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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: 0510221 - Estágio Hospitalar em Pediatria I
Pediatrics I – Practical Training

Créditos Aula: 13
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 315 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
MPE0511	Pediatria Preventiva e Social II
Crédito Aula 8
Créditos Trabalho 0
Carga Horária Total 120 h

Objetivo Geral de aprendizagem:
Realizar uma consulta em ambulatório de Pediatria Geral, orientada pelo modelo centrado no paciente.

Objetivos específicos de aprendizagem:

Área Cognitiva:
Ao final do programa, o aluno deverá estar capacitado a:
- Conhecer os problemas de saúde mais frequentes na população pediátrica
-Identificar problemas relacionados com o crescimento, o estado nutricional, o desenvolvimento neuropsicomotor, a alimentação e a condição vacinal das crianças atendidas.
- Fazer uma reflexão crítica sobre o atendimento realizado no ambulatório.

Área Psicomotora:
Ao final do programa, o aluno deverá estar capacitado a:
- Realizar anamnese pediátrica de forma correta e completa;
- Anotar correta e intelegivelmente os dados de evolução do paciente;
- Escrever de forma correta e ordenada a prescrição médica;
- Atender em Ambulatório as situações mais comuns da prática pediátrica;
- Entender os problemas de saúde a partir das características individuais da criança e do contexto social e familiar;
- Conhecer uma técnica de consulta adaptada ao atendimento ambulatorial;
- Utilizar adequadamente os recursos de informática disponíveis.

Área Afetiva:
Ao final do programa o aluno deverá estar capacitado a:
- Reconhecer a importância do relacionamento médico/criança;
- Valorizar a presença dos pais acompanhantes durante a consulta;
- Valorizar o contato médico-família para o adequado desenvolvimento do processo diagnóstico e terapêutico;
- Desenvolver técnicas de contato com a criança, procurando ganhar sua confiança;
- Reconhecer a importância do trabalho em equipe.






MPE0521 Pediatria Clínica I
Crédito Aula 5
Créditos Trabalho 4
Carga Horária Total 195 h

Área Cognitiva
Após as aulas teóricas, o aluno deverá estar capacitado a:
a)Diarreia Aguda e Terapia de reidratação oral
Descrever os dados epidemiológicos da diarréia aguda na infância;
Explicar a etiopatogenia da diarréia aguda na infância;
Interpretar os principais elementos de investigação laboratorial da diarréia aguda
Prescrever e orientar a rehidratação oral;
Descrever as medidas profiláticas da diarréia aguda na infância.
b) Antibióticos
Descrever os grupos de antibióticos mais utilizados em Pediatria;
Descrever as indicações de antibioticoterapia de acordo com os diversos agente etiológicos;
Descrever as indicações empíricas de antibioticoterapia nas doenças infecciosas mais frequentes em Pediatria.
c) Asma
Explicar os principais mecanismos fisiopatológicos relacionados ao desencadeamento da crise asmática na criança;
Descrever o quadro clínico e evolutivo da asma na criança;
Identificar as principais alterações ventilatórias relacionadas à crise asmática;
Descrever as principais complicações;
Prescrever medidas de tratamento para a crise asmática e discutir as principais formas de prevenção e tratamento durante o período intercrítico;
d) Infecções de Vias Aéreas Superiores
Descrever as principais infecções de vias aéreas superiores na infância
Discutir a importância dos vários agentes etiológicos das infecções de vias aéreas supeiores na infância.
Compreender a importância das condições de vida na incidência das infecções de vias aéreas
Prescrever as principais medidas profiláticas e terapêuticas para as infecções de vias aéreas.
e) Fumante passivo
Descrever os problemas relacionados à saúde desencadeados pelo fumo;
Descrever os problemas de saúde para o fumante passivo;
Relatar medidas de controle.
f) Desidratação e distúrbios hidroeletrolíticos
Explicar os principais mecanismos fisiopatológicos da desidratação;
Descrever a classificação de gravidade da desidratação;
Discutir distúrbios hidroeletrolíticos envolvidos na desidratação;
Revisar as principais normas de hidratação da criança;
Fixar principais conceitos de reidratação oral;
Prescrever programa de reidratação para criança com diarreia.
g) Doenças Exantemáticas
Descrever os principais diagnósticos diferenciais em crianças com exantema;
Descrever as características epidemiológicas e clínicas das principais doenças;
Descrever medidas terapêuticas e profiláticas de cada doença.
h) Febre sem Sinais Localizatórios
Descrever as principais implicações epidemiológicas da presença de febre sem sinais localizatório;
Descrever as principais complicações;
Descrever os métodos de investigação laboratorial;
Interpretar o quadro clínico à luz das alterações laboratoriais;
Propor medidas terapêuticas e preventivas das complicações.
i) Infecções de Partes Moles
Discutir e descrever os principais sinais e sintomas das infecções de partes moles;
Descrever os agentes etiológicos de cada tipo de infecção;
Prescrever, sob supervisão, o tratamento antibiótico e cuidados gerais;
Interpretar os principais elementos de investigação laboratorial e radiológica.
j) Infecção do Trato Urinário
Descrever sintomas e sinais relacionados;
Discutir a fisiopatologia da infecção do trato urinário na infância
Discutir os principais instrumentos diagnósticos;
Discutir e interpretar exames de imagem das vias urinárias;
Discutir e prescrever o tratamento nas diferentes situações clínicas;
Descrever o seguimento e profilaxia, e sua necessidade.
k) Dengue
Descrever os principais dados epidemiológicos da Dengue na infância;
Descrever a classificação da Dengue segundo o Ministério da Saúde
Identificar os diversos indicadores de risco na Dengue
Descrever a conduta nos casos de Dengue
Descrever as medidas profiláticas para a Dengue
l) Meningites Bacterianas
Descrever a fisiopatologia das meningites bacterianas;
Interpretar a importância epidemiológica e clínica dos vários agentes causadores de meningites na criança;
Enumerar os sinais clínicos essenciais para o diagnóstico;
Discutir as alterações liquóricas nas meningites;
Prescrever, sob supervisão, o tratamento e medidas profiláticas;
Citar as principais complicações e sua relação com o prognóstico.
m) Pneumonias Agudas e Derrames Pleurais
Explicar os principais mecanismos fisiopatológicos das infecções pulmonares;
Descrever os principais mecanismos de defesa da árvore respiratória;
Descrever a etopatogenia das infecções pulmonares virais e bacterianas;
Interpretar a importância epidemiológica dos vários agentes infecciosos pulmonares;
Discutir a fisiopatologia dos derrames pleurais;
Discutir e interpretar a investigação etiológica e radiológica das pneumonias e derrames;
Prescrever plano terapêutico para as pneumonias e derrames pleurais.
n) Procedimentos em Parada Cárdio-Respiratória
Reconhecer sinais de insuficiência cárdio-circulatórias;
Descrever suas principais causas e medidas preventivas;
Descrever os procedimentos de ressuscitação e os medicamentos utilizados.
o) Bronquiolite
Descrever a epidemiologia da Bronquiolite em nosso meio
Descrever o quadro clínico da Bronquiolite
Identificar os fatores de risco para evolução da Bronquiolite
Descrever o tratamento da Bronquiolite
p) Epilepsia na infância
Reconhecer uma crise convulsiva
Identificar as principais etiologias para crise epilética na infância
Iniciar o atendimento de maneira sistemática
Reconhecer sinais de gravidade



q) Dermatologia em pediatria
Reconhecer as alterações dermatológicas mais prevalentes na pediatria
Identificar os pacientes que necessitam de encaminhamento para especialista
r) Traumatismo crânio encefálico (TCE)
Classificar e identificar o TCE leve, moderado e grave.
Identificar os pacientes com fatores de risco e com necessidade de tomografia de crânio e/ou observação clínica
Reconhecer os pacientes que necessitam de intervenção neurocirúrgica imediata.
s) Radiologia em pediatria
Identificar e descrever exames de radiografia de tórax normal
Identificar e descrever as principais alterações radiológicas na doenças mais prevalentes na pediatria

Área Psicomotora
Ao final do programa, o aluno deverá estar capacitado a:
- Realizar anamnese pediátrica de forma correta e completa;
- Anotar correta e inteligivelmente os dados de evolução do paciente;
- Escrever de forma correta e ordenada a prescrição médica;
- Atender as afecções pediátricas mais comuns em Pronto-Socorro e atribuir prioridades aos casos mais graves.
- Atender em Ambulatório as situações mais comuns da prática pediátrica;
- Entender os problemas de saúde a partir das características individuais da criança e do contexto social e familiar;
- Conhecer uma técnica de consulta adaptada ao atendimento ambulatorial;
- Utilizar adequadamente os recursos de informática disponíveis.

Área Afetiva
Ao final do programa o aluno deverá estar capacitado a:
- Reconhecer a importância do relacionamento médico/criança;
- Valorizar a presença dos pais acompanhantes durante a internação;
- Valorizar o contato médico-família para o adequado desenvolvimento do processo diagnóstico e terapêutico;
- Desenvolver técnicas de contato com a criança, procurando ganhar sua confiança;
- Reconhecer a importância do trabalho em equipe.
 
The course is committed to:
• Treatment of the pediatric patients in the outpatient clinic
• Give students seminars on the specific characteristics of outpatient and consultation in pediatrics.
• Give students seminars on key issues related to pediatric patients
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2104420 - Alfredo Elias Gilio
2091389 - Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
MPE0511	Pediatria Preventiva e Social II
Atendimento sob supervisão de pacientes pediátricos, em regime ambulatorial.
Seminários sobre as características específicas do atendimento ambulatorial e da consulta em pediatria.
Seminários sobre os principais problemas pediátricos


MPE0521 - Pediatria Clínica I
Módulos de Ensino Acadêmico
Períodos
Os alunos permanecem 8 semanas na Pediatria do HU-USP, distribuídas da seguinte forma: 4 semanas na Enfermaria de Pediatria, 4 semanas no PA de Pediatria, e durante as 8 semanas, no Ambulatório de Pediatria, conforme será detalhado a seguir.

Enfermaria de Pediatria do HU-USP: o horário regular é das 7:30h às 17:00h. Diariamente, os pacientes são evoluídos das 7:30h às 9:00h, e a seguir estão detalhadas as atividades práticas desenvolvidas durante o curso.
Os alunos serão divididos em 2 grupos, “verde ” e “vermelho”, com a responsabilidade de evolução e prescrição das crianças internadas em cada grupo.
Os alunos são responsáveis pela admissão, evolução, atendimento de intercorrências, coleta de alguns exames laboratoriais e alta dos pacientes na Enfermaria. Todas estas atividades têm supervisão direta dos Assistentes da Pediatria da Divisão de Clínica Pediátrica do HU. Os alunos farão plantões na Enfermaria de Pediatria, sendo 2 plantonistas no período diurno e um plantonista no período noturno. Os plantonistas serão responsáveis por internações e atendimento de intercorrências. A orientação dos casos será realizada pelos Residentes de 1º ano de Pediatria e Assistentes da Pediatria.
No período da manhã das 9:00 às 11:30 horas, às 2as às 6as feiras, são realizadas visitas didáticas aos pacientes internados e, às 4as há discussão de casos selecionados na Enfermaria, com participação dos alunos dos dois grupos (visita cruzada). No período da tarde, haverá, com metade dos alunos (outra metade no ambulatório) estudo de casos ou seminários. Os seminários são sobre os seguintes temas: tuberculose na infância, glomerulopatias (síndrome nefritica e nefròtica), anafilaxias, osteomielite e artrite séptica e lactente chiador.

Horário
2a feira 3a feira 4a feira 5a feira 6a feira
Manhã
7:30h- 9:00 h
9:00h-11:30 h

11:30h-12:30
Evolução
Visita didática

Evolução
Visita didática

Evolução
Visita didática
Visita cruzada
Evolução
Visita didática
Reunião clínica
Evolução
Visita
didática

Aula teórica Aula teórica Aula teórica Aula teórica
Tarde
13:00h-17:00h

Seminário/
Discussão de casos – ½ do grupo
Seminário/
Discussão de casos – ½ do grupo
Aula de Radiologia
Seminário/
Discussão de casos – ½ do grupo
Seminário/
Discussão de casos – ½ do grupo


Pronto Atendimento de Pediatria do HU-USP: os alunos são divididos em 6 plantonistas durante o dia e 2 plantonistas durante a noite, cumprindo o horário das 7:00 às 19:00 h para plantões diurnos e das 19:00 às 7:00h para plantões noturnos. Os alunos são responsáveis pelo atendimento dos pacientes no P.A. e pela admissão, evolução, atendimento de intercorrências e alta dos pacientes no Setor de Retaguarda do PA. Todas estas atividades têm supervisão direta dos Residentes e Assistentes da Pediatria da Divisão de Clínica Pediátrica do HU-USP.

Ambulatório Geral de Pediatria do HU-USP: os alunos frequentarão o Ambulatório uma vez por semana, no horário das 13:30h às 17:30h, durante 8 semanas. No Ambulatório haverá supervisão de 2 Assistentes, e o aluno o aluno terá a oportunidade de atender queixas comuns em Pediatria, integrando o atendimento com as atividades desenvolvidas no Pronto Atendimento e Enfermaria de Pediatria
Cada aluno terá 1 tarde de atendimento ambulatorial, fixo na semana, constituindo uma clientela própria durante o período de estágio, e 1 tarde de preparo de casos para discussão teórica de casos a serem atendidos e temas ambulatoriais.

Outros: Os alunos frequentam durante as 8 semanas do estágio aulas de Radiologia às 4as feiras à tarde. Frequentam duas aulas de Bioética durante o estágio, às quintas-feiras, às 11:30h.

Módulos Teórico-Práticos e Professores
As aulas teóricas são administradas às 3ªs, 5ªs e 6ªs, feiras, das 11:30 às 12:30 horas. Estes módulos são repetidos a cada 8 semanas, conforme o rodízio estabelecido.

I. Diarreia Aguda
II. Antibióticos
III. Asma
IV. Bronquiolite
V. Desidratação e Distúrbios Hidroeletrolíticos
VI. Doenças Exantemáticas
VI. Febre sem Sinais Localizatórios
VII. Infecção de Partes Moles
VIII. Infecção do Trato Urinário
IX. Infecções de vias aéreas superiores
X. Meningites.
XI. Pneumonias/Derrame Pleural
XII. Tabagismo passivo
XIII. Procedimentos em Parada Cárdio-Respiratória
XIV. Dengue
XV. Crise epilética
XVI. Dermatologia em pediatria
XVII. Traumatismo crânio encefálico (TCE)
XVIII. Radiologia em pediatria

Estágio Prático
Enfermaria:
a) anamnese, evolução dos pacientes e prescrição diária;
b) visitas com médicos assistentes;
c) discussão formal de casos clínicos; com ênfase nos temas: Doenças respiratórias agudas, Pneumonias bacterianas e Derrames Pleurais, Meningites Bacterianas, Infecção Urinária, Bronquiolite e asma.
d) realização de procedimentos básicos sob supervisão de médicos assistentes;
e) plantões sob supervisão de médicos assistentes;
f) utilização adequada dos recursos de informática disponíveis.

Pronto Atendimento
a) diariamente, evolução dos pacientes do Setor de Retaguarda e prescrição;
b) visitas diárias com médicos Residentes e Assistentes;
c) discussão formal de casos clínicos;

Ambulatório Geral
a) atendimento e acompanhamento ambulatorial de crianças encaminhadas da Enfermaria ou do P.A.;
b) discussão de todos os casos com os Médicos Assistentes;
 
 
 
Avaliação
     
Método
MPE0511 - Pediatria Preventiva e Social II

• Desempenho no estágio
• Prova teórica
• Prova prática (modelo OSCE)


MPE0521 - Pediatria Clinica I

• Desempenho no estágio
• Prova teórica
• Prova prática (modelo OSCE)
Critério
MPE0511 - Pediatria Preventiva e Social II
• Desempenho no estágio: peso 4
• Prova teórica: peso 3
• Prova prática: peso 3

MPE0521 - Pediatria Clinica I
• Desempenho no estágio: peso 4
• Prova teórica: peso 3
• Prova prática: peso 3
Norma de Recuperação
MPE0511 - Pediatria Preventiva e Social II
Realização de nova prova


MPE0521 - Pediatria Clinica I
A média para a aprovação na disciplina MPE 521 deve ser de, no mínimo nota 5,0 (cinco) em cada módulo (enfermaria, pronto socorro e ambulatório). Caso o aluno não obtenha média 5,0 em algum dos módulos deverá repetir o estágio apenas no módulo em que foi reprovado.
 
Bibliografia
     
MPE0511 - Pediatria Preventiva e Social II

1. 1. Molen TM – Habilidades da Escuta na Consulta Médica. In: Madeiro Leite, A.J. et al. – Habilidades de Comunicação com Pacientes e Família. Sarvier, São Paulo, 2007.

2. Sucupira ACSL, Bricks LF, Kobinger MEBA, Saito MI, Zuccolotto SMC – Pediatria em Consultório. Savier, São Paulo, 2010

3. Gilio, A.E.; Escobar, A.M.U.; Grisi, S.J.F.E. Pediatria Geral – Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Ed. Atheneu, São Paulo, 2011.


MPE0521 - Pediatria Clínica I

a) Pediatria Geral – Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, 1ª edição, Gilio, Escobar e Grisi, Atheneu 2011.
b) Pediatria Básica, 9ª ed., Marcondes, E.; Costa Vaz, F.A.; Ramos, J.L.A.; Okay, Y., 2002
c) Textbook of Pediatrics, 18ª th., Nelson, 2007.
d) Pronto Socorro de Pediatria, 2ª ed., Schvartsman, S., Editora Manole, 2009.
e) Pediatria em Consultório, 5a ed., Sucupira , L.F.; Kobinger, M.E.B.ª; Saito, M.I.; Zuccolotto, S.M.C., 2010.
 

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