MPE0511 Pediatria Preventiva e Social IICrédito Aula 8Créditos Trabalho 0Carga Horária Total 120 hObjetivo Geral de aprendizagem:Realizar uma consulta em ambulatório de Pediatria Geral, orientada pelo modelo centrado no paciente.Objetivos específicos de aprendizagem:Área Cognitiva:Ao final do programa, o aluno deverá estar capacitado a:- Conhecer os problemas de saúde mais frequentes na população pediátrica-Identificar problemas relacionados com o crescimento, o estado nutricional, o desenvolvimento neuropsicomotor, a alimentação e a condição vacinal das crianças atendidas.- Fazer uma reflexão crítica sobre o atendimento realizado no ambulatório. Área Psicomotora:Ao final do programa, o aluno deverá estar capacitado a:- Realizar anamnese pediátrica de forma correta e completa;- Anotar correta e intelegivelmente os dados de evolução do paciente;- Escrever de forma correta e ordenada a prescrição médica;- Atender em Ambulatório as situações mais comuns da prática pediátrica;- Entender os problemas de saúde a partir das características individuais da criança e do contexto social e familiar;- Conhecer uma técnica de consulta adaptada ao atendimento ambulatorial;- Utilizar adequadamente os recursos de informática disponíveis. Área Afetiva:Ao final do programa o aluno deverá estar capacitado a:- Reconhecer a importância do relacionamento médico/criança;- Valorizar a presença dos pais acompanhantes durante a consulta;- Valorizar o contato médico-família para o adequado desenvolvimento do processo diagnóstico e terapêutico;- Desenvolver técnicas de contato com a criança, procurando ganhar sua confiança;- Reconhecer a importância do trabalho em equipe.MPE0521 Pediatria Clínica ICrédito Aula 5Créditos Trabalho 4Carga Horária Total 195 hÁrea CognitivaApós as aulas teóricas, o aluno deverá estar capacitado a:a)Diarreia Aguda e Terapia de reidratação oralDescrever os dados epidemiológicos da diarréia aguda na infância;Explicar a etiopatogenia da diarréia aguda na infância;Interpretar os principais elementos de investigação laboratorial da diarréia agudaPrescrever e orientar a rehidratação oral;Descrever as medidas profiláticas da diarréia aguda na infância.b) AntibióticosDescrever os grupos de antibióticos mais utilizados em Pediatria;Descrever as indicações de antibioticoterapia de acordo com os diversos agente etiológicos;Descrever as indicações empíricas de antibioticoterapia nas doenças infecciosas mais frequentes em Pediatria.c) Asma Explicar os principais mecanismos fisiopatológicos relacionados ao desencadeamento da crise asmática na criança;Descrever o quadro clínico e evolutivo da asma na criança;Identificar as principais alterações ventilatórias relacionadas à crise asmática;Descrever as principais complicações;Prescrever medidas de tratamento para a crise asmática e discutir as principais formas de prevenção e tratamento durante o período intercrítico;d) Infecções de Vias Aéreas SuperioresDescrever as principais infecções de vias aéreas superiores na infânciaDiscutir a importância dos vários agentes etiológicos das infecções de vias aéreas supeiores na infância.Compreender a importância das condições de vida na incidência das infecções de vias aéreasPrescrever as principais medidas profiláticas e terapêuticas para as infecções de vias aéreas.e) Fumante passivoDescrever os problemas relacionados à saúde desencadeados pelo fumo;Descrever os problemas de saúde para o fumante passivo;Relatar medidas de controle.f) Desidratação e distúrbios hidroeletrolíticosExplicar os principais mecanismos fisiopatológicos da desidratação;Descrever a classificação de gravidade da desidratação;Discutir distúrbios hidroeletrolíticos envolvidos na desidratação;Revisar as principais normas de hidratação da criança;Fixar principais conceitos de reidratação oral;Prescrever programa de reidratação para criança com diarreia.g) Doenças ExantemáticasDescrever os principais diagnósticos diferenciais em crianças com exantema;Descrever as características epidemiológicas e clínicas das principais doenças;Descrever medidas terapêuticas e profiláticas de cada doença.h) Febre sem Sinais LocalizatóriosDescrever as principais implicações epidemiológicas da presença de febre sem sinais localizatório;Descrever as principais complicações;Descrever os métodos de investigação laboratorial;Interpretar o quadro clínico à luz das alterações laboratoriais;Propor medidas terapêuticas e preventivas das complicações.i) Infecções de Partes MolesDiscutir e descrever os principais sinais e sintomas das infecções de partes moles;Descrever os agentes etiológicos de cada tipo de infecção;Prescrever, sob supervisão, o tratamento antibiótico e cuidados gerais;Interpretar os principais elementos de investigação laboratorial e radiológica.j) Infecção do Trato UrinárioDescrever sintomas e sinais relacionados;Discutir a fisiopatologia da infecção do trato urinário na infânciaDiscutir os principais instrumentos diagnósticos;Discutir e interpretar exames de imagem das vias urinárias; Discutir e prescrever o tratamento nas diferentes situações clínicas;Descrever o seguimento e profilaxia, e sua necessidade.k) DengueDescrever os principais dados epidemiológicos da Dengue na infância;Descrever a classificação da Dengue segundo o Ministério da SaúdeIdentificar os diversos indicadores de risco na Dengue Descrever a conduta nos casos de DengueDescrever as medidas profiláticas para a Denguel) Meningites BacterianasDescrever a fisiopatologia das meningites bacterianas;Interpretar a importância epidemiológica e clínica dos vários agentes causadores de meningites na criança;Enumerar os sinais clínicos essenciais para o diagnóstico;Discutir as alterações liquóricas nas meningites;Prescrever, sob supervisão, o tratamento e medidas profiláticas;Citar as principais complicações e sua relação com o prognóstico.m) Pneumonias Agudas e Derrames PleuraisExplicar os principais mecanismos fisiopatológicos das infecções pulmonares;Descrever os principais mecanismos de defesa da árvore respiratória;Descrever a etopatogenia das infecções pulmonares virais e bacterianas;Interpretar a importância epidemiológica dos vários agentes infecciosos pulmonares;Discutir a fisiopatologia dos derrames pleurais;Discutir e interpretar a investigação etiológica e radiológica das pneumonias e derrames;Prescrever plano terapêutico para as pneumonias e derrames pleurais.n) Procedimentos em Parada Cárdio-RespiratóriaReconhecer sinais de insuficiência cárdio-circulatórias;Descrever suas principais causas e medidas preventivas;Descrever os procedimentos de ressuscitação e os medicamentos utilizados.o) BronquioliteDescrever a epidemiologia da Bronquiolite em nosso meioDescrever o quadro clínico da BronquioliteIdentificar os fatores de risco para evolução da BronquioliteDescrever o tratamento da Bronquiolitep) Epilepsia na infânciaReconhecer uma crise convulsivaIdentificar as principais etiologias para crise epilética na infânciaIniciar o atendimento de maneira sistemática Reconhecer sinais de gravidadeq) Dermatologia em pediatria Reconhecer as alterações dermatológicas mais prevalentes na pediatriaIdentificar os pacientes que necessitam de encaminhamento para especialistar) Traumatismo crânio encefálico (TCE)Classificar e identificar o TCE leve, moderado e grave.Identificar os pacientes com fatores de risco e com necessidade de tomografia de crânio e/ou observação clínicaReconhecer os pacientes que necessitam de intervenção neurocirúrgica imediata.s) Radiologia em pediatria Identificar e descrever exames de radiografia de tórax normal Identificar e descrever as principais alterações radiológicas na doenças mais prevalentes na pediatria Área PsicomotoraAo final do programa, o aluno deverá estar capacitado a:- Realizar anamnese pediátrica de forma correta e completa;- Anotar correta e inteligivelmente os dados de evolução do paciente;- Escrever de forma correta e ordenada a prescrição médica;- Atender as afecções pediátricas mais comuns em Pronto-Socorro e atribuir prioridades aos casos mais graves.- Atender em Ambulatório as situações mais comuns da prática pediátrica;- Entender os problemas de saúde a partir das características individuais da criança e do contexto social e familiar;- Conhecer uma técnica de consulta adaptada ao atendimento ambulatorial;- Utilizar adequadamente os recursos de informática disponíveis.Área AfetivaAo final do programa o aluno deverá estar capacitado a:- Reconhecer a importância do relacionamento médico/criança;- Valorizar a presença dos pais acompanhantes durante a internação;- Valorizar o contato médico-família para o adequado desenvolvimento do processo diagnóstico e terapêutico;- Desenvolver técnicas de contato com a criança, procurando ganhar sua confiança;- Reconhecer a importância do trabalho em equipe.
MPE0511 Pediatria Preventiva e Social IIAtendimento sob supervisão de pacientes pediátricos, em regime ambulatorial.Seminários sobre as características específicas do atendimento ambulatorial e da consulta em pediatria.Seminários sobre os principais problemas pediátricosMPE0521 - Pediatria Clínica IMódulos de Ensino AcadêmicoPeríodosOs alunos permanecem 8 semanas na Pediatria do HU-USP, distribuídas da seguinte forma: 4 semanas na Enfermaria de Pediatria, 4 semanas no PA de Pediatria, e durante as 8 semanas, no Ambulatório de Pediatria, conforme será detalhado a seguir.Enfermaria de Pediatria do HU-USP: o horário regular é das 7:30h às 17:00h. Diariamente, os pacientes são evoluídos das 7:30h às 9:00h, e a seguir estão detalhadas as atividades práticas desenvolvidas durante o curso. Os alunos serão divididos em 2 grupos, “verde ” e “vermelho”, com a responsabilidade de evolução e prescrição das crianças internadas em cada grupo. Os alunos são responsáveis pela admissão, evolução, atendimento de intercorrências, coleta de alguns exames laboratoriais e alta dos pacientes na Enfermaria. Todas estas atividades têm supervisão direta dos Assistentes da Pediatria da Divisão de Clínica Pediátrica do HU. Os alunos farão plantões na Enfermaria de Pediatria, sendo 2 plantonistas no período diurno e um plantonista no período noturno. Os plantonistas serão responsáveis por internações e atendimento de intercorrências. A orientação dos casos será realizada pelos Residentes de 1º ano de Pediatria e Assistentes da Pediatria.No período da manhã das 9:00 às 11:30 horas, às 2as às 6as feiras, são realizadas visitas didáticas aos pacientes internados e, às 4as há discussão de casos selecionados na Enfermaria, com participação dos alunos dos dois grupos (visita cruzada). No período da tarde, haverá, com metade dos alunos (outra metade no ambulatório) estudo de casos ou seminários. Os seminários são sobre os seguintes temas: tuberculose na infância, glomerulopatias (síndrome nefritica e nefròtica), anafilaxias, osteomielite e artrite séptica e lactente chiador. Horário2a feira 3a feira 4a feira 5a feira 6a feiraManhã7:30h- 9:00 h9:00h-11:30 h11:30h-12:30 EvoluçãoVisita didática EvoluçãoVisita didática EvoluçãoVisita didáticaVisita cruzada EvoluçãoVisita didáticaReunião clínica EvoluçãoVisita didática Aula teórica Aula teórica Aula teórica Aula teóricaTarde13:00h-17:00h Seminário/Discussão de casos – ½ do grupo Seminário/Discussão de casos – ½ do grupo Aula de Radiologia Seminário/Discussão de casos – ½ do grupo Seminário/Discussão de casos – ½ do grupoPronto Atendimento de Pediatria do HU-USP: os alunos são divididos em 6 plantonistas durante o dia e 2 plantonistas durante a noite, cumprindo o horário das 7:00 às 19:00 h para plantões diurnos e das 19:00 às 7:00h para plantões noturnos. Os alunos são responsáveis pelo atendimento dos pacientes no P.A. e pela admissão, evolução, atendimento de intercorrências e alta dos pacientes no Setor de Retaguarda do PA. Todas estas atividades têm supervisão direta dos Residentes e Assistentes da Pediatria da Divisão de Clínica Pediátrica do HU-USP.Ambulatório Geral de Pediatria do HU-USP: os alunos frequentarão o Ambulatório uma vez por semana, no horário das 13:30h às 17:30h, durante 8 semanas. No Ambulatório haverá supervisão de 2 Assistentes, e o aluno o aluno terá a oportunidade de atender queixas comuns em Pediatria, integrando o atendimento com as atividades desenvolvidas no Pronto Atendimento e Enfermaria de Pediatria Cada aluno terá 1 tarde de atendimento ambulatorial, fixo na semana, constituindo uma clientela própria durante o período de estágio, e 1 tarde de preparo de casos para discussão teórica de casos a serem atendidos e temas ambulatoriais. Outros: Os alunos frequentam durante as 8 semanas do estágio aulas de Radiologia às 4as feiras à tarde. Frequentam duas aulas de Bioética durante o estágio, às quintas-feiras, às 11:30h.Módulos Teórico-Práticos e ProfessoresAs aulas teóricas são administradas às 3ªs, 5ªs e 6ªs, feiras, das 11:30 às 12:30 horas. Estes módulos são repetidos a cada 8 semanas, conforme o rodízio estabelecido. I. Diarreia Aguda II. Antibióticos III. Asma IV. BronquioliteV. Desidratação e Distúrbios Hidroeletrolíticos VI. Doenças Exantemáticas VI. Febre sem Sinais LocalizatóriosVII. Infecção de Partes MolesVIII. Infecção do Trato UrinárioIX. Infecções de vias aéreas superioresX. Meningites.XI. Pneumonias/Derrame Pleural XII. Tabagismo passivo XIII. Procedimentos em Parada Cárdio-Respiratória XIV. DengueXV. Crise epilética XVI. Dermatologia em pediatriaXVII. Traumatismo crânio encefálico (TCE)XVIII. Radiologia em pediatriaEstágio PráticoEnfermaria:a) anamnese, evolução dos pacientes e prescrição diária;b) visitas com médicos assistentes;c) discussão formal de casos clínicos; com ênfase nos temas: Doenças respiratórias agudas, Pneumonias bacterianas e Derrames Pleurais, Meningites Bacterianas, Infecção Urinária, Bronquiolite e asma.d) realização de procedimentos básicos sob supervisão de médicos assistentes; e) plantões sob supervisão de médicos assistentes;f) utilização adequada dos recursos de informática disponíveis.Pronto Atendimentoa) diariamente, evolução dos pacientes do Setor de Retaguarda e prescrição;b) visitas diárias com médicos Residentes e Assistentes;c) discussão formal de casos clínicos;Ambulatório Gerala) atendimento e acompanhamento ambulatorial de crianças encaminhadas da Enfermaria ou do P.A.;b) discussão de todos os casos com os Médicos Assistentes;
MPE0511 - Pediatria Preventiva e Social II1. 1. Molen TM – Habilidades da Escuta na Consulta Médica. In: Madeiro Leite, A.J. et al. – Habilidades de Comunicação com Pacientes e Família. Sarvier, São Paulo, 2007.2. Sucupira ACSL, Bricks LF, Kobinger MEBA, Saito MI, Zuccolotto SMC – Pediatria em Consultório. Savier, São Paulo, 20103. Gilio, A.E.; Escobar, A.M.U.; Grisi, S.J.F.E. Pediatria Geral – Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Ed. Atheneu, São Paulo, 2011.MPE0521 - Pediatria Clínica Ia) Pediatria Geral – Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, 1ª edição, Gilio, Escobar e Grisi, Atheneu 2011.b) Pediatria Básica, 9ª ed., Marcondes, E.; Costa Vaz, F.A.; Ramos, J.L.A.; Okay, Y., 2002 c) Textbook of Pediatrics, 18ª th., Nelson, 2007.d) Pronto Socorro de Pediatria, 2ª ed., Schvartsman, S., Editora Manole, 2009.e) Pediatria em Consultório, 5a ed., Sucupira , L.F.; Kobinger, M.E.B.ª; Saito, M.I.; Zuccolotto, S.M.C., 2010.