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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Disciplinas Interdepartamentais da Escola de Enfermagem
 
Disciplina: 0701211 - Enfermagem na Atenção Básica e a Saúde da Criança, da Mulher e Mental
Nursing in Primary Care and Child's, Woman's and Mental Health

Créditos Aula: 12
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 180 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 75 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
OBJETIVOS:

a) OBJETIVO GERAL DO MÓDULO.
Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental, visando a atenção integral e humanizada e as necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde.

b) IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
O aluno já aprendeu a trabalhar com os instrumentos de reconhecimento das necessidades e nesse momento vai iniciar ações de cuidado de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental. A Unidade Básica de Saúde é reconhecida como a principal porta de acesso dos usuários ao SUS e deve se responsabilizar pela resolução de 80% dos problemas prevalentes em saúde. Está em consonância com o perfil profissional estabelecido no PPP do curso de graduação em Enfermagem da EEUSP.

c) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA.
Nesta disciplina, os conhecimentos e habilidades desenvolvidos anteriormente serão integrados a novos conhecimentos e habilidades relativos ao cuidado na saúde da criança, da mulher e mental na Atenção Básica. A aplicação destes proporcionará aos estudantes exercitar o raciocínio clínico durante a realização das atividades teórico-práticas. Esse conjunto de saberes e ações possibilitará a adequação da prática do cuidado à realidade, bem como comporá o perfil generalista do profissional

d) OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS.
 	I. Referentes à ação docente:
1. Instrumentalizar o planejamento, a implementação e a avaliação da assistência de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental na atenção básica. 
2. Estimular e acompanhar o estudante na participação de projetos de promoção da saúde de caráter intersetorial, nas ações voltadas à saúde da criança, da mulher e mental. 
3. Promover articulação com os campos de prática, com vistas a garantir o espaço de formação do estudante nesses locais (este objetivo não se articula aos conteúdos, mas é uma atividade necessária para a consecução das atividades discentes em campos de prática, demandando carga horária docente).

II. Referentes à ação discente:
1. Aplicar conceitos de promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e agravos, no cuidado de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental na Atenção Básica; 
2. Realizar monitoramento das necessidades de saúde na saúde da criança, da mulher e mental na Atenção Básica; 
3. Prestar cuidados de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental, pautados no contexto social, no perfil epidemiológico em que se inserem e nas dimensões clínica, ética e relacional/interacional; 
4. Identificar elementos do processo de trabalho assistencial de enfermagem e de saúde na Atenção Básica
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
91931 - Maria De La Ó Ramallo Verissimo
5328940 - Maria Fernanda Terra
 
Programa Resumido
Bases do cuidado na Atenção Básica na saúde da criança, da mulher e mental. Planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental na Atenção Básica. Participação em projetos de promoção da saúde de caráter intersetorial, nas ações voltadas à saúde da criança, da mulher e mental. Aplicação de conceitos de promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e agravos, no cuidado de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental na Atenção Básica. Monitoramento das necessidades de saúde na Atenção Básica. Cuidados de enfermagem a pessoas, famílias e grupos, na saúde da criança, da mulher e mental, considerando os diferentes perfis epidemiológicos, o contexto social em que se inserem e as dimensões clínica, ética e relacional/interacional.
 
 
 
Programa
• Políticas e ações na atenção à saúde da criança, da mulher e mental na atenção básica.
• O cuidado de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental na atenção básica.
• Bases teóricas e conceituais do cuidado de enfermagem na atenção básica: promoção à saúde, prevenção, intervenção e monitoramento de problemas e necessidades de saúde.
• Ferramentas/instrumentos: consulta de enfermagem, ações educativas, atendimento em grupos, visita domiciliária, ações intersetoriais e articuladas a outros serviços (rede de apoio). 
• Necessidades Essenciais das Crianças
• Suporte Básico de Vida em Pediatria
• Atenção à saúde da gestante de baixo risco
• Atenção à saúde da puérpera e do recém-nascido
• Atenção à saúde da mulher no climatério e menopausa
• Prevenção e controle do câncer de mama e do câncer de colo de útero 
• Contracepção
• Questões de gênero e a saúde da mulher 
• Situações de saúde mental na Atenção Básica (transtorno mental comum, severos e persistentes, sofrimento mental).
• Intervenções de saúde mental na atenção básica (tecnologias leves e intervenções programáticas)


Práticas como Componentes Curriculares:
Ensino Teórico com aulas dialogadas e Oficinas. Ensino Teórico-Prático em Unidades Básicas de Saúde. Ensino Teórico-Prático em Laboratório, (dramatização e simulação realística). Preparo e apresentação de Seminários. Preparo e apresentação de estudo de caso.
Atividades:
Ensino Teórico-Prático em Laboratório: dramatização - carga horária: 15 horas
Ensino Teórico-Prático em Laboratório: simulação realística	15 h
Preparo de Seminários - carga horária: 15 horas
Apresentação de Seminários - carga horária: 10 horas
Preparo de estudo de caso - carga horária: 10 horas
Apresentação de estudo de caso - carga horária: 10 horas
 
 
 
Avaliação
     
Método
• prova teórica • frequência e desempenho nas atividades de oficinas, laboratório, campo • seminários • estudo de caso
Critério
Somatória das avaliações dos métodos descritos
Norma de Recuperação
Haverá recuperação desde que o aluno tenha pelo menos 70% de frequência nas atividades teóricas e teórico-práticas nos conteúdos de saúde da mulher, criança e mental e nota entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA.
1.Fujimori E, Ohara CVS, organizadoras. Enfermagem e a saúde da criança na atenção básica. 1. ed. Barueri: Manole, 2009.
2.Protocolos de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Atenção à Saúde da Criança. Disponível em: http://www.ee.usp.br/departamento/ens/selecao.htm
3.Brasil. Ministério da Saúde. Organização Panamericana de Saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Um guia para o profissional da saúde na atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.
4.Fernandes RAQ, Narchi NZ (org). Enfermagem e saúde da mulher. Barueri (SP): Manole; 2007.
5.BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Cadernos de Atenção Básica, 32) link: http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/cab32.
6.BRASIL. Ministério da Saúde. Controle dos cânceres de colo do útero e de mama. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, 13) 
7.Barros SMO. Enfermagem no ciclo gravídico-puerperal. Barueri, SP: Manole, 2006.
8.Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos de Atenção Básica: Saúde das Mulheres/Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa - Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
9.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Cadernos de Atenção Básica, nº 34: Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_34.pdf
10.Organização Mundial de Saúde. Organização Mundial de Médicos de Família. Integração da saúde mental nos cuidados de saúde primários: uma perspectiva global. Lisboa: Organização Mundial da Saúde; 2008. Disponível em: http://www.who.int/eportuguese/publications/Integracao_saude_mental_cuidados_primarios.pdf
11.Brasil. Ministério da Saúde. Guia prático de matriciamento em saúde mental. Ministério da Saúde: Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pratico_matriciamento_saudemental.pdf
12.Saraceno B; Asioli F; Tognoni G. Manual de saúde mental: guia básico para atenção primária. São Paulo: Hucitec; 1994. 
13.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 176 p.: il.
14. São Paulo (Estado) Secretaria da Saúde. Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações. Coordenadoria de Controle de Doenças. Centro de Vigilância Epidemiológica. Norma Técnica do Programa de Imunização / Secretaria da Saúde, Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações; Centro de Vigilância Epidemiológica. - São Paulo: SES-SP, 2016. 85 p.: tab. 

Referência utilizada nas PCCs:

15. Anastasiou G.C, Alves L P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2012.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR.
1.	 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal. Brasília (DF); 2004.
2.	Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Programa Humanização do Parto: Humanização no pré-natal e nascimento. Brasília (DF); 2000.
3.	Giffin K, Costa SH. Questões de saúde reprodutiva. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 1999. 468p.
4.	Schraiber LB, d´Oliveira AFLP. Violência contra mulheres: interfaces com a saúde. Interface – Comunic, saúde, educ 5 agosto, 1999.
5.	Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero/ Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. - 2ª ed. rev. atual. - Rio de Janeiro: INCA, 2016.
6.	Brasil. Lei nº 10.216, de 06 de abril de 2001 [Lei Paulo Delgado]. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 09 abr. 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm
7.	BRASIL. Ministério da Saúde. A política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. 2ª ed. rev. ampl. Brasília; 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_atencao_alcool_drogas.pdf
8.	Secretaria Municipal de Saúde (SP). Programa Saúde da Família. Toda hora é hora de cuidar. [Manual de apoio do Projeto Nossas crianças: Janelas de Oportunidades] 2002. Disponível online em: http://unicef.org.br [desenvolvimento infantil]
9.	Brasil. Ministério da Saúde. Organização Panamericana de Saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças MAIORES de 2 anos. Um guia para o profissional da saúde na atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde; 2002.
10.	Hockenberry MJ. Wong Fundamentos de enfermagem pediátrica. 7ed. Trad. Danielle Corbett et al. Rio de Janeiro: Elsevier; 2006. 
11.	Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 3088, de 23 de dezembro de 2011. Instituiu a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF; 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_rep.html
 

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