OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento das ações educativas em saúde inerentes à prática da enfermagem em diferentes grupos sociais e cenários de aprendizagem. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. A importância deste programa se sustenta na premissa de que um dos processos de trabalho do enfermeiro é ser educador e que as práticas da Enfermagem têm a educação em saúde como uma tecnologia fundamental para responder as necessidades de saúde dos grupos sociais. SITUAÇÕES (eixos integrativos) NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA O estudante desenvolverá ações de educação em saúde como uma das primeiras aproximações ao cuidado de Enfermagem considerando as necessidades de saúde dos grupos sociais. Nos semestres seguintes, o estudante seguirá desenvolvendo ações educativas juntamente com outras práticas de cuidado de enfermagem em áreas especializadas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Conceituar educação em saúde 2. Contextualizar o processo educativo como inerente à prática do enfermeiro 3. Explicitar os pressupostos dos referenciais teóricos de adesão e motivação do aprendiz na prática educativa. 4. Diferenciar a prática educativa em diferentes fases do ciclo da vida. 5. Sistematizar o planejamento, construção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos em saúde. Referentes à ação discente: 1. Compreender o conceito de educação em saúde 2. Reconhecer o processo educativo como inerente à prática do enfermeiro 3. Identificar e aplicar pressupostos dos referenciais teóricos de adesão e motivação do aprendiz na prática educativa. 4. Reconhecer e implementar a prática educativa em diferentes fases do ciclo da vida. 5. Planejar, construir, desenvolver e avaliar projetos educativos em saúde.
Educação em saúde na prática da enfermagem. Ações educativas na prática da enfermagem.
1. Conceito de educação em saúde 2. Competências do enfermeiro na educação em saúde 3. Adesão e motivação do aprendiz 4. Educação em saúde para crianças, adolescentes, adultos e idosos 5. Planejamento, construção, desenvolvimento e avaliação de projeto educativo em saúde. METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA. Aula expositiva dialogada Estudo de caso Oficina Discussão Seminário Ambiente virtual de aprendizagem Atividade prática: ação educativa em campo de prática PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: Realização de levantamento das necessidades de educação em saúde junto a diferentes grupos sociais - Carga horária: 5 horas; Realização de busca bibliográfica sobre o tema do projeto educativo - Carga horária: 10 horas; Planejamento do projeto educativo - Carga horária: 10 horas; Elaboração de materiais didáticos para as atividades de ensino-aprendizagem - Carga horária: 20 horas; Execução do projeto educativo em campo de prática - Carga horária: 10 horas Apresentação e discussão do projeto educativo - Carga horária: 5 horas OBSERVAÇÃO: Todas as atividades são realizadas sob a supervisão docente.
Bibliografia básica 1. Almeida AH, Trapé CA, Soares CB, Educação em saúde no trabalho de enfermagem. In: Soares CB, Campos CMS. Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. São Paulo: Manole; 2013, p. 293-322. 2. Bender WN. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014. 3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde/Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 160 p.: il. color. (Série B. Textos Básicos de Saúde). 4. Pascon DM, Vaz DR, Peres HHC, Leonello VM. Project-based learning in remote teaching for undergraduate nursing students. Rev esc enferm USP [Internet]. 2022;56(Rev. esc. enferm. USP, 2022 56). Available from: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0058en 5. Moran J, Bacich L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagemteórico-prática.1.ed.PortoAlegre:Penso-Artmed,2018. 6. Leonello VM, Prado C, Almeida DM de, Nishi FA, Oliveira AAP de. Educação em saúde centrada em pacientes e famílias. In: Políticas púbicas de saúde e fundamentação do processo de cuidar. Rio de Janeiro: Atheneu; 2019. [citado 2023 fev. 02 ] 7. Oliveira AAP, Germani ACCG, Ferreira Junior M. Promoção da Saúde e Prevenção de doenças na comunidade. In: Garcia MLB, organizadora. Manual de Saúde da Família. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2015. p. 24-31. Bibliografia complementar 8. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Caderno de Oficinas. PRADIME – Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação. Brasília; 2006. 9. Hanson-Smith E. Games, gaming, and gamification: some aspects of motivation. TESOL Journal. 2016;7(1):227-32. 10. Plass JL, Homer BD, Kinzer CK. Foundations of Game-Based Learning. Educational Psychologist. 2015;50(4):258-83. Referências utilizadas nas PCCs: 1. Camargo F.A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo.1.ed.PortoAlegre:Penso,2018. 2. Prado C (Org). Práticas Pedagógicas em Enfermagem: processo de reconstrução permanente. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2013.p. 103-115. 3. Moran J, Bacich L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagemteórico-prática.1.ed.PortoAlegre:Penso-Artmed,2018. 4. Vaz DR, Oliveira MPP de, Almeida DM de, Prado C, Pina-Oliveira AA, Fernandes M de FP. A Importância da Reflexão no Estágio Curricular na Licenciatura em Enfermagem: Uso de Heurísticos. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 65-73, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p65-73. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/123908. Acesso em: 18 out. 2022.