Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
 
Disciplina: 0800005 - Atividades de Estágio: Inglês
Internship Activities: English

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 100 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos estudantes oportunidades de compreender e discutir, por meio de atividades práticas e projetos, diferentes abordagens teóricas relativas ao estudo e ao ensino de literatura. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica e sua reflexão crítica sobre diferentes objetos literários e culturais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
192371 - Daniel Puglia
 
Programa Resumido
Discussão sobre as condicionantes históricas e sociais das diferentes abordagens críticas da literatura, seus pressupostos teóricos e filosóficos, bem como suas conseqüências para o ensino da literatura. Elaboração de planos de aula, projetos e materiais didáticos. Coordenação de discussões e seminários em grupos.
 
 
 
Programa
Conteúdo teórico:
1. O que é literatura? 
2. A ascensão do inglês
3. Fenomenologia, hermenêutica, teoria da recepção
4. Estruturalismo e semiótica
5. O pós-estruturalismo
6. A psicanálise
7. Crítica política
 
 
 
Avaliação
     
Método
Condução de seminários sobre o ensino de literatura e suas abordagens teóricas; seminários, dinâmicas e discussão em grupo; reuniões de supervisão de estágio direcionada à reflexão e discussão das atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino.
Critério
Avaliação constante baseada em participação presencial tanto nas aulas teóricas como nas atividades práticas oferecidas pelo bolsista-educador nos horários de supervisão previstos; feitura de tarefas em casa e nos seminários de supervisão e trabalho de final de curso. Apresentação dos projetos, materiais e planos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: até a primeira semana letiva do semestre subseqüente da reprovação.
 
Bibliografia
     
ADORNO, T.W. Textos escolhidos.  São Paulo: Abril Cultural, 1975. 
_____________. Prismas. São Paulo: Ática, 1998.
_____________. Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades/ Ed.34, 2003.
ALTHUSSER, L. For Marx, London: Verso, 1996.
BAKHTIN, M. Rabelais and His World. Bloomington: Indiana University Press, 1984.
____________.The Dialogic Imagination. Austin: University of Texas Press, 1986.
BALDICK, C. The Social Mission of English Criticism. Oxford: Clarendon, 1987.
BENNETT, T. Formalism and Marxism. London: Methuen, 1979.
BERRY, K. S. The Dramatic Arts and Cultural Studies: Acting against the Grain. New York: Falmer Press, 2000.
BLOCH, E. Aesthetics and Politics. London: New Left Books, 1977.
BLOOM, H. The Anxiety of Influence. New York: Oxford University Press,1973.
CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. BH: Itatiaia, 1997.
CULLER, J. Structuralist Poetics: Structuralism, Linguistics, and the Study of Literature. London: Routledge, 1975.
DERRIDA, J. Speech and Phenomena. Evanston: Northwestern University Press, 1973.
__________. Of Grammatology. Baltimore: Johns Hopkins Press, 1976.
DOYLE, C. Raising Curtains on Education: Drama as a Site for Critical Pedagogy. Westport: Bergin & Garvey, 1993.
EAGLETON, T. Marxism and Literary Criticism. Berkeley: UC Press, 1976.
_____________. Literary Theory. An Introduction. London: Blackwell, 1996.
FAIRCLOUGH, N. Language and Power. London & New York: Longman, 1989.
FISH, S. Is There a Text In This Class?. Cambridge: Harvard University Press, 1980.
FOUCAULT, M. Madness and Civilization: A History of Insanity in the Age of Reason. London: Tavistock Publications, 1967.
______________. The Order of Things. London: Tavistock Publications, 1970.
______________. The Archaeology of Knowledge. London: Tavistock Publications, 1972.
FREUD, S. Introductory Lectures on Psychoanalysis. Freud Library, Volume 1. London: Penguin Books, 1974.
GIROUX, H. Teachers as Intellectuals: Toward a Critical Pedagogy of Learning Boston: Bergin and Garvey Publishers, 1988.
HAUSER, A. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
HEIDEGGER, M. Poetry, Language, Thought. New York: Harper & Row, 1975.
JAMESON, F. Postmodernism, or The Cultural Logic of Late Capitalism. NY:Verso, 1991.
NORRIS, C. Deconstruction: Theory and Practice. London: Methuen, 1982.
SHOWALTER, E. Teaching Literature. Blackwell Publishing Ltd., UK, 1988.
SPIVAK, G.; LANDRY, D. and MACLEAN, G. The Spivak Reader. New York: Routledge, 1996.
WILLIAMS, R. Culture and Society. London: The Hogarth Press, 1993.
____________. The Country and the City. London: Paladin, 1975.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidades escolares (estudantes, docentes, gestores, colaboradores, famílias) e demais espaços educativos (centros de estudo de língua, cursinhos populares, ONGs, coletivos, instituições culturais, centros comunitários, dentre outros).
Objetivos da atividade
Promover a inserção social da FFLCH por meio da integração entre universidade, espaços educativos formais e não formais e instituições culturais. Propiciar experiências formativas complementares aos licenciandos por meio do seu envolvimento na gênese, no planejamento, na preparação e na implementação de atividades de impacto social focadas, primariamente, em grupos externos à universidade. Gerar ações de impacto voltadas ao enfrentamento de problemas sociais, de caráter educativo e cultural, que gerem benefícios concretos, epistêmicos ou práticos, aos grupos tomados como alvo das atividades.
Descrição da atividade
Elaboração de produtos para difusão de saberes junto às comunidades escolares e demais espaços educativos: sequências, módulos e protótipos didáticos; jogos didáticos; aplicativos; exposições; mostras artísticas e culturais; páginas da internet; vídeos; podcasts. Planejamento, preparação e implementação de projetos de ensino-aprendizagem de língua e literatura em espaços educativos formais e não formais. Oferecimento de oficinas e minicursos para docentes e educandos. Realização de círculos e ciclos de leitura. Tutoria e acompanhamento de educandos. Observação: As exatas atividades a serem realizadas podem variar de acordo com o docente supervisor, com as comunidades educativas participantes e com o grupo específico de licenciandos.
Indicadores de avaliação da atividade
Os licenciandos serão avaliados, na instância universitária, pela presença nas reuniões com o supervisor do estágio, pelos relatórios elaborados e/ou pela partilha de experiências no âmbito dos encontros da disciplina. A atividade desenvolvida será avaliada pelo grupo-alvo por meio de formulários impressos e/ou digitais, ou ainda de entrevistas escritas ou orais, contemplando os seguintes aspectos (lista não exaustiva): (i) organização; (ii) impacto; (iii) relevância; (iv) alcance.

Clique para consultar os requisitos para 0800005

Clique para consultar o oferecimento para 0800005

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP