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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Disciplinas Interdepartamentais da Escola de Enfermagem
 
Disciplina: 0701204 - Avaliação de Indivíduos e Famílias
Individual and Family Evaluation

Créditos Aula: 14
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 210 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
GERAL 
    Instrumentalizar o estudante nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para a compreensão e a prática de avaliação de indivíduos e família.

 ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente 
1.	Situar a avaliação de indivíduos e família no Processo de Enfermagem.
2.	Introduzir as bases teóricas e conceituais do processo de avaliação de indivíduos e famílias.
3.	Proporcionar o ensino de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades necessários à avaliação da criança, do adulto, do idoso e da família.
4.	Promover situações para o uso de diferentes métodos e instrumentos de avaliações de indivíduos e famílias. 
5.	Estimular o estudante para interpretar os dados obtidos.
6.	Orientar o estudante a gerar hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos;
7.	Auxiliar o estudante a lidar com a incerteza do raciocínio clínico;
8.	Incentivar o estudante a refletir sobre os processos de pensamento que aplica ao interpretar dados; 
9.	Respeitar o momento de aprendizagem do estudante, reconhecendo suas potencialidades e dificuldades.
10.	Discutir o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias.
11.	Estimular o aluno a desenvolver competência técnica e científica na avaliação de indivíduos e famílias.
12.	 Proporcionar o desenvolvimento de atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família.
13.	Promover a reflexão sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.

 Referentes à ação discente
1.	Reconhecer a avaliação de indivíduos e família como etapa do Processo de Enfermagem.
2.	Discorrer sobre a finalidade da avaliação de indivíduos e de famílias;
3.	Conhecer as bases teóricas e metodológicas do processo de avaliação de indivíduos e famílias.
4.	Demonstrar habilidades na aplicação de técnicas de obtenção de dados de indivíduos e famílias;
5.	Interagir com crianças, adultos, idosos e famílias para obter dados pertinentes ao processo saúde-doença que sejam confiáveis, válidos e relevantes para o cuidado de enfermagem;
6.	Iniciar o exercício do raciocínio clínico para propor hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos. 
7.	Identificar estratégias de pensamento que usa para interpretar dados pertinentes ao processo saúde-doença; 
8.	Identificar o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias.
9.	Mostrar comportamentos compatíveis com atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família.
10.	Discorrer sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7078386 - Camila Lima
11004572 - Lillian Caroline Fernandes
91931 - Maria De La Ó Ramallo Verissimo
 
Programa Resumido
Bases teóricas e conceituais para a avaliação de indivíduos e de famílias como etapa do processo de enfermagem. Métodos e Instrumentos para a avaliação da criança, do adulto, do idoso e da família. Avaliação fisiológica, funcional, nutricional e psicossocial de indivíduos e avaliação estrutural, funcional e de desenvolvimento de famílias para a identificação de necessidades para a intervenção de enfermagem no processo saúde-doença. Introdução ao raciocínio clínico.
 
Theoretical and conceptual foundations for evaluating individuals and families as one stage of the nursing process. Methods and instruments to evaluate a child, adult, older adult and the family as a whole. Physiological, functional, nutritional, and psychosocial evaluation of individuals, and structural, functional and developmental evaluation of families with the purpose of identifying their nursing intervention needs in the health-disease process. Introduction to clinical reasoning.
 
 
Programa
• Conceitos que subsidiam a avaliação de indivíduos e famílias
• Introdução ao processo de enfermagem, com foco na avaliação de indivíduos e família como etapa inicial desse processo
• Papel e objetivos do enfermeiro na avaliação da criança, de adultos/idosos e famílias
• A pessoa idosa: processo de envelhecimento, senescência e senilidade; avaliação física, psíquica e funcional 
• Entrevista (conceito, instrumentos gerais e específicos, técnicas e documentação; dados sócio-demográficos; história e hábitos de vida, crenças e valores, autocuidado, aspectos sócio-culturais) 
• Métodos propedêuticos 
• Exame físico (inspeção, antropometria, palpação, ausculta e percussão) 

Modelos de avaliação de:
1. Indivíduos
1.1.	Adulto e idoso: avaliação do adulto e idoso com base nos domínios funcional, fisiológico e psicossocial relevantes aos contextos situacionais do processo saúde-doença. 
•	Avaliação neuropsíquica e da função psíquica
•	Avaliação de cabeça e pescoço
•	Avaliação do sono e repouso
•	Avaliação da Dor
•	Avaliação respiratória 
•	Avaliação cárdio-circulatória 
•	Avaliação de sinais vitais
•	Avaliação da mama e da genitália externa masculina e feminina 
•	Avaliação tegumentar  
•	Avaliação do sistema digestório do adulto e do idoso
•	Avaliação do sistema músculo-esqueléticol
•	Avaliação renal e urinária
•	Avaliação nutricional
1.2 Criança: avaliação fisiológica, do crescimento e do desenvolvimento da criança. Abordagem de acordo com as etapas do desenvolvimento. 
a) Avaliação Fisiológica 
b) Crescimento 
•	Medidas antropométricas. Gráficos de crescimento.  
•	Características físicas segundo períodos etários
c) Desenvolvimento 
•	Maturação evolutiva e características do desenvolvimento segundo períodos etários
•	Instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento 
2. Família: avaliação da família de acordo com as dimensões estrutural, funcional e de desenvolvimento. 
•	Estrutural: composição da família, vínculos e contexto
•	De desenvolvimento: ciclo vital da família, evolução transacional da família
•	Funcional: funcionamento instrumental e expressivo da família


IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
Este programa é componente fundamental para a formação do enfermeiro, pois visa a desenvolver competências para avaliar indivíduos e famílias, uma vez que a proposta e a realização de intervenções de enfermagem adequadas dependem da qualidade dessa avaliação. O conteúdo é essencial para o ensino-aprendizagem do processo de enfermagem e para o desenvolvimento do raciocínio clínico na interpretação inicial dos dados levantados. No ciclo seguinte, o estudante exercitará a prática de cuidado, que demanda essas habilidades e conhecimentos.

SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Os conhecimentos adquiridos no programa são fundamentais para a prática do enfermeiro na atenção a indivíduos e famílias. Os estudantes participarão de situações simuladas e reais de interação com indivíduos (crianças, adultos e idosos) e famílias em que serão conduzidos a obter e interpretar dados pertinentes ao processo saúde-doença. A principal ênfase nessas situações será o uso de métodos e instrumentos para obter dados de indivíduos e famílias e os estudantes serão iniciados na interpretação dos dados obtidos. A interpretação deliberada dos dados obtidos, guiada pela intenção de gerar hipóteses diagnósticas de enfermagem, ainda que carentes de validação, será oportunidade para os estudantes iniciarem o desenvolvimento do raciocínio clínico, contextualizando-o no processo de enfermagem, integrarem conceitos de modelos de avaliação a conteúdos desenvolvidos em módulos anteriores, iniciarem a interpretação dos dados coletados e projetarem o papel clínico do enfermeiro. 

PROGRAMA SEGUINTE: Ciclo do Cuidado

PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO?
Integra a primeira etapa do processo de enfermagem (cuidado).

CONHECIMENTOS PRÉVIOS (Pré-requisitos)
Módulos do Ciclo da Necessidade: Não possuem pré-requisitos

PRÁTICA COMO COMPONENTES CURRICULARES (PCC): 
- Preparo e apresentação de estudo de caso - carga horária: 8 horas;
- Eleger um usuário do serviço para aprofundar conhecimentos de captação de informações e os respectivos achados de saúde - carga horária: 8 horas;
- Busca de fundamentação teórica sobre as necessidades de saúde identificadas - carga horária: 8 horas;
- Preparação de audiovisual para apoio de apresentação oral - carga horária: 4 horas;
- Exposição do estudo de caso aos colegas e docente - carga horária: 2 horas;
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 'Atividades grupais
- Aulas expositivas e dialogadas
- Estudos dirigidos e Exercícios precedendo aula teórica
- Prática em laboratório
- Prática em campo
- Atividades de portfólio
- Tutoria
Critério
- Assiduidade e participação em atividades teóricas e práticas
- Desempenho nas atividades de laboratório e de campo de prática
- Provas teóricas com conteúdo de adulto e idoso e prova teórica com o conteúdo de criança/família
- Provas práticas de laboratório (conteúdo de avaliação do adulto/idoso e de avaliação de criança/família)
- Prova teórico-prática em laboratório
- Realização das atividades de Portfólio
- Participação nos encontros de tutoria.
Norma de Recuperação
Estarão aptos a realizar recuperação os alunos que apresentem nota entre 3,0 e 4,9 e frequência igual ou superior a 70%.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1.	Bickley LS. Bates propedêutica médica. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010.
2.	Potter PA, Perry AC. Fundamentos de enfermagem.  7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier;  2009.
3.	Seidel HM, Ball JW, Dains JE, Benedict GW.   Mosby guia de exame físico. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2007.
4.	Barros ALB, organizadora. Anamnese e exame físico: avaliaçao diagnóstica de enfermagem no adulto. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.
5.	Jarvis C. Guia de exame físico para a enfermagem. 2ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012
6.	Pierin AMG. Hipertensão arterial: uma proposta para o cuidar. Barueri: Manole ; 2004.
7.	Fujimori, E, Silva, CV, organizadoras. Enfermagem e a saúde da criança na atenção básica.  Barueri: Manole; 2009.
8.	Hockenberry MJ, editora. Wong: fundamentos de enfermagem pediátrica. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011.
9.	Wright LM, Leahey M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. 5ª ed. São Paulo: Roca; 2012.
10.	Motta T, Wang Y-P, Del Sant, R. Funções psíquicas e sua psicopatologia. In: Louzã Neto MR, et al. Psiquiatria básica. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 2007.

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
11.	Pierin AMG, et al.  Medida da PA no consultório e auto medida da pressão: técnicas e equipamentos. In: Mion Júnior D, Nobre F. Medida da PA: da teoria à prática.  São Paulo: Lemos Editorial; 1997. p.23-35.
12.	Potter PA, Perry AC. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier; 2005.
13.	Taylor C.; Lillis C.; LeMone P. Fundamentos de Enfermagem – a arte e a ciência do cuidado de enfermagem. 5.ed. Porto Alegre, Artmed.2007.
14.	Hockenberry MJ, Wilson D, Winkelstein ML. Wong: Fundamentos de enfermagem pediátrica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2006.
15.	Seidl HM, Ball JW, Dains JE, Benedict GW. Guia de exame físico. 6ª ed.  Rio de Janeiro: Elsivier; 2006.
16.	Alexander MM, Brown MS. Diagnóstico na enfermagem pediátrica. São Paulo, Andrei, 1978.
17.	Luecknotte A. Avaliação em gerontologia. 3ª ed. São Paulo: Reichmann & Affonso; 2002.
18.	CIF: classificação internacional de funcionalidade e saúde. São Paulo: EDUSP; 2003.    
19.	Taylor C,  Lillis C, LeMone P.  Fundamentos de enfermagem: a arte e a ciência do cuidado de enfermagem. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2007.
20.	Carter B, McGoldrick M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas; 2001.
21.	Rezende MA, Piccolo J. Crescimento, desenvolvimento e avaliação física da criança e do adolescente. In:  Programa de Atualização em Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente (PROENF). S.n.t.; 2007. p. 27-56. (Ciclo 1, módulo 3)

Referência utilizada nas PCCs:
22.	Anastasiou G.C, Alves L P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2012.
 

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