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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Disciplinas Interdepartamentais da Escola de Enfermagem
 
Disciplina: 0701208 - Matriz Conceitual Integradora
Integrative Conceptual Matrix

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO 
Oferecer elementos para o estudante organizar um quadro de referência teórico-conceitual e metodológico para orientar as experiências clínicas e as reflexões iniciais sobre essas experiências.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
Conhecimento conceitual é importante para a atribuição de significados e valoração das experiências na prática clínica de enfermagem. Esse Módulo antecede e permeia a fase em que os estudantes iniciarão as experiências clínicas na atenção especializada..
SITUAÇÕES E/OU FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante em situações clínicas reais nos cenários da atenção especializada como oportunidades para refletir sobre conceitos, modelos e teorias de enfermagem, fazer o processo de enfermagem, desenvolver habilidades de raciocínio clínico e aplicar princípios da prática baseada em evidências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1. Apresentar o desenvolvimento de modelos e teorias de enfermagem no contexto da evolução dos saberes/conhecimento de enfermagem;
2. Incentivar a identificação de manifestações dos saberes da enfermagem (empírico, ético, estético e pessoal);
3. Auxiliar os estudantes a lidar com as complexidades dos diferentes conceitos de Homem, Enfermagem, Saúde e Ambiente provenientes de modelos e teorias de enfermagem selecionadas;
4. Identificar o cuidado humanizado como valor tradicional e contemporâneo da enfermagem;
5. Orientar o reconhecimento de estratégias e atitudes próprias e favorecedoras do raciocínio clínico e pensamento crítico;
6. Conduzir os estudantes a iniciar a interpretação clínica apropriada por meio do uso do processo de enfermagem em simulações;
7. Apresentar os sistemas padronizados de linguagem como instrumentos úteis ao raciocínio clínico e ao processo de enfermagem;
8. Auxiliar os estudantes a reconhecerem os princípios da Prática Baseada em Evidências.
Referente à ação discente:
1. Exemplificar manifestações de conhecimento empírico, conhecimento ético, conhecimento pessoal e conhecimento estético na evolução da enfermagem;
2. Identificar características peculiares dos conceitos de Homem, Enfermagem, Saúde e Ambiente em teorias/modelos de enfermagem selecionados;
3. Discorrer sobre princípios do cuidado humanizado;
4. Discriminar fases do processo de enfermagem em estudos de casos escritos s;
5. Discorrer sobre as diferentes classificações de enfermagem;
6. Aplicar estratégias de busca e apreciação crítica de evidências em uma situação clínica simulada;
7. Demonstrar atitudes favoráveis ao desenvolvimento do pensamento crítico (integridade intelectual, perspectiva contextual, criatividade, flexibilidade, curiosidade, ceticismo reflexivo);
8. Refletir sobre as estratégias de pensamento que usa para resolver problemas clínicos em diversas situações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65434 - Lisabelle Mariano Rossato
2219592 - Marina de Góes Salvetti
 
Programa Resumido
O conhecimento de enfermagem. Conceitos, Modelos e Teorias de Enfermagem. Cuidado Humanizado. Raciocínio Clínico e Pensamento Crítico. Processo de Enfermagem. Sistemas de classificação de enfermagem.  Princípios da Prática Baseada em Evidências
 
Nursing knowledge. Nursing concepts, models and theories. Humanized care. Clinical reasoning and critical thinking. Nursing Process. Nursing classification systems. Principles of evidence-based practice.
 
 
Programa
•	Modelos teóricos e conceitos 
• Teoria das necessidades humanas básicas,
• Teoria do déficit de autocuidado,
• Cuidado humanizado
• Cuidado Centrado na Família
• Reabilitação psicossocial
• Instrumentos e métodos para o raciocínio clínico
• Processo de enfermagem
• Raciocínio clínico
• Classificações de enfermagem (diagnósticos, intervenções e resultados)
• Prática baseada em evidência
• Relacionamento terapêutico
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA Exposição dialogada; pesquisa bibliográfica independente; seminários e estudos de casos.
Critério
FORMAS e MOMENTOS DE AVALIAÇÃO: O estudante será avaliado continuamente pela participação nas atividades da disciplina e pelo desempenho na elaboração e apresentação de estudos de caso e um seminário.
Norma de Recuperação
Estarão aptos a realizar recuperação os alunos que apresentem nota entre 3,0 e 4,9 e frequência igual ou superior a 70%.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
1. Garcia TR. (Org.). Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE): versão 2019-2020. Porto alegre: Artmed, 2020. 280 p.
2. Gaidzinski RR, Soares AVN, Lima AFC et al. Diagnóstico de enfermagem na prática clínica. Porto Alegre: Artmed, 2008.
3. Horta WA. Processo de enfermagem. São Paulo: EDUSP, 1979.
4. Johnson M, Bulechek G, Butcher H et al. Ligações entre NANDA, NIC e NOC. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2012.
5. McEwen M, Wills EM. Bases teóricas para a enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2016.
6. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA-I: Definições e Classificação - 2018/2020, Porto Alegre: Artmed, 2018.
7. Saraceno, Benedetto. Libertando Identidades: da reabilitação psicossocial à cidadania possível. Te Corá editora/Instituto Franco Basaglia, Belo Horizonte/Rio de Janeiro, 2001,180p.
8. Mastrapa YE, Gibert Lamadrid Md. Relación enfermera-paciente: una perspectiva desde las teorías de las relaciones interpersonales. Rev Cubana Enferm [Internet]. 2016 [citado 31 Jul 2020];32(4):[aprox. 0 p.]. Disponible: http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/976
9. Hockenberry MJ, Wilson D, Winkelstein ML. Wong Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 10.ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2018.
10. Franck LS, Callery P. Re-thinking family-centred care across the continuum of children's healthcare. ChildCare Health Dev. 2004;30(3):265-77.
11. Saraceno, Benedetto. Manual de saúde mental: guia básico para atenção primária: São Paulo: Hucitec; 2010.
12. Peplau, HE. Interpersonal relations in nursing: a conceptual frame of reference for psychodynamic nursing. Springer;1991.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
1. Chinn P, Kramer MK. Knowledge Development in Nursing, 10th Edition. Elsevier, 2019
2. Lunney M. Pensamento crítico e diagnósticos de enfermagem: estudo de casos e análises. Porto Alegre: Artmed, 2004.
3. RISNER PB. Diagnosis: analysis and synthesis of data. In: CHRISTENSES PJ, KENNY JW.Nursing Process: aplication of conceptual model. 3. ed. St. Louis: Mosby, cap. 7, p. 132-57, 1990.
4. Carvalho EC, de Souza Oliveira-Kumakura AR, Morais SCRV. Raciocínio clínico em enfermagem: Estratégias de ensino e instrumentos de avaliação. Revista Brasileira de Enfermagem 2017;70(3):662-668.
5. Butcher HK, Bulechek GM, Dochterman J, Wagner CM. Nursing Interventions Classification (NIC). 7ª ed. St. Louis, Missouri: Elsevier; 2018.
6. Moorhead S, Swanson E, Johnson M, Maas ML. Nursing Outcomes Classification (NOC): Measurement of Health Outcomes. 6ª ed. St Louis, Missouri: Elsevier; 2018.
7. Matos FGOA, Cruz DALM. Escala de Acurácia de Diagnósticos de Enfermagem – Versão 2 (EADE–Versão 2). In: NANDA International Inc.; Herdman TH, organizadores. PRONANDA – Programa de Atualização em Diagnósticos de Enfermagem – Conceitos Básicos. Porto Alegre: Artmed Panamericana; 2013. p.106-131.
8. Peres HHC, Cruz DALM, Lima AFC, et al. Desenvolvimento de Sistema Eletrônico de Documentação Clínica de Enfermagem estruturado em diagnósticos, resultados e intervenções. Rev. esc. enferm. USP. 2009;43(2):1149-55.
 

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