OBJETIVO GERAL DO MÓDULO • Conhecer e compreender a enfermagem como prática social. • Identificar e compreender as bases históricas, éticas, sociológicas e culturais das práticas de saúde e enfermagem. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. • Contribuirá para a compreensão da enfermagem como prática social, mediante desenvolvimento da capacidade para correlacionar diferentes concepções de sociedade, cultura, ética e historicidade. Esta capacitação contribuirá para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, condição essencial para a compreensão das relações sociais, da divisão do trabalho e das relações de classe no mundo contemporâneo, caracterizado pela existência de problemas sociais decorrentes do processo de urbanização, pobreza e marginalização e suas relações com a medicina social. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conteúdos da disciplina articulam-se aos conteúdos de disciplinas do mesmo módulo (Necessidades de Saúde dos Grupos Sociais e Enfermagem), bem como subsidiam a discussão sobre processo de trabalho em saúde e de enfermagem nos módulos subsequentes (Enfermagem na Atenção Básica; Ética e legislação em Enfermagem e Administração em Enfermagem). OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: • Contextualizar os conteúdos da história da enfermagem com o processo de profissionalização da enfermagem; • Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente aos conteúdos da história da Enfermagem, como prática social, e da ética, englobando direitos, valores, respeito e alteridade; • Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente às realidades socioeconômicas e suas implicações para a assistência à saúde e enfermagem; • Adotar instrumentos e métodos que favoreçam a compreensão da enfermagem como prática social e seu processo de trabalho. • Instigar a procura de material didático para que o estudante busque nexos entre as concepções trazidas por eles, a respeito das ações de enfermagem, e o substrato teórico que subsidiará a compreensão dessas ações como prática social. • Promover e fundamentar a síntese entre a concepção trazida pelos estudantes e o conhecimento que subsidia a interpretação da enfermagem como prática social. Referente à ação discente: • Conhecer e situar historicamente o cuidado, considerando os fatores sócio-políticos e econômicos; • Conhecer e analisar a reorganização do hospital sob a égide do capitalismo; • Identificar os primórdios da profissionalização da enfermagem brasileira e as influências inglesa, francesa e americana; • Identificar os fundamentos e princípios da ética e as distinções entre ética e moral; • Identificar princípios do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem; • Desenvolver a crítica e a reflexão como condição para assumir condutas éticas; • Identificar os fatores socioculturais e históricos que interferem nas práticas de saúde e de enfermagem; • Conhecer e relacionar noções de sociedade, cultura e práticas de saúde; • Conhecer e relacionar os fenômenos e problemas sociais e suas relações com as práticas de saúde numa perspectiva sociológica; • Conhecer os elementos constitutivos dos processos de trabalho em saúde e em enfermagem; • Diferenciar os processos de trabalho nos âmbitos do cuidado dos indivíduos e dos grupos sociais, e do gerenciamento em enfermagem.
Trajetória histórica das práticas de saúde, do cuidado e da enfermagem. Reorganização do hospital sob égide do capitalismo. Enfermagem profissional e transformações sócio-políticas e econômicas. Influências inglesa, francesa e americana na profissionalização da enfermagem brasileira e entidades de classe. Distinção entre Ética e moral. Fundamentos da ética. Responsabilidade e regulação do trabalho da equipe de enfermagem. Direitos humanos. Código de ética dos profissionais de enfermagem. Antropologia e enfermagem. Dinamicidade dos conceitos historicidade, comunicação e comunidade. Divisão social e técnica do trabalho. Processo de trabalho em saúde e enfermagem. Processo de trabalho em enfermagem: dimensões assistencial e gerencial .
• O cuidado no período pré-profissional como prática social. • Surgimento do hospital, sua reorganização na sociedade capitalista e o trabalho da enfermagem. • As transformações sócio-políticas e econômicas da sociedade capitalista e as implicações na prática do cuidado. • Profissionalização da enfermagem no Brasil: influências americana, inglesa e francesa. • Conceitos de ética e moral. • Fundamentos da ética: valores, respeito e alteridade. • Abordagem ético-legal acerca das atribuições e responsabilidades da equipe de enfermagem. • Direitos Humanos. • Relações entre antropologia e enfermagem. • Conceitos básicos de cultura, sua dinamicidade e implicações para a saúde. • Dimensões básicas do ser humano: linguagem, historicidade, família e comunidade. • Trabalho e processo de trabalho. Elementos constitutivos do processo de trabalho (objeto, instrumento, produto, finalidade e agentes). Divisão social e técnica do trabalho e divisão do trabalho em saúde e em enfermagem. Processo de trabalho em enfermagem nas dimensões assistencial e gerencial; concepções da assistência e cuidado como atividade fim e do gerenciamento do cuidado como atividade meio. Estratégias de Ensino: • Estudo dirigido • Mesa redonda com a participação de enfermeiras da rede de atenção em saúde • Visita ao Centro Histórico da EEUSP • Atividades em grupo, utilizando diferentes estratégias de ensino (dramatização, entrevistas, entre outros) e ferramentas (jornais, videos, entre outros). • Planejamento e construção de material educativo e ou informativo (infográfico) PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: • Leitura das referencias sobre a construção de material didático e ou informativo (infográfico) - Carga horária: 02 horas; • Busca de ferramentas on-line para construção de material didático e ou informativo (infográfico) - Carga horária: 03 horas; • Elaboração de material didático e ou informativo (infográfico) - Carga horária: 10 horas. Observação: Todas as atividades são realizadas sob a supervisão docente
Bibliografia básica 1. Oguisso T (org). Trajetória histórica da enfermagem. São Paulo: Manole;3aed, 2015. 2. Freitas GF, Luongo J. Ética nas relações de trabalho. In: Freitas GF, Luongo J.(org.). Enfermagem do trabalho. São Paulo: Editora Rideel, 2012. p.91-110. 3. Geovanini T, Moreira A, Schoeller SD, Machado WCA. O desenvolvimento histórico das práticas de saúde. In: Geovanini T, Moreira A, Schoeller SD, Machado WCA (org). História da Enfermagem: Versões e Interpretações. 3ªed. Rio de Janeiro: Revinter; 2010. p. 5-27. 4. Moreira A, Oguisso T. Profissionalização da enfermagem brasileira. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005. 5. Merhy EM. Franco TB.Trabalho em saúde. In: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Observatório dos Técnicos de Saúde. (organizadores). 2ªed. Dicionário de educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz; 2009. 427-432. 6. Pires DE. Divisão social do trabalho. Divisão técnica do trabalho em saúde. In: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Observatório dos Técnicos de Saúde. (organizadores). 2ªed. Dicionário de educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz; 2009p.125-35. 7. Peduzzi M, Silva AM, Lima MADS. Enfermagem como prática social e trabalho em equipe. In: Soares CB, Campos CMS (orgs.). Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. Barueri, SP: Manole, 2013. Cap. 7, p. 217-43. 8. Souza HS. O processo de trabalho em enfermagem sob o fluxo tensionado. In: Souza HS, Mendes A, organizadores. Trabalho e saúde no capitalismo contemporâneo: enfermagem em foco. Rio de Janeiro: DOC Saberes; 2016. p. 87-111. Referências para as Práticas como Componentes Curriculares (PCC) 1. Caetano L, Ribeiro LOM. Referencial para design de infográficos digitais aplicáveis na educação profissional e tecnológica. São Cristovão/SE. Rev Tempos e Espaços em Educação. 2014;7(14): 103-15. 2. Prado, C. Práticas Pedagógicas em Enfermagem: processo de reconstrução permanente. 1ª ed. São Caetano do Sul: Difusão; 2013. Bibliografia Complementar 1. Mandú ENT, Peduzzi M, Carvalho BG, Silva AMN. Literatura brasileira sobre o trabalho de enfermagem fundamentada em categorias marxianas. Rev Bras Enferm 2011; 64(4): 766-73. 2. Oguisso T, Zoboli LCPE (orgs.). Ética e bioética: desafios para a enfermagem e saúde. Baueri: Manole; 2006. 3. Freitas GF, Oguisso T. Ética na prática cotidiana de enfermagem. Rio de Janeiro: Med Book; 2009. 4. Souza HSS, Mendes A. (org). Trabalho em saúde no capitalismo contemporâneo: enfermagem em foco. Rio de Janeiro: DOC Content, 2016.