmente tema específico que simule um problema profissional real, e deverá demonstrar capacidade de planejamento e desenvolvimento das atividades que resultem na sua solução, utilizando métodos adequados.
O desenvolvimento do Trabalho de Formatura ocorrerá em três etapas: (1) Projeto Inicial, (2) Relatório de Progresso e (3) Monografia de Trabalho de Formatura, que deverá constituir contribuição compatível com o nível de conclusão do Bacharelado em Geologia.
A disciplina será conduzida por uma Comissão de Trabalho de Formatura (CTF), composta por 8 membros docentes, dos quais 2 indicados pela Comissão de Graduação e os demais pelos Conselhos dos Departamentos, garantida a proporção de 1 professor para cada 5 alunos.
O aluno deverá se candidatar à matrícula na disciplina através de uma pré-inscrição em novembro do ano anterior. O desenvolvimento do Trabalho de Formatura de cada aluno será acompanhado por um orientador por ele indicado.
O Projeto Inicial será padronizado, contendo as seguintes informações: nome do orientador; tema/título do projeto; objetivos/justificativa (informando eventuais resultados preliminares, obtidos em projetos de Iniciação Científica, estágios etc); localização da área de estudos; materiais e métodos (campo, amostragem, laboratórios etc); cronograma de execução para 9 meses; e referências bibliográficas relevantes. Com base em parecer de relator externo, o Projeto Inicial será analisado pela CTF, que poderá encaminhar recomendações ao aluno e orientador, ou mesmo solicitar revisões mais aprofundadas.
O Relatório Parcial, entregue ao final do primeiro semestre letivo, deverá conter introdução/apresentação do tema, objetivos, materiais e métodos, revisão bibliográfica/contexto geológico, resultados parciais, avaliação do andamento do trabalho, cronograma para o encerramento e bibliografia.
A Monografia do Trabalho de Formatura, a ser entregue no segundo semestre em data definida pela CTF, será avaliada por uma banca de três membros: orientador, relator, e membro da CTF que acompanha o trabalho, durante a Semana de Trabalhos de Formatura, através de apresentação pública seguida de defesa não pública perante a banca.
Aspectos específicos do funcionamento da disciplina serão regulamentados pelo Regimento do Trabalho de Formatura.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do Trabalho de Formatura incluirá: Projeto Inicial, Relatório de progresso, Monografia do Trabalho de Formatura, Apresentação Pública do Trabalho de Formatura, e Defesa não pública da Monografia perante banca nomeada pela Comissão do Trabalho de Formatura.
Critério
O peso relativo das diferentes atividades será definido no Regulamento do Trabalho de Formatura.
Norma de Recuperação
não há.
 
Bibliografia
     
Inerente a cada projeto de Trabalho de Formatura.
 

Clique para consultar os requisitos para 0440500

Clique para consultar o oferecimento para 0440500

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP