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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: 0510228 - Clínica Médica
Internal Medicine

Créditos Aula: 22
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 330 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso de Clinica Médica , o aluno deverá: estar sabendo fazer uma anamnese correta, examinar o doente, tecer hipóteses diagnósticas; Saber a fisiopatologia dos sinais e sintomas e das principais sindromes clinicas; Estar conhecendo o quadro clínico das principais patologias, sindrome e insuficiencias. Estar apto para conduzir ao diagnóstico, fazer o diagnóstico diferencia, solicitar os exames necessários, sabendo interpretar os limites das informações contidas nesses exames,. ter noções básicas de terapeutica correlacionadas à fisiopatologia. Ao final do das 16 semans de curso o aluno deverá estar apto a realizar a anamnese e o exame físico em 50-60 minutos, o que será treinado durante as aulas práticas.
 
The course is committed to:

• Get a better doctor-patient relationship; history and physical examination. Train the diagnostic reasoning, based on physiopathology. Interpretation of test requests. Notions of therapeutics according to the cases discussed.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
78400 - Alberto Jose da Silva Duarte
191992 - Bruno Caramelli
53782 - Jose Antonio Franchini Ramires
931277 - Lisete Ribeiro Teixeira
1312692 - Mario Terra Filho
66053 - Milton de Arruda Martins
5860792 - Paulo Marcelo Gehm Hoff
1785888 - Roberto Kalil Filho
1948465 - Rogério de Souza
55422 - Ronaldo Adib Kairalla
1666287 - Suzane Kioko Ono
58151 - Wilson Jacob Filho
 
Programa Resumido
Como obter a melhor relação médico-paciente. Aprefeiçoar a técnica propedeutica (anamnese e exame fisico). Treinar o raciocinio diagnóstico, baseando-se na disiopatologia. Interpretação dos exames pedidos. Noções de terapeutica de acordo com os casos discutidos.
Disciplinas do Conjunto 0510228 - Clínica Médica:
MCM0698 Clinica Médica Geral (6-0)
MCM0357 Nefrologia (1-0)
MCM0358 Reumatologia (1-0)
MCM0359 Imunologia (1-0)
MCM0360 Endocrinologia (1-0)
MCM0361 Hematologia e Hematoterapia (1-0)
MCM0783 Geriatria (2-0)
MCP0354 Cardiologia (2-0)
MCP0355 Pneumologia (1-0)
MDR0317 Oncologia Clínica (2-0)
MGT0377 Gastroenterologia Clínica (2-0)
MPT0698 Patologia Clínica (2-0)
 
 
 
Programa
MCP0354 - Cardiologia 
Objetivo: Identificar as principais doenças cardiovasculares, seu diagnóstico e mecanismos fisiopatológicos envolvidos que fundamentam a terapêutica e prevenção.

Programa: Insuficiência cardíaca - Fisiopatologia e classificação (conceito de pré e pós carga); Adaptação (mecanismos neuro-humorais e remodelamento ventricular); estágios da Insuficiência Cardíaca (A, B e C); Identificação e fisiopatologia dos sinais e sintomas; Diferenciar Insuficiência Cardíaca Sistólica e Diastólica, Direita e Esquerda, Baixo e Alto Débito, com função preservada do VE; Causas e fatores de descompensação; Diagnósticos diferenciais; Recentes avanços terapêuticos e diagnósticos: sono e Insuficiência cardiac.

Insuficiência coronariana - Fisiopatologia da isquemia miocárdica; Epidemiologia e fatores de risco;
Conceito e correlação clínico-anatomopatológica: angina estável / angina instável / infarto agudo do miocárdio; Definição do equivalente anginoso; Em que situações pode haver isquemia silenciosa?; Como se faz o diagnóstico clínico-laboratorial do infarto agudo do miocárdio; Diferenciar o quadro clínico de dor torácica e saber investigar os principais diagnósticos (tromboembolismo pulmonar, dissecção da aorta, pericardite, tamponamento cardíaco, ICO); Descrever as alterações estruturais do infarto agudo do miocárdio, desde a sua instalação até a cicatrização completa; Princípios terapêuticos.

Miocardiopatias - Miocardiopatia Chagásica – quadro clínico, diagnóstico e fisiopatologia; Miocardiopatia hipertrófica e Estenose sub-aórtica - quadro clínico e diagnóstico; Causas de miocardiopatia dilatada e da hipertrófica; Diferenças clínicas entre miocardiopatia dilatada e tamponamento cardíaco; Diagnósticos diferenciais.

Tromboembolismo pulmonar - Fisiopatologia do TEP; Fatores de risco (quadro clínico da TVP);
Defina tríade de Virchow; Diagnóstico clínico-laboratorial do TEP; Hemodinâmica cardíaca após o TEP moderado e maciço; Diagnósticos diferenciais

Pericardiopatias - Quadro clínico da pericardite aguda; Quadro clínico e exame físico do tamponamento pericárdico; Etiologia do derrame pericárdico; Métodos diagnósticos; Diagnósticos diferenciais.

Valvopatias - Quadro clínico (com os dados propedêuticos) da insuficiência e estenose: mitral, aórtica, pulmonar e tricúspide; Aspectos morfológicos da valvulopatia reumática; Complicações das diversas valvulopatias; Profilaxia de endocardite e febre reumática; Noções sobre opções terapêuticas – valvuloplastia e cirurgias.

Endocardite infecciosa - População de risco para EI; Diferenciar o quadro clínico agudo do subagudo e correlacionar com os agentes etiológicos; Quais alterações de exame físico e laboratorial podem ser encontradas?; Como fazer o diagnóstico?; Complicações mais frequentes.

Programa resumido (Ementa): Seis períodos com duração de quatro horas cada um, envolvendo os temas insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, tromboembolismo pulmonar, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, endocardite infecciosa. :
1. Preleção - aulas teóricas durando no máximo 30 minutos (o menos expositiva possível e muito interativa)
2. Visita aos pacientes enfatizando anamnese e exame físico (casos relativos ao tema da aula) – no máximo três alunos por paciente
3. Discussão dos casos clínicos vistos associando sintomas aos critérios diagnósticos e mecanismos fisiopatológicos
4. Utilização de mídias sócias para estimular discussão e oferecimento de ferramentas para consulta e estudo (grupo no Facebook e WhatsApp)

Método de Avaliação: Aulas práticas em grupos de 5 a 10 alunos, acompanhando pacientes em ambulatórios e enfermarias. Seminários de discussões de casos também em pequenos grupos. Feita no contato diário com os alunos e seus desempenhos nas discussões e quanto a sua postura junto aos pacientes além da aferição a todo tempo de seus conhecimentos.

Critérios de Avaliação: Provas práticas avaliadas no dia a dia, desempenho e participação, provas teóricas, além de 70% de presença.

Normas de Recuperação: Não há recuperação para frequência abaixo de 70%, para alunos com frequência mínima de 70% os mesmos poderão se submeter a outra prova ou trabalho a critério do professor.

MCP0355 - Pneumologia
Objetivo: Fazer com que o aluno durante e principalmente ao final do curso saiba:
• Realizar uma anamnese correta, examinar o paciente e tecer hipóteses diagnósticas pertinentes a doenças pulmonares.
• A fisiopatologia dos sinais e sintomas e conhecer o quadro clínico das principais doenças e síndromes respiratórias
• Conduzir ao raciocínio diagnóstico, elaborar diagnósticos diferenciais, solicitar os exames necessários para exploração completa do quadro pulmonar, assim como saber interpretar os limites das informações contidas nesses exames.
• Ter noções básicas de terapêutica relacionadas à fisiopatologia das principais doenças pulmonares.

Programa: conhecimento clinico e fisiopatológico de 6 grupos de doenças pulmonares de grande incidência:
• Câncer de Pulmão:
• Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
• Asma
• Doenças Pleurais – Derrame Pleural
• Distúrbio Respiratório Obstrutivo do Sono
• Doenças Intersticiais
• Tromboembolismo pulmonar e outras doenças da vasculatura


Método de Avaliação: ao final do curso será aplicada uma prova escrita com casos clínicos das doenças pulmonares discutidas durante o curso, com ênfase em fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico laboratorial e imagenológico.
O aluno também será avaliado de acordo com seu desempenho, interesse e frequência durante o curso.
Critérios de Avaliação: Conceito (> 5) frequência superior a 75% das aulas e nota mini prova superior a 5,0.
Normas de Recuperação: as reposições de aulas e realização de provas ficarão na dependência da disposição da grade horária para não haver prejuízo nas demais disciplinas.

MCM0783 - Geriatria
Objetivos: Capacitar os alunos a diferenciar as particularidades dos idosos em relação aos jovens, com ênfase na compreensão da necessidade de prevenir e otimizar a sua funcionalidade, tanto na valorização das informações como na tomada de decisões.

Programa:
A. Epidemiologia do Envelhecimento. Senescência X Senilidade.
B. Propedêutica do Idoso – Avaliação Geriátrica Global
C. Síndromes Geriátricas: os alunos devem se familiarizar com as condições geriátricas mais comuns e ter conhecimento básico dos fatores de risco, causas, sinais e sintomas, diagnóstico diferencial, avaliação inicial e estratégias de prevenção. Estas condições incluem:
1. Iatrogenia
2. Depressão
3. Demência
4. Delirium
5. Instabilidade e Quedas
6. Imobilidade
7. Incontinência urinária
D. Multimorbidades que são mais comuns ou apresentam características peculiares em idosos: hipertensão arterial, diabetes mellitus, hiper e hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, infecções, constipação intestinal, osteoporose, osteoartrose, disfunção sexual.
E. Promoção de Saúde
F. Cuidados Paliativos – sensibilização à finitude

MDR0317 - Oncologia Clínica

Objetivos:
Ao final dessa disciplina o aluno deverá ter adquirido a habilidade de, frente ao paciente com diagnóstico de câncer, realizar anamnese, formular as principais hipóteses diagnosticas, solicitar exames diagnósticos e de estadiamento e conhecer os princípios de tratamento desta doença, devendo para isso se basear no conhecimento da epidemíologia e dos sinais e sintomas do câncer em nosso meio. Além disso, deve ser capaz de reconhecer as emergências oncológicas mais comuns, conhecer as principais diretrizes de prevenção primária e secundária do câncer e dotratamento de dor e êmese.

Programa: Diagnóstico e estadiamento do câncer: aborda-se o conceito de câncer, genes reguladores e microambiente tumoral e redes de sinalização intracelular. A epidemiologia do câncer em nosso meio é revista, bem como os aspectos éticos peculiares do paciente com câncer. O objetivo principal aqui é mostrar ao aluno as bases diagnosticas e a necessidade de uma avaliação sistemática da extensão da doença para conhecimento do prognóstico e planejamento do tratamento. Enfatiza-se a necessidade de diagnóstico preciso e rápido como determinante de melhor prognóstico.

Princípios de quimioterapia: discutem-se os princípios e os mecanismos gerais da atuação da quimioterapia. Definem-se os conceitos de quimioterapia adjuvante, neo-adjuvante e paliativa. Uso de poliquimioterapia. Potencial emetogênico, fisiopatologia da êmese induzida pela quimioterapia e medidas de prevenção e tratamento. Uso de escalas de performance. Conceitos de cuidados paliativos.

Hormonioterapia do câncer e terapias de alvo molecular: princípios e mecanismos gerais de ação das duas modalidades. Hormonioterapia adjuvante e paliativa no câncer com ênfase em mama e próstata. Terapia de alvo molecular adjuvante e paliativa com ênfase no câncer de mama e câncer de rim. Discutem-se os tipos de ensaios clínicos e como analisar seus resultados.

Metástase: o objetivo aqui é rever os mecanismos principais de metástase e depois, identificar os principais sítios de metástase e os sinais e sintomas de cada tipo de apresentação. Frente a uma metástase em determinado órgão, o aluno deve ser capaz de formular as principais conjecturas quanto ao tumor primário, solicitando os exames necessários para esclarecimento diagnóstico.

Tratamento de suporte (paliativo) do câncer (princípios) e Emergências oncológicas. São abordados os princípios de tratamento da dor oncológica e como reconhecer as emergências oncológicas mais comuns na prática clínica, dando ênfase para a hipercalcemia maligna, síndrome de compressão da veia cava superior, compressão de medula espinal, síndrome de lise tumoral e neutropenia febril. O aluno deve saber quais são os diagnósticos mais comuns ligados com essas complicações, sintomatologia e quais as medidas gerais preventivas e de tratamento.

Prevenção de câncer. Enfoca-se o tabagismo e o impacto deste na incidência de câncer, prevenção primária para câncer pulmão, prevenção secundária e valor da mamografia para câncer de mama, prevenção de câncer cervical.
Abordam-se também quais as medidas recomendadas pelas diversas associações médicas para prevenir esses tipos de câncer e do câncer de cólon e de próstata. Nesse dia são discutidas também as principais síndromes hereditárias de predisposição genética relacionadas a câncer de mama, ovário e cólon. Princípios gerais aplicáveis ao aconselhamento genético.

Durante o curso discutem-se os aspectos epidemiológicos, fatores de risco, sintomatologia, sinais clínicos, diagnóstico, estadiamento, tratamento e prevenção das seguintes neoplasias: câncer de pulmão (pequenas células e não pequenas células), câncer de cabeça e pescoço, câncer de esôfago, câncer colorretal, sarcomas, câncer gástrico, câncer de próstata, câncer de mama, câncer de ovário, câncer de rim, câncer de testículo, câncer de colo uterino e câncer de pele.

Além deste programa teórico, na parte prática o aluno é colocado em contato com pacientes com todos os diagnósticos que foram discutidos em aula. Os locais da parte prática são diferentes em cada dia, permitindo que o aluno observe o paciente em situações diversas, cada uma com uma abordagem e enfoque diferenciado. Os pacientes são avaliados no centro de atendimento de urgências e emergências, ambulatório, enfermaria e quimioterapia ambulatorial.

Programa Resumido (ementa):
Em todo o curso dá-se ênfase à anamnese e aos métodos diagnósticos utilizados. O tratamento e orientação terapêutica são abordados em linhas gerais, com exceção das medidas preventivas que são analisadas de forma global para cada tipo de câncer. Procura-se em todo o curso relacionar os dados clínicos e epidemiológicos conhecidos que ajudem para o raciocínio médico.
Procura-se uniformizar a parte teórica, utilizando um roteiro pré-estabelecido e material didático de apoio que é uniforme para todos os grupos. O roteiro teórico baseia-se sempre em casos clínicos. Nas atividades práticas os casos vistos por cada aluno são discutidos posteriormente com o grupo todo, sempre correlacionado com os ensinamentos teóricos apresentados.

Métodos de Avaliação:
Trabalho escrito envolvendo uma discussão de perguntas orientadoras (que são respondidas antes da aula, estimulando o estudo prévio de temas importantes), frequência, participação e interesse nas aulas (conceito) e prova com questões dissertativas e testes, baseados sempre em casos clínicos. O conceito é julgado pelo professor responsável pelo grupo, levando-se também em conta o desempenho durante a parte pratica.

Critérios de Avaliação:
Presença, conceito e prova escrita: frequência x 3 + prova x 3 + conceito x 4/10.

MPT0698 Patologia Clínica (2-0)

Objetivos: Disseminar o conceito de hierarquia diagnóstica em Patologia Clínica contribuindo para o uso racional do laboratório clínico; consolidar conceitos necessários para a interpretação de laudos de exames frequentemente solicitados em um contexto prático; discutir potenciais fontes de erros que podem comprometer um teste laboratorial e difundir a aplicação de novas metodologias.

Programa
1) Aplicações diagnósticas das técnicas moleculares;
2) Métodos diagnósticos em imunologia;
3) Métodos diagnósticos em bioquímica clínica.
4) Métodos diagnósticos aplicados aos líquidos cavitários e cefalorraqueano;
5) Investigação laboratorial das coagulopatias hemorrágicas e trombóticas;
6) Métodos diagnósticos em hematologia;
7) Avaliação laboratorial dos eixos endócrinos;
8) Rotinas diagnósticas em microbiologia clinica;
9) Rotinas diagnósticas em parasitologia humana.

Programa Resumido (ementa): Os exames laboratoriais abordados estão condicionados aos casos clínicos selecionados previamente em conjunto com os Professores da Disciplina de Clínica Médica. São abordados exames rotineiros úteis como potenciais orientadores na condução clinica inicial seguindo-se a discussão de exames complementares mais complexos. Desta forma, se estabelecem algoritmos diagnósticos claros consolidando conceitos úteis para a indicação e interpretação dos exames laboratoriais que irão contribuir para o uso adequado do laboratório clínico. Também são abordadas as boas práticas relacionadas à coleta e à estabilidade das amostras biológicas, bem como limitações e potenciais fontes de erros ao longo da cadeia de processamento dos exames.

Métodos de Avaliação: Prova escrita em conjunto com a Disciplina de Clínica Médica e frequência.

Critérios de Avaliação: Condicionados aos critérios da Disciplina de Clínica Médica.

Normas de Recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): Condicionadas às normas da disciplina de Clínica Médica
 
 
 
Avaliação
     
Método
Conceito. Prova. Nota de especialidade.
Critério
ëtica e dedicação ao paciente. Interesse e participação. Habilidade psicomotora. Progressoa do aluno. Conhecimento.
Norma de Recuperação
Será oferecida prova de recuperação teórica e/ou prática, após o término do curso.
 
Bibliografia
     
MCP0354 - Cardiologia 

Cecil Textbook of Medicine, Harrison's Principles of Internal Medicine
Coleção Clínica Médica - 7 volumes - FMUSP


MCP0355 - Pneumologia

Pneumologia – Newton Bethlem – 4ª Edição – Atheneu
Semiologia Clínica – Isabela Bensenor, José Antonio Atta e Milton de Arruda Martins – Sarvier
Doenças Pulmonares - Affonso B Tarantino – 6ª Edição - Guanabara Koogan
Cecil: Tratado de Medicina Interna – Lee Goldman e Dennis Ausiello – 22 Edição - Elsevier
Harrison: Medicina Interna – Eugene Brauwald et al. – 16a Edição - McGraw-Hill
Fisiologia Respiratória – Carlos Roberto R Carvalho- 1ª Edição – Atheneu

MCM0783 - Geriatria

1. Capítulo de geriatria. Princípios de Medicina Interna - Harrison's - última edição
2. Capítulo de geriatria. Current Medical Diagnosis and Treatment – última edição.
3. Jacob Filho W; Amaral JR. Avaliação global do idoso: manual da Liga do Gamia. Editora Atheneu, 2005.
4. Jacob Filho W, Sitta MC. Terapêutica do Idoso – Manual da Liga do GAMIA. Editora Rubio, 2008.
5. Jacob Filho W. Geriatria. In: Diagnóstico e tratamento, volume 2. Antonio Carlos Lopes (ed.)
Editora Manole, 2006, 1ª edição, pág. 789-856.


MDR0317 – Oncologia Clínica

1. Holland & Frei Câncer Medicine
2. Cecil Textbook of Medicine
3. Harrison's Principies of Internai Medicine
4. De Vita, Hellman, Rosenberg: Câncer Principies & Practice of Oncology
5. INÇA: http://www.inca.gov.br/
6. NCI: http://www.cancer.gov/
7. Mayo Clinic: http://www.mayoclinic.com/health/Diseaseslndex/Diseaseslndex
8. Hoff, Paulo Marcelo Gehm: Tratado de Oncologia Vol. 1 e 2.

MPT0698 Patologia Clínica (2-0)

Henry's Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods 22nd Edition
 

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