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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Disciplinas Interdepartamentais da Escola de Enfermagem
 
Disciplina: 0701255 - Práticas, Formação e Educação Interprofissional em Saúde
The Educational Program for Health Work (PET-Saúde)

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
GERAL DO MÓDULO

Reconhecer a formação e a prática interprofissional como componentes para assegurar a qualidade da atenção à saúde 
 

ESPECÍFICOS DO MÓDULO

a) Reconhecer o trabalho em equipe e a comunicação como eixos norteadores da formação e da prática interprofissional

b) Discutir os direitos dos usuários como orientadores da prática interprofissional
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5170712 - Bárbara Hatzlhoffer Lourenço
2089970 - Fatima Correa Oliver
3150084 - Valéria Marli Leonello
 
Programa Resumido
No cenário atual internacional, a educação interprofissional (EIP) é reconhecida como componente de mudanças preconizadas na formação dos profissionais de saúde e na atenção à saúde, que têm por finalidade aumentar a resolubilidade da rede de serviços e a qualidade da assistência e cuidado à saúde. A literatura sobre EIP aponta que a formação dos profissionais deve contemplar tanto a construção da identidade profissional específica de cada área, quanto o aprendizado compartilhado com estudantes de outras áreas. Assim, a EIP busca desenvolver competências que envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes para o trabalho em equipe de saúde, centrado nas necessidades de saúde dos usuários dos serviços e população, com colaboração entre os diferentes profissionais. A EIP está orientada a prática interprofissional e encontra na atenção primária à saúde, caracterizada pela integralidade da saúde, interdisciplinaridade e intersubjetividade profissional – usuário, espaço privilegiado para a introdução precoce da temática na formação profissional em saúde. Assim, a disciplina optativa está voltada, sobretudo aos estudantes dos 10 cursos da área da saúde da USP inseridos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET – Saúde.
 
In the current international scenario, interprofessional education (IPE) is acknowledged as a component of the changes that have been recommended in the education and training of health professionals and in health care, aiming at increasing the solvability of the service network and the quality of health care. The literature on IPE points out that the education of health professionals should contemplate the construction of the professional identity specific to each area, as well as the learning shared with students of other disciplines. Hence, IPE aims at developing competencies that involve knowledge, skills and attitudes for teamwork in health centered around the health needs of service clients and the population, with collaboration between different professionals. IPE is oriented towards interprofessional practice and finds in primary health care, characterized by the comprehensiveness of health, interdisciplinarity and professional–client intersubjectivity, a privileged place for an early introduction of the theme in the education of the health professional. Therefore, this optional course is aimed mainly at students enrolled in the 10 degrees in the health field at the University of São Paulo within the Educational Program for Health Work (PET – Saúde).
 
 
Programa
Programa 

1.	Cenário atual da formação e da prática interprofissional em saúde
2.	Trabalho em equipe de saúde com foco nas necessidades de saúde dos usuários/população e na colaboração interprofissional
3.	Comunicação interprofissional e com os usuários dos serviços e população do território: instrumento para o trabalho em equipe interprofissional 
4.	Legislação sobre os direitos dos pacientes: instrumento para o trabalho em equipe interprofissional


IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.

Contribuirá para a compreensão da complementaridade das diferentes profissões da saúde e da necessidade de colaboração interprofissional e integração das ações de saúde para assegurar maior resolubilidade dos serviços e qualidade da atenção à saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários
Estudos e discussão de casos
Trabalhos em grupo e discussão plenária
Critério
Trabalhos escritos
Apresentação de seminário
Auto-avaliação e avaliação dos demais componentes do grupo
Norma de Recuperação
Os alunos que obtiverem nota inferior a 5 e superior a 3 na primeira avaliação terão a oportunidade de realizar uma segunda avaliação ainda no semestre em que ocorre a disciplina
 
Bibliografia
     
Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no. 287 de 08 de outubro de 1990. Relaciona as categorias profissionais de saúde de nível superior. Brasília; 1998. 
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no. 154 de 24 de janeiro de 2008. Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Brasília; 2008.
Campos GWS, Domitti AC. Apoio matricial e equipe de referencia uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad. Saúde Pública 2007; 23(2): 399-407.
D’Amour D, Goulet L, Labadie JF, Martín-Rodriguez LS, Pineault R. A model and typology of collaboration between professionals in healthcare organizations. BMC Health Serv. Res 2008; 8 (188): 1-14.
Frenk et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet. 2010; 376: 1923-58.
Iribarry IN. Aproximações sobre a transdisciplinaridade: algumas linhas históricas, fundamentos e princípios aplicados ao trabalho em equipe. Psicol Reflex Crit. 2003;6(3): 483-90.
Martín-Rodríguez LS, Beaulieu MD, D’Amour D, Ferrada-Videla M. The determinats of successful collaboration: a review of theoretical and empirical Studies. Journal of Interprofessional care 2005; 1: 132-147.
Peduzzi M. Equipe Multiprofissional de Saúde: conceito e tipologia. Revista de Saúde Pública 2001; 35(1):103-9.
São Paulo. Assembleia Legislativa. Direitos dos pacientes. Lei n. 10241. Diário Oficial do Estado, 18 de março de 1999.
Teixeira R. Modelos comunicacionais e práticas de saúde. Interface – Comunic, saúde, Educ 1997; 1(1): 7-40.
World Health Organization. Framework for action on interprofessional education & collaborative practice. Geneva: WHO, 2010.


8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Almeida M, Feuerwerker L, Llanos M. A educação dos profissionais de saúde na América Latina: Teoria e prática de um movimento de mudança. São Paulo: Hucitec; Buenos Aires: Lugar Editorial; Londrina: Ed UEL, 1999.
Barr H, Koppel I, Reeves S, Hammick M, Freeth D. Effective interprofessional education: arguments, assumption & evidence. London: Blackwell; CAIPE, 2005.
Barreto ICH, Loiola FA, Andrade LOM, Moreira AEMM, Cavalcanti CGCS, Arruda CAM, Silva ALF. Development IF interprofessional collaborative practices within undergraduate programs on helath: case study on the Family Health alliance in fortaleza (Ceará, Brazil). Interface Comunic, Saúde, Educ 2011; 15(36): 199-211.
Girardi SN, Seixas PH. Dilemas da regulação profissional na área da saúde: questões para um governo democrático e inclusionista. Formação 2002; 5: 29-43.
Japiassu H. Interdisicplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago; 1976.
Peduzzi M, Oliveira MAC. Trabalho em equipe multiprofissional. In: Clínica médica. Martins MA, Carrilho FJ, Alves VAF, Castilho EA, Cerri GG, Wen CL (editores) Barueri,SP: Manole, 2009. Cap. 17, p. 171- 178.
Reeves S, Zwarenstein M, Goldman J, Barr H, Freeth D, Hammick M, Koppel I. Interprofessional education: effects on professional practice and health care outcomes. Cochrane Database of Systematic Review 2008, Issue 1.
Teixeira R, Cyrino RT. As ciências sociais, a comunicação e a saúde. Ciência & Saúde Coletiva 2003; 8(1): 151-172.
Zwarebstein M, Goldman J, Reeves S, Interprofessional collaboration; effects of practice-based interventions on professional practice and hralthcare outcomes. Cochrane Database of Systematic Review 2009, issue 3.
Organização Mundial da Saúde. Marco para a ação na educação interprofissional e práticas colaborativas. 2012. 64 p. Disponível em: http://new.paho.org/bra/images/stories/documentos/marco_para_acao.pdf%20 Acessado em 26 de nov.2012.
Peduzzi M, Sangaleti CT, Aguiar C, Souza GC, Silva JAM. Trabalho em equipe sob a perspectiva interprofissional. 2012; vol 3: 9-39.
 

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