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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: 0510222 - Estágio Hospitalar em Pediatria II
Pediatrics II – Practical Training

Créditos Aula: 14
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 330 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
MPE0624 - Pediatria Clínica VI 
Crédito Aula 7
Créditos Trabalho 2
Carga Horária Total 165 h
Tipo Semestral

Objetivos Cognitivos:
• Reforçar as particularidades do paciente pediátrico, reconhecendo as mudanças dos padrões de normalidade de acordo com a idade e estágio de desenvolvimento neuropsicomotor;
• Saber reconhecer os sinais e os sintomas das principais síndromes clínicas internadas em enfermarias pediátricas de hospital terciário (anemia falciforme, fibrose cística, síndrome nefrótica, etc...);
• Ter noções básicas da fisiopatologia, da investigação inicial e do seguimento clínico destas doenças;
• Desenvolver bom entendimento do reconhecimento e manejo de intercorrências agudas no paciente crônico em pediatria, identificando as principais diferenças em relação ao paciente previamente hígido;
• Fazer uma revisão dos temas mais relevantes em Pediatria Geral, baseado em aulas teóricas, discussões de casos e visitas.

Objetivos Afetivos:
• Aprimorar seu papel na relação médico-paciente, reconhecendo as particularidades do paciente pediátrico, e a necessidade da inclusão de pais / cuidadores nesta relação;
• Aprimorar a compreensão e a habilidade para lidar com as dificuldades sócio-econômicas e culturais dos pacientes e seus respectivos responsáveis, o que irá permitir uma maior facilidade de comunicação e orientação dada a estes;
• Reconhecer as dificuldades no lidar do paciente crônico, dificuldades de aderência a tratamentos contínuos, constantes intercorrências, re-internações e no lidar com a terminalidade;
• Aprimorar as noções básicas de ética médica e desenvolver a responsabilidade profissional;
• Desenvolver o trabalho em equipe, reconhecendo e respeitando a importância dos diversos membros da equipe multidisciplinar (enfermagem, fisioterapia, nutrição, assistente social) visando a excelência no atendimento dos pacientes.

Objetivos Psicomotores:
• Adequar a postura de aluno à vivência hospitalar (discurso, trajes, atendimento às normas hospitalares, etc);
• Habilitar-se na realização de procedimentos médicos mais comuns na prática pediátrica (punção venosa e arterial, coleta de líquido cefalorraquidiano, toracocentese, paracentese), de acordo com a demanda da enfermaria;
• Ao final do estágio, o aluno deverá estar apto a reconhecer as principais doenças pediátricas, com boas noções de sua investigação inicial e manejo de agudizações, sendo capaz de manter uma boa relação e fornecer os esclarecimentos adequados aos pais e responsáveis.



MPE0625 Pediatria Neonatal II

Crédito Aula 7
Créditos Trabalho 2
Carga Horária Total 165 h
Tipo Semestral


Área cognitiva:
Ao final do programa o aluno deverá estar capacitado a:
a. Classificação do recém-nascido de acordo com o peso e a idade gestacional. Realização do primeiro exame físico.
I. Identificar os principais sinais físicos de anormalidade no recém-nascido (RN);
II. Descrever os principais métodos de avaliação da idade gestacional utilizados;
III. Diferenciar RN pequeno para a idade gestacional (PIG) e prematuro (PT).
b. Cuidados com o RN de termo e com o prematuro.
I. Descrever as principais alterações fisiológicas que ocorrem com o nascimento;
II. Descrever e aplicar as medidas profiláticas rotineiras utilizadas no período neonatal imediato;
III. Identificar os princípios de higiene dispensados ao RN;
IV. Descrever a rotina alimentar do primeiro mês de vida, com ênfase no aleitamento materno;
V. avaliar os objetivos do alojamento conjunto, dando ênfase ao aleitamento materno e à relação mãe-filho.
VI. Identificar os riscos das diversas doenças do RN pré-termo e as correspondentes medidas preventivas;
VII. Determinar as necessidades nutricionais do RN pré-termo.
c.Asfixia perinatal, reanimação na sala de parto.
I. Descrever as alterações cárdio-respiratórias fisiológicas que ocorrem com o nascimento;
II. Descrever e interpretar a escala de avaliação de vitalidade de Apgar;
III. Descrever a seqüência do atendimento do RN na sala de parto.
d.Icterícia neonatal
I. Explicar o metabolismo das bilirrubinas;
II. Descrever a fisiopatologia e quadro clínico da icterícia fisiológica.
e.Isoimunização ABO e Rh.
I. Descrever a fisiopatologia e o quadro clínico da isoimunização;
II. Determinar a terapêutica das hiperbilirrubinemias.
f.Distúrbios respiratórios do RN.
I. Estabelecer o diagnóstico diferencial entre membrana hialina, taquipnéia transitória, síndrome de aspiração meconial e apnéia;
II. Identificar a gravidade;
III. Instituir terapêutica inicial.
g.Distúrbios metabólicos do RN.
I. Descrever sucintamente o metabolismo da glicose, cálcio e magnésio;
II. Identificar os principais sinais e sintomas relacionados com a deficiência destes elementos;
III. Conhecer grupos de risco para o seu desenvolvimento;
IV. Saber quando indicar a triagem e como identificar os riscos das deficiências e do tratamento;
V. Conhecer a terapêutica para hipoglicemia.
h. Infecções congênitas.
I. Descrever a epidemiologia e os riscos das infecções: LUES, rubéola, citomegalia, toxoplasmose e Herpes;
II. Descrever o quadro clínico;
III. Reconhecer a importância das medidas profiláticas;
IV. Enumerar os princípios de tratamento.
i. Alojamento conjunto.
I. Reconhecer as suas vantagens;
II. Orientar aleitamento materno.
j. Transição da circulação fetal à neonatal
I. Conhecer a particularidades da circulação fetal.
II. Identificar as razões fisiológicas para as particularidades da circulação fetal no ambiente uterino.
III. Descrever as alterações na circulação após o nascimento.
IV. Participar da atividade prática da reanimação neonatal.
k. Transmissão vertical de Hepatite B e HIV, formas de prevenção.
I. Conhecer os riscos de transmissão de Hepatite B e HIV da mãe ao feto durante a gestação e o parto e ao recém-nascido pelo aleitamento materno.
II. Saber a eficácia da prevenção através de drogas, imunoglobulina e vacina.
l. Doença Hemorrágica
I. Conhecer as bases fisiológicas para o sangramento decorrente da deficiência de vitamina K no período neonatal.
II. Conhecer os riscos de sangramento no RN.
III. Descrever as formas clínicas e suas causas.
IV. Descrever as formas de prevenção.
m. Sepse Neonatal
I. Conhecer a incidência da Sepse Neonatal e a morbidade e a mortalidade a ela relacionadas.
II. Identificar os fatores de risco para o desenvolvimento da Sepse Neonatal.
III. Descrever as formas de prevenção da transmissão vertical do Estreptococo agalactiae.
IV. Descrever o quadro clínico da Sepse.
V. Conhecer os exames laboratoriais de triagem da infecção.
VI. Descrever a antibioticoterapia preconizada.
n. Testes de Triagem Neonatal
I. Conhecer as doenças passíveis de triagem no período neonatal.
II. Conhecer as recomendações do ministério da saúde, para o “teste do pezinho”.
III. Conhecer a técnica para a realização do Reflexo Vermelho e seu valor na identificação de alterações.
IV. Saber referir casos com alterações no reflexo vermelho.
V. Conhecer o valor da triagem auditiva
VI. Descrever as limitações do teste de Emissões Oto acústicas na identificação de deficiência auditiva de diferentes origens.

Área psicomotora:
Ao final do programa o aluno deverá estar capacitado a:
a. avaliar as condições do RN em sala de parto, segundo a escala de avaliação de vitalidade de Apgar;
b. executar, sob supervisão, as manobras de reanimação de RN na sala de parto;
c. examinar o RN de termo de forma ordenada e seqüencial , reconhecendo os sinais físicos que indicam anormalidades;
d. realizar exame físico e avaliação neurológica do RN, como critérios para avaliação da idade gestacional;
e. realizar o exame do “reflexo vermelho”;
f. escrever prescrição para o RN normal.

Área afetiva:
Ao final do programa o aluno deverá estar capacitado a:
a. reconhecer a importância dos diferentes tipos de atendimento em neonatologia de acordo com as necessidades do RN;
b. reconhecer a sua contribuição ao desenvolvimento do RN normal;
c. valorizar a execução das medidas rotineiras de antissepsia, na prevenção de infecções;
d. reconhecer a importância do relacionamento a ser estabelecido com a criança, de modo a valorizá-la e respeitá-la como ser humano;
e.reconhecer a importância de orientar a mãe acerca dos cuidados com RN;
f. valorizar o trabalho em equipe na assistência ao RN.
 
• Practical activities such as daily physical examination, case discussions, seminars and visits;
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
338261 - Edna Maria de Albuquerque Diniz
59002 - Magda Maria Sales Carneiro Sampaio
 
Programa Resumido
MPE0624 - Pediatria Clínica VI 
Os alunos realizarão a evolução clínica todas as manhã, sob a supervisão de residentes e assistentes. Todos os dias, ocorrerá aula teórica as 8:30, exceto quartas-feiras, quando participarão da Reunião Clínica do Departamento. Logo após, divididos em 3 grupos proporcionais, ocorrerá a visita didática, baseada nos casos clínicos internados, cada grupo sob a supervisão de um assistente. Haverá rodízio de grupos, para melhor aproveitamento da enfermaria e maior contato com todos os assistentes.
Nas tardes, ocorrerá aula teórica, sempre as 14 horas (exceto quartas-feiras, devido a atividades no HU). Após a aula, ficarão 3 plantonistas diurnos, cada um responsável por um dos grupos, e que participarão da visita da tarde.
Nas noites, fins de semana e feriados, ocorrerá o esquema de plantão. Haverá sempre 1 interno de plantão, e nas manhãs de fim de semana e feriados, virão mais 2 internos para a realização da evolução da manhã.
 
 
 
Programa
MPE0624 Pediatria Clínica VI 


1. DINÂMICA DA MANHÃ:

o Chegada à enfermaria: por volta das 7:00 - 7:30;
o Evolução dos pacientes: até as 8:30. A evolução inclui:
• Identificação do paciente;
• Diagnósticos;
• Dia de internação;
• Medicações em uso;
• Controles: peso e oximetria de pulso da manhã devem ser realizados diariamente pelo interno responsável pelo leito;
• Exame clínico;
• Folhão de exames;
• Curva térmica;
• Condutas iniciais definidas junto com o residente responsável pelo leito.
o Aulas teóricas: Todos os dias, exceto quartas-feiras (Reunião Clínica), sempre as 8:30. Ir para as aulas com os pacientes já evoluídos, condutas iniciais decididas e prescrições entregues para a enfermagem;
o Reunião Clínica do Departamento de Pediatria: As quartas-feiras, das 8:00 as 9:30;
o Visitas: de segunda a quinta-feira, início entre 9:30 e 10:00. Sempre divididos em 3 grupos, cada um com um assistente ou preceptor.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
07:00 Evolução Evolução Evolução Evolução Evolução
08:00
Reunião Clínica
08:30 Aula
Aula
Aula

09:00
Aula
10:00 Visita Visita Visita Visita
1400 Aula Aula HU Aula Aula
1700 Visita Visita Visita Visita Visita

2. RODÍZIO DE GRUPOS:
A enfermaria está dividida em 3 grupos (azul, amarelo e vermelho), proporcionalmente com o mesmo número de pacientes. Cada dia da semana há um assistente responsável por passar visita em cada grupo.
Os internos também deverão se dividir em 3 grupos, de forma proporcional, para se responsabilizarem pela evolução destes pacientes. Em dois momentos do estágio (preferencialmente segundas-feiras), os internos trocarão de grupo, em sequencia pré-estabelecida, devendo permanecer aproximadamente 1 semana em cada grupo. Desta forma, todos os internos terão passado visita com todos os assistentes e terão contato com o maior número possível de casos da enfermaria.
Cada interno será responsável pela evolução de 1 ou 2 pacientes, mas deverá ter bom conhecimento sobre diagnósticos, conduta e programação de todos os pacientes do seu grupo.

3. DINÂMICA DA TARDE:
o Aulas teóricas: Todos os dias, as 14:00, exceto nas quartas-feiras (curso de Epidemiologia no HU).
o Evolução da tarde: Após a aula, deverão permanecer na enfermaria 3 internos, obrigatoriamente um de cada grupo, até as 19:00. Atuando sempre sob a supervisão de algum assistente ou preceptor, caberá a estes internos:

 Acompanhar as atividades da enfermaria específicas de cada tarde: reunião multidisciplinar, reunião de pais, consultas no ambulatório de seguimento;
 Resolver as pendências dos pacientes de seus respectivos grupos;
 Reavaliar os pacientes mais graves e/ou instáveis;
 Fornecer orientações e esclarecimentos demandados pelos familiares dos pacientes;
 Participar da visita da tade;
 Realizar as internações para cada um dos respectivos grupos.

4. PLANTÕES:
o Dia de semana: 1 plantonista noturno (19:00 as 07:00), com direito a pós-plantão (passar os casos para os colegas do grupo);
o Final de semana: 1 plantonista diurno (07:00 as 19:00) e um noturno (19:00 as 07:00);
o Atuando sempre sob a supervisão do residente de plantão, caberá ao plantonista:
 Fazer a evolução da manhã e passar a visita;
 Resolver as pendências dos pacientes;
 Reavaliar os pacientes mais graves e/ou instáveis;
 Fornecer orientações e esclarecimentos demandados pelos familiares dos pacientes;
 Realizar as internações do dia.

5. EVOLUÇÕES EM FINAIS DE SEMANA E FERIADOS:
o Realizadas pelos internos plantonistas (noturno e diurno) e por mais 2 internos, que virão exclusivamente para este fim;
o O modelo de evolução é o mesmo que se aplica aos dias de semana.

6. AULAS:
• Local: Sempre na sala 2 do 7° andar do ICr.
• Horários: Todos as manhãs, as 08:30 (exceto quartas, devido a Reunião Clínica) e todas as tardes, as 14:00 (exceto quartas-feiras, devido as atividades no HU).
• Temas:

o Puericultura
o Adolescência
o Imunodeficiências primárias
o Pneumonia
o Bronquiolite
o Bebê chiador
o Infecção de trato urinário
o Síndrome nefrítica e nefrótica
o Antibióticos em pediatria
o Maus tratos na infância
o Desidratação
o Meningite
o Síndromes Genéticas
o Doenças exantemáticas
o Discussões de casos práticos


MPE0625 Pediatria Neonatal II


Módulos de Ensino Acadêmico:
Haverá aulas teóricas expositivas, ministradas pelo corpo de professores e haverá seminários a serem preparados pelos alunos e conduzidospor um professor.
Períodos dos módulos teórico-práticos:
Aulas Teóricas
Manhã ____ 3as.feiras, às 10h00 e 5 as.feiras, às 10h30
Tarde____ 2 as.feiras, às 13h30
Seminários
Tarde____ 3 as.feiras, às 13h30 e 5 as.feiras, às 14h00
Módulos Teórico - Práticos e Professores:
Aulas Teóricas
a - Módulo I
Classificação do recém-nascido (RN) de acordo com o peso e a idade gestacional. Realização do primeiro exame físico.
Módulo II
O recém-nascido normal. Anoxia neonatal. Reanimação do RN.
Módulo III
Metabolismo das bilirrubinas. Icterícia fisiológica. Fototerapia.
Módulo IV
Isoimunização ABO e Rh. Exsangüíneo-transfusão.
Módulo V
Distúrbios respiratórios do RN.
f - Módulo VI
Distúrbios metabólicos do RN.
g - Módulo VII
Infecções congênitas.
Seminários
Os seminários serão preparados e apresentados pelos alunos, que se dividirão para cada um dos seminários, conforme suas preferências. No início do estágio, receberão os temas. Haverá sempre um professor que orientará a realização da atividade.
a - Transição da circulação fetal e neonatal
b - Transmissão vertical Hepatite B e HIV. Formas de prevenção
c - Doença hemorrágica
d - Sepse neonatal
e - Testes de triagem neonatal. “Pezinho”; Reflexo vermelho; EOA (Emissões Oto-Acústicas)

Estágio Prático:
Atividades teórico-práticas:
I. Aula prática de Reanimação Neonatal:
a.Período:Tarde ( T )_ 13:30hs; 3ªs feiras, 1 vez
b.Conteúdo e operacionalização: ministrada por um assistente aos alunos, sob a forma de simulação, com bonecos (manequins).
II. Reunião de Perinatologia – Conjunta com a Divisão de Clínica Obstétrica
a.Período: Manhã ( M ) 11:00 hs; 6ªs feiras, periodicidade quinzenal
b.Conteúdo e operacionalização:Discussão de caso clínico, escolhido pela equipe médica, que permita a abordagem de temas do contexto dos módulos teóricos. Apresentado pelo aluno, após preparo sob a orientação do assistente. A Obstetrícia e a Neonatologia alternam-se na responsabilidade da apresentação. O aluno que apresenta o caso pela obstetrícia é o aluno de 5º ano. Alterna-se, portanto, o foco principal de discussão, ora com ênfase nos aspectos obstétricos, ora nos neonatais.
III. Reunião Anátomo-clínica – Conjunta com o Serviço de Anatomia Patológica
a.Período: Manhã ( M ) 08h30; 4ªs feiras, periodicidade mensal.
b.Conteúdo e operacionalização:os médicos do Serviço de Anatomia Patológica apresentam os resultados dos exames necroscópicos após apresentação dos casos pelos médicos clínicos e radiologistas. São apresentados com análise das peças macroscópicas e de aspectos microscópicos, estes apresentados em imagens.
IV. Reunião Interdisciplinar com o Serviço de Farmácia
a.Período: Manhã ( M ) 09h30; 2ªs feiras, periodicidade semanal.
b.Conteúdo e operacionalização:casos clínicos são previamente selecionados para que aspectos da terapêutica com determinados medicamentos sejam discutidos com ênfase na farmacologia.
V. Reunião Interdisciplinar com a Neurologista Infantil
a.Período: Manhã ( M ) 09h30; 6ªs feiras, periodicidade semanal.
b.Conteúdo e operacionalização:casos clínicos são previamente selecionados para discussão dos aspectos fisiológicos, fisiopatológicos e terapêuticos envolvendo o domínio de conhecimento desta especialidade.
VI. Reunião da Divisão de Clínica Pediátrica
a.Período: Manhã ( M ) 09h30; 5ªs feiras, periodicidade semanal.
b.Conteúdo e operacionalização:reunião científica com apresentação de temas ou casos clínicos com a participação de professores convidados e de todos os alunos e médicos da Divisão de Clínica Pediátrica.
Atividades práticas:
As atividades práticas desenvolver-se-ão na Seção de Neonatologia da Divisão de Pediatria do HU, incluindo a Unidade de Cuidados Intermediários, o Alojamento Conjunto e o Centro Obstétrico, sob a supervisão dos médicos assistentes, e compreendem:
a. Anamnese, evolução e prescrição diárias;
b. Visitas com os médicos assistentes;
c. Discussão formal de casos clínicos;
d. Realização de procedimentos básicos;
e. Plantões.
* Reuniões Multiprofissionais
 
 
 
Avaliação
     
Método
MPE0624 - Pediatria Clínica VI
• Prova teórica: Prova discursiva, baseada em casos clínicos de temas vistos nas aulas e/ou discutidos nas visitas;
• Prova prática: Estação prática sobre tema abordado em aula ou visitas, com 3 ou 4 tarefas, duração total de 10min, aplicada pelo preceptor do estágio;
• Conceito: A avaliação do aluno é realizada fundamentalmente através da observação direta do mesmo, sendo emitido um conceito. Este conceito leva em consideração: a freqüência, o interesse e a participação nas atividades; o conhecimento médico; o relacionamento com os pacientes e seus familiares e com os próprios colegas.


MPE0625 - Pediatria Neonatal II

A avaliação do aluno quando de seu estágio pela Pediatria Neonatal do HU é realizada fundamentalmente através da observação direta do aluno, isto é, de seu desempenho. São dados importantes a frequência, o interesse e participação, o conhecimento,o relacionamento com os pacientes e seus familiares, com o corpo docente e com os colegas. Este conceitoé dado por todos os assistentes envolvidos no ensino daquele aluno.
Ao final do estágio, realiza-se uma “prova escrita”, que consta de uma discussão de caso clínico e de 2 questões objetivas e baseadas em situações clínicas.
Na contagem final, o conceito tem peso 4, a dissertação sobre o caso clínico tem peso 4e as questões objetivas peso 2.
Critério
MPE0624 - Pediatria Clínica VI
• Conceito: Tem peso 5 na nota final. A nota de conceito será multiplicada pela frequência do aluno nos estágio. Faltas que envolvam cuidado direto com o paciente, seja em evoluções ou plantões, serão consideradas faltas graves, podendo levar a reprovação direta do aluno no estágio, caso não sejam adequadamente justificadas;
• Prova teórica: Tem peso 3 na nota final;
• Prova prática: Tem peso 2 na nota final.
Avaliação dos estágios: O estágio é avaliado, no final, através de um fórum realizado com a presença dos alunos e preenchimento do questionário do programa de avaliação curricular (PAC).


MPE0625 - Pediatria Neonatal II

A Disciplina de Pediatria Neonatal (MPE – 625) compõe juntamente com a Disciplina de Pediatria Clínica VI (MPE – 624) um “conjunto de disciplinas” - Estágio Hospitalar em Pediatria II (0510222). Para a aprovação, o aluno deverá obter frequência mínima de 70%, nas atividades teóricas sendo que a frequência em atividades que envolvam responsabilidade é de 100% e nota mínima de 5,0 (cinco) em cada uma das disciplinas. A nota final será a média das notas desde que seja obtida nota mínima em cada uma delas. Terá direito a uma nova prova (segundo e último recurso) o aluno que obtiver nota na primeira prova entre 3,0 e 4,9. Notas menores do que 3,0 levarão à reprovação do aluno naquela disciplina, sem direito a uma segunda prova. Nesta circunstância, o aluno deverá matricular-se novamente na disciplina.
Norma de Recuperação
MPE0624 - Pediatria Clínica VI
Deverão se submeter a prova de recuperação:
• Alunos que tiverem média final entre 3 e 5;
• Alunos com nota de prova teórica inferior a 5 também deverão se submeter a prova de recuperação, mesmo que a média final seja superior a 5.
A recuperação será realizada por nova prova teórica. Esta nova prova terá peso 5, e a nova nota final do aluno será composta pela nota de conceito (peso 5) somada a média ponderada das provas téorica, prática e de recuperação (peso 5).
Serão considerados reprovados no estágio:
• Alunos com média final inferior a 3;
• Alunos com nota de conceito inferior a 5, independente da média final;
• Alunos com frequência inferior a 70% ou com faltas graves (falta em cuidado direto com o paciente, seja em plantão, evoluções, etc.)

MPE0625 - Pediatria Neonatal II
Se, pelos critérios da avaliação o aluno tiver direito, realizará a segunda prova, em data a ser combinada com o coordenador da disciplina, de forma a não comprometer horas das disciplinas que o aluno estará cursando após o término da disciplina neonatal.
 
Bibliografia
     
MPE0624 - Pediatria Clínica VI

a) Pediatria básica 9ª edição, Marcondes, E., 2002.
b) Nelson Textbook of Pediatrics, Kliegman et al., 19th edition, 2011.
c) Pronto Socorro, Schvartsman C, Reis, AG, Farhat, SCL, Manole, 2009 (Coleção Pediatria, Instituto da Criança HC-FMUSP).



MPE0625 - Pediatria Neonatal II


a - Pediatria Geral – Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, 1ª ed., Gilio, A.E.; Escobar, A.M.U.; Grisi, S.J.F.E., Ed. Atheneu, 2011
b - Pediatria Básica, 9ª ed., Marcondes, E., 2004
c - Cuidados ao RN de Baixo Peso - Ramos, J.L.A. & Leone, C.R., 1986
d - Cuidados ao RN Normal e Patológico - Vaz, F.A.C., 1989
e - Infecções Congênitas e Perinatais - Diniz, E.M.A. & Vaz, F.A.C., 1991
f - Assistência à Gestante de Risco e ao RN nas primeiras horas - Vaz, F.A.C.; Manissadjian, A &Zugaib, M., 1993
g - Nelson Textbook of Pediatrics – Behrman, R. E.;Kliegman, R. M., 18 th. ed., 2007
h - Neonatology: Pathophysiology and Management of the Newborn – Avery, G. B.; Fletcher, M. A.; Macdonald, M. G., 1999
i - Drugs in Pregnancy and Lactation: a reference guide to fetal and neonatal risk – Briggs, G. G.; Freeman, R. K.; Summer, J. Y., 7 th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2005.
j - Fanaroff and Martin’s neonatal perinatal medicine: diseases of the fetus and infant. – Martin, R. J.; Fanaroff, A. A.; Walsh, M. C. 8th ed. Elsevier, 2006.
k - Neonatology: questions and controversies. – Polin, R. A. Elsevier, 2008.
 

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