GERAL DO MÓDULO Reconhecer a formação e a prática interprofissional como componentes para assegurar a qualidade da atenção à saúde ESPECÍFICOS DO MÓDULO a) Reconhecer o trabalho em equipe e a comunicação como eixos norteadores da formação e da prática interprofissional b) Discutir os direitos dos usuários como orientadores da prática interprofissional
No cenário atual internacional, a educação interprofissional (EIP) é reconhecida como componente de mudanças preconizadas na formação dos profissionais de saúde e na atenção à saúde, que têm por finalidade aumentar a resolubilidade da rede de serviços e a qualidade da assistência e cuidado à saúde. A literatura sobre EIP aponta que a formação dos profissionais deve contemplar tanto a construção da identidade profissional específica de cada área, quanto o aprendizado compartilhado com estudantes de outras áreas. Assim, a EIP busca desenvolver competências que envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes para o trabalho em equipe de saúde, centrado nas necessidades de saúde dos usuários dos serviços e população, com colaboração entre os diferentes profissionais. A EIP está orientada a prática interprofissional e encontra na atenção primária à saúde, caracterizada pela integralidade da saúde, interdisciplinaridade e intersubjetividade profissional – usuário, espaço privilegiado para a introdução precoce da temática na formação profissional em saúde. Assim, a disciplina optativa está voltada, sobretudo aos estudantes dos 10 cursos da área da saúde da USP inseridos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET – Saúde.
Programa 1. Cenário atual da formação e da prática interprofissional em saúde 2. Trabalho em equipe de saúde com foco nas necessidades de saúde dos usuários/população e na colaboração interprofissional 3. Comunicação interprofissional e com os usuários dos serviços e população do território: instrumento para o trabalho em equipe interprofissional 4. Legislação sobre os direitos dos pacientes: instrumento para o trabalho em equipe interprofissional IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Contribuirá para a compreensão da complementaridade das diferentes profissões da saúde e da necessidade de colaboração interprofissional e integração das ações de saúde para assegurar maior resolubilidade dos serviços e qualidade da atenção à saúde.
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