OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento das ações educativas em saúde inerentes à prática da enfermagem em diferentes grupos sociais e cenários de aprendizagem. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. A importância deste programa se sustenta na premissa de que um dos processos de trabalho do enfermeiro é ser educador e que as práticas da Enfermagem têm a educação em saúde como uma tecnologia fundamental para responder as necessidades de saúde dos grupos sociais. SITUAÇÕES (eixos integrativos) NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA O estudante desenvolverá ações de educação em saúde como uma das primeiras aproximações ao cuidado de Enfermagem considerando as necessidades de saúde dos grupos sociais. Nos semestres seguintes, o estudante seguirá desenvolvendo ações educativas juntamente com outras práticas de cuidado de enfermagem em áreas especializadas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Conceituar educação em saúde; 2. Contextualizar o processo educativo como inerente à prática do enfermeiro; 3. Explicitar os pressupostos dos referenciais teóricos de adesão e motivação do aprendiz na prática educativa; 4. Diferenciar a prática educativa em diferentes fases do ciclo da vida; 5. Sistematizar o planejamento, construção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos em saúde; 6. Possibilitar a leitura, produção e utilização de textos contemporâneos. Referentes à ação discente: 1. Compreender o conceito de educação em saúde; 2. Reconhecer o processo educativo como inerente à prática do enfermeiro; 3. Identificar e aplicar pressupostos dos referenciais teóricos de adesão e motivação do aprendiz na prática educativa; 4. Reconhecer e implementar a prática educativa em diferentes fases do ciclo da vida; 5. Planejar, construir, desenvolver e avaliar projetos educativos em saúde; 6. Realizar a leitura, produção e utilização de textos contemporâneos.
Educação em saúde na prática da enfermagem. Ações educativas na prática da enfermagem.
1. Abordagens de educação em saúde; 2. Competências do enfermeiro na educação em saúde; 3. Adesão e motivação do aprendiz; 4. Planejamento, construção, desenvolvimento e avaliação de projeto educativo em saúde. METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA. Aprendizagem baseada em projetos Mesas redondas Aulas expositivas dialogadas Atividade prática: implementação do projeto educativo em campo de prática ********************************************* Carga horária teórica: 30 Carga horária prática (campo de estágio): 60 Carga horária de laboratório: 0 Carga horária total: 90 ********************************************* PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: Realização de levantamento das necessidades de educação em saúde junto a diferentes grupos sociais - Carga horária: 5 horas; Realização de busca bibliográfica sobre o tema do projeto educativo - Carga horária: 10 horas; Planejamento do projeto educativo - Carga horária: 10 horas; Elaboração de materiais didáticos para as atividades de ensino-aprendizagem - Carga horária: 20 horas; Execução do projeto educativo em campo de prática - Carga horária: 10 horas Apresentação e discussão do projeto educativo - Carga horária: 5 horas OBSERVAÇÃO: Todas as atividades são realizadas sob a supervisão docente. ================================================================ **** Atividades Extensionistas **** Descrição sucinta das atividades: Planejamento e implementação de uma ação educativa a diferentes públicos (crianças, adolescentes, adultos e idosos) a partir das necessidades identificadas em cada contexto (escolas, equipamentos sociais, serviços de saúde), com o apoio da metodologia aprendizagem baseada em projetos. As atividades serão avaliadas pelos participantes e os estudantes farão o registro das atividades extensionistas. Carga horária: 60 horas ================================================================
Bibliografia básica 1. Almeida AH, Trapé CA, Soares CB, Educação em saúde no trabalho de enfermagem. In: Soares CB, Campos CMS. Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. São Paulo: Manole; 2013, p. 293-322. 2. Bender WN. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014. 3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde/Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 160 p.: il. color. (Série B. Textos Básicos de Saúde). 4. Pascon DM, Vaz DR, Peres HHC, Leonello VM. Project-based learning in remote teaching for undergraduate nursing students. Rev esc enferm USP [Internet]. 2022;56(Rev. esc. enferm. USP, 2022 56). Available from: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0058en 5. Moran J, Bacich L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagemteórico-prática.1.ed.PortoAlegre:Penso-Artmed,2018. 6. Leonello VM, Prado C, Almeida DM de, Nishi FA, Oliveira AAP de. Educação em saúde centrada em pacientes e famílias. In: Políticas púbicas de saúde e fundamentação do processo de cuidar. Rio de Janeiro: Atheneu; 2019. [citado 2023 fev. 02 ] 7. Oliveira AAP, Germani ACCG, Ferreira Junior M. Promoção da Saúde e Prevenção de doenças na comunidade. In: Garcia MLB, organizadora. Manual de Saúde da Família. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2015. p. 24-31. Bibliografia complementar 8. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Caderno de Oficinas. PRADIME – Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação. Brasília; 2006. 9. Hanson-Smith E. Games, gaming, and gamification: some aspects of motivation. TESOL Journal. 2016;7(1):227-32. 10. Plass JL, Homer BD, Kinzer CK. Foundations of Game-Based Learning. Educational Psychologist. 2015;50(4):258-83. Referências utilizadas nas PCCs: 1. Camargo F.A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo.1.ed.PortoAlegre:Penso,2018. 2. Prado C (Org). Práticas Pedagógicas em Enfermagem: processo de reconstrução permanente. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2013.p. 103-115. 3. Moran J, Bacich L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagemteórico-prática.1.ed.PortoAlegre:Penso-Artmed,2018. 4. Vaz DR, Oliveira MPP de, Almeida DM de, Prado C, Pina-Oliveira AA, Fernandes M de FP. A Importância da Reflexão no Estágio Curricular na Licenciatura em Enfermagem: Uso de Heurísticos. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 65-73, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p65-73. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/123908. Acesso em: 18 out. 2022.