GERAL Instrumentalizar o estudante nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para a compreensão e a prática de avaliação de indivíduos e família. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente 1. Situar a avaliação de indivíduos e família no Processo de Enfermagem. 2. Introduzir as bases teóricas e conceituais do processo de avaliação de indivíduos e famílias. 3. Proporcionar o ensino de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades necessários à avaliação da criança, do adulto, do idoso e da família. 4. Promover situações para o uso de diferentes métodos e instrumentos de avaliações de indivíduos e famílias. 5. Estimular o estudante para interpretar os dados obtidos. 6. Orientar o estudante a gerar hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos; 7. Auxiliar o estudante a lidar com a incerteza do raciocínio clínico; 8. Incentivar o estudante a refletir sobre os processos de pensamento que aplica ao interpretar dados; 9. Respeitar o momento de aprendizagem do estudante, reconhecendo suas potencialidades e dificuldades. 10. Discutir o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias. 11. Estimular o aluno a desenvolver competência técnica e científica na avaliação de indivíduos e famílias. 12. Proporcionar o desenvolvimento de atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família. 13. Promover a reflexão sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias. Referentes à ação discente 1. Reconhecer a avaliação de indivíduos e família como etapa do Processo de Enfermagem. 2. Discorrer sobre a finalidade da avaliação de indivíduos e de famílias; 3. Conhecer as bases teóricas e metodológicas do processo de avaliação de indivíduos e famílias. 4. Demonstrar habilidades na aplicação de técnicas de obtenção de dados de indivíduos e famílias; 5. Interagir com crianças, adultos, idosos e famílias para obter dados pertinentes ao processo saúde-doença que sejam confiáveis, válidos e relevantes para o cuidado de enfermagem; 6. Iniciar o exercício do raciocínio clínico para propor hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos. 7. Identificar estratégias de pensamento que usa para interpretar dados pertinentes ao processo saúde-doença; 8. Identificar o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias. 9. Mostrar comportamentos compatíveis com atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família. 10. Discorrer sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.
Bases teóricas e conceituais para a avaliação de indivíduos e de famílias como etapa do processo de enfermagem. Métodos e Instrumentos para a avaliação da criança, do adulto, do idoso e da família. Avaliação fisiológica, funcional, nutricional e psicossocial de indivíduos e avaliação estrutural, funcional e de desenvolvimento de famílias para a identificação de necessidades para a intervenção de enfermagem no processo saúde-doença. Introdução ao raciocínio clínico.
• Conceitos que subsidiam a avaliação de indivíduos e famílias • Introdução ao processo de enfermagem, com foco na avaliação de indivíduos e família como etapa inicial desse processo • Papel e objetivos do enfermeiro na avaliação da criança, de adultos/idosos e famílias • A pessoa idosa: processo de envelhecimento, senescência e senilidade; avaliação física, psíquica e funcional • Entrevista (conceito, instrumentos gerais e específicos, técnicas e documentação; dados sócio-demográficos; história e hábitos de vida, crenças e valores, autocuidado, aspectos sócio-culturais) • Métodos propedêuticos • Exame físico (inspeção, antropometria, palpação, ausculta e percussão) Modelos de avaliação de: 1. Indivíduos 1.1. Adulto e idoso: avaliação do adulto e idoso com base nos domínios funcional, fisiológico e psicossocial relevantes aos contextos situacionais do processo saúde-doença. • Avaliação neuropsíquica e da função psíquica • Avaliação de cabeça e pescoço • Avaliação do sono e repouso • Avaliação da Dor • Avaliação respiratória • Avaliação cárdio-circulatória • Avaliação de sinais vitais • Avaliação da mama e da genitália externa masculina e feminina • Avaliação tegumentar • Avaliação do sistema digestório do adulto e do idoso • Avaliação do sistema músculo-esqueléticol • Avaliação renal e urinária • Avaliação nutricional 1.2 Criança: avaliação fisiológica, do crescimento e do desenvolvimento da criança. Abordagem de acordo com as etapas do desenvolvimento. a) Avaliação Fisiológica b) Crescimento • Medidas antropométricas. Gráficos de crescimento. • Características físicas segundo períodos etários c) Desenvolvimento • Maturação evolutiva e características do desenvolvimento segundo períodos etários • Instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento 2. Família: avaliação da família de acordo com as dimensões estrutural, funcional e de desenvolvimento. • Estrutural: composição da família, vínculos e contexto • De desenvolvimento: ciclo vital da família, evolução transacional da família • Funcional: funcionamento instrumental e expressivo da família IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Este programa é componente fundamental para a formação do enfermeiro, pois visa a desenvolver competências para avaliar indivíduos e famílias, uma vez que a proposta e a realização de intervenções de enfermagem adequadas dependem da qualidade dessa avaliação. O conteúdo é essencial para o ensino-aprendizagem do processo de enfermagem e para o desenvolvimento do raciocínio clínico na interpretação inicial dos dados levantados. No ciclo seguinte, o estudante exercitará a prática de cuidado, que demanda essas habilidades e conhecimentos. SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conhecimentos adquiridos no programa são fundamentais para a prática do enfermeiro na atenção a indivíduos e famílias. Os estudantes participarão de situações simuladas e reais de interação com indivíduos (crianças, adultos e idosos) e famílias em que serão conduzidos a obter e interpretar dados pertinentes ao processo saúde-doença. A principal ênfase nessas situações será o uso de métodos e instrumentos para obter dados de indivíduos e famílias e os estudantes serão iniciados na interpretação dos dados obtidos. A interpretação deliberada dos dados obtidos, guiada pela intenção de gerar hipóteses diagnósticas de enfermagem, ainda que carentes de validação, será oportunidade para os estudantes iniciarem o desenvolvimento do raciocínio clínico, contextualizando-o no processo de enfermagem, integrarem conceitos de modelos de avaliação a conteúdos desenvolvidos em módulos anteriores, iniciarem a interpretação dos dados coletados e projetarem o papel clínico do enfermeiro. PROGRAMA SEGUINTE: Ciclo do Cuidado PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO? Integra a primeira etapa do processo de enfermagem (cuidado). CONHECIMENTOS PRÉVIOS (Pré-requisitos) Módulos do Ciclo da Necessidade: Não possuem pré-requisitos PRÁTICA COMO COMPONENTES CURRICULARES (PCC): - Preparo e apresentação de estudo de caso - carga horária: 8 horas; - Eleger um usuário do serviço para aprofundar conhecimentos de captação de informações e os respectivos achados de saúde - carga horária: 8 horas; - Busca de fundamentação teórica sobre as necessidades de saúde identificadas - carga horária: 8 horas; - Preparação de audiovisual para apoio de apresentação oral - carga horária: 4 horas; - Exposição do estudo de caso aos colegas e docente - carga horária: 2 horas;
BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1. Bickley LS. Bates propedêutica médica. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010. 2. Potter PA, Perry AC. Fundamentos de enfermagem. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2009. 3. Seidel HM, Ball JW, Dains JE, Benedict GW. Mosby guia de exame físico. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2007. 4. Barros ALB, organizadora. Anamnese e exame físico: avaliaçao diagnóstica de enfermagem no adulto. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2010. 5. Jarvis C. Guia de exame físico para a enfermagem. 2ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012 6. Pierin AMG. Hipertensão arterial: uma proposta para o cuidar. Barueri: Manole ; 2004. 7. Fujimori, E, Silva, CV, organizadoras. Enfermagem e a saúde da criança na atenção básica. Barueri: Manole; 2009. 8. Hockenberry MJ, editora. Wong: fundamentos de enfermagem pediátrica. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011. 9. Wright LM, Leahey M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. 5ª ed. São Paulo: Roca; 2012. 10. Motta T, Wang Y-P, Del Sant, R. Funções psíquicas e sua psicopatologia. In: Louzã Neto MR, et al. Psiquiatria básica. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 11. Pierin AMG, et al. Medida da PA no consultório e auto medida da pressão: técnicas e equipamentos. In: Mion Júnior D, Nobre F. Medida da PA: da teoria à prática. São Paulo: Lemos Editorial; 1997. p.23-35. 12. Potter PA, Perry AC. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier; 2005. 13. Taylor C.; Lillis C.; LeMone P. Fundamentos de Enfermagem – a arte e a ciência do cuidado de enfermagem. 5.ed. Porto Alegre, Artmed.2007. 14. Hockenberry MJ, Wilson D, Winkelstein ML. Wong: Fundamentos de enfermagem pediátrica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2006. 15. Seidl HM, Ball JW, Dains JE, Benedict GW. Guia de exame físico. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsivier; 2006. 16. Alexander MM, Brown MS. Diagnóstico na enfermagem pediátrica. São Paulo, Andrei, 1978. 17. Luecknotte A. Avaliação em gerontologia. 3ª ed. São Paulo: Reichmann & Affonso; 2002. 18. CIF: classificação internacional de funcionalidade e saúde. São Paulo: EDUSP; 2003. 19. Taylor C, Lillis C, LeMone P. Fundamentos de enfermagem: a arte e a ciência do cuidado de enfermagem. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2007. 20. Carter B, McGoldrick M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas; 2001. 21. Rezende MA, Piccolo J. Crescimento, desenvolvimento e avaliação física da criança e do adolescente. In: Programa de Atualização em Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente (PROENF). S.n.t.; 2007. p. 27-56. (Ciclo 1, módulo 3) Referência utilizada nas PCCs: 22. Anastasiou G.C, Alves L P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2012.