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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
 
Disciplina: 0800006 - Atividades de Estágio: Francês
Internship Activities: French

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 100 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar estágios, atividades práticas e projetos relativos ao ensino e aprendizagem de línguas (materna e/ou estrangeira). Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver eficientemente atividades de oralidade, leitura e escrita no nível Médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
760749 - Heloisa Brito de Albuquerque Costa
 
Programa Resumido
Discussão sobre avaliação diagnóstica e formativa da capacidade de utilização da língua (materna ou estrangeira), como ponto de partida para o planejamento escolar; elaboração de projetos, seqüências didáticas / planos de aula voltados ao ensino e aprendizagem de línguas materna e/ou estrangeira; elaboração de materiais didáticos a serem aplicados em aulas de Ensino Médio e organização de visitas culturais.
 
 
 
Programa
Conteúdo teórico:

Módulo 1: Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras
1.	A evolução do ensino de línguas estrangeiras: panorama histórico “Os métodos para ensinar/aprender as línguas”  
2.	A abordagem comunicativa
2.1.	Princípios metodológicos
2.2.	Competências orais e escritas
2.3.	Análise de manuais FLE  
3.	A abordagem acional  
3.1.	Le Cadre commun européen de langues étrangères (CCER)
3.2.	A abordagem por competências 
3.3.	Análise de manuais FLE 

Módulo 2 : Elaboração de um curso de francês como língua estrangeira (FLE)
2.1.1.  Contexto institucional
2.1.2. Unidade diática : definição de objetivos, metodologia, conteúdos, avaliação, bibliografia
2.1.3. Aplicação prática - Desenvolvimento de uma unidade didática
 
2.2.    Elaboração de um curso de francês em contextos específicos - FOS
2.2.1. Etapas de um curso FOS
2.2.2. Análise de materiais
2.1.2. Elaboração de sequências didáticas  curso FOS  

Módulo 3: Internet e ensino de línguas 
            3.1. Didatização de documentos da internet 
            3.2. Elaboração de sequências didáticas baseadas na idéia de tarefa  
           
Atividades práticas do estágio supervisionado 

(1)	Apresentação de seminários
(2)	Preparação de aulas e seqüências didáticas. 
(3)	Análise de materiais e livros didáticos para o ensino do Francês como Língua Estrangeira segundo critérios associados às necessidades do público-alvo e do conteúdo ensinado.
(4)	Realização de atividades na plataforma Moodle.
(5)	Atividades realizadas junto com o bolsista-educador (plantão para orientações de trabalhos, seminários e atividades didáticas)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Condução de oficinas para a produção de material pedagógico para o ensino de línguas; aula expositivo-dialogada com apoio de diferentes tecnologias educacionais; seminários, dinâmicas e discussão em grupo; reuniões de supervisão de estágio direcionada à reflexão e discussão das atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino.
Critério
Avaliação constante baseada em participação presencial tanto nas aulas teóricas como nas atividades práticas oferecidas pelo bolsista-educador nos horários de supervisão previstos; realização de tarefas em casa e nas oficinas de supervisão e prova (ou trabalho) de final de curso. Apresentação dos projetos, materiais e planos.
Realização de produções escritas previstas ao final de cada módulo
Realização das atividades na plataforma Moodle.
Elaboração de relatório final da disciplina com descrição das atividades de estágio realizadas
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: até a primeira semana letiva do semestre subseqüente da reprovação.
 
Bibliografia
     
ANNOOT, E. (1996) Les formateurs face aux nouvelles technologies : le sens du changement. OPHRYS, Paris. 

BÉRARD, É. (2009) « Les tâches dans l’enseignement du FLE : rapport à la réalité et dimension didactique » Le français dans le monde. Recherches et applications. La perspective actionnelle et l’approche par tâches en classe de langue no 45. Cle international,Paris, 37-44.

BERTOCCHINI, P. & COSTANZO, E. (2008) Manuel de formation pratique pour le professeur de FLE. CLE International, Paris.

BESSE, H. (2005) Méthodes et pratiques des manuels de langue. Didier, Paris.

Cadre européen commun de référence pour les langues. (2001) Division des Politiques Linguistiques de Strasbourg. Didier, Paris.

CARRAS, C., TOLAS, J.,KOHLER, P.,SZILAGYI, E. (2007). Le français sur objectifs spécifiques et la classe de langue. CLE International, Paris.

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CUQ, J. P. & GRUCA, I. (2003). Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. PUC, Grenoble.

EURIN BALMET, S., HENAO DE LEGGE, M. (1992). Pratiques du Français Scientifique. Hachette/Aupelf, Paris.

GERMAIN, C. (1993). Évolution de l’enseignement des langues: 5000 ans d’histoire. CLE International, Paris.

HIRSCHSPRUNG, N. (2005). Apprendre à enseigner avec le multimédia. Hachette, Paris.

HOLTZER, G. (2004) “Du français fonctionnel au FOS/Histoire des notions et des pratiques », in BERCHOUD, M.J., ROLLAND, D. - Le Français dans le monde, Recherches et applications, nº spécial Français sur objectifs spécifiques : de la langue aux métiers. CLE International, Paris.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus, 6ª edição, São Paulo.

LANCIEN, T. (1998) Le multimédia. Collection Didactique des Langues Étrangères. CLE International, Paris.

LEHMAN, D. (1993). Objectifs spécifiques en langue étrangère. Hachette, Paris.

MANGIANTE, J. M., PARPETTE, C. (2004). Le Français sur Objectifs Spécifiques: de l´analyse des besoins à l’élaboration d’un cours. Hachette, Paris.

PUREN, C. (2005). « Entrées libres en didactiques des langues et cultures », Cahiers pédagogiques. Des langues bien vivantes no 437. CRAP, Paris, 41-44.

ROSEN, É.(2009). « Perspective actionnelle et approche par les tâches en classe de langue » in Le français dans le monde. Recherches et applications. La perspective actionnelle et l’approche par tâches en classe de langue no 45. Cle international, Paris, 6-14.

VENTURI, M. A . (2008) Tópicos de aquisição e ensino de Língua Estrangeira. Humanitas, São Paulo.

Sites do Ministério da Educação e Cultura
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf (LDB)
http://mecsrv04.mec.gov.br/sef/estrut2/pcn/pcn5a8.asp (PCNs - 5a a 8a série)
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf (PCNsLE)
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf
http://www.education.gouv.fr/pid8/le-systeme-educatif.html
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11941
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidades escolares (estudantes, docentes, gestores, colaboradores, famílias) e demais espaços educativos (centros de estudo de língua, cursinhos populares, ONGs, coletivos, instituições culturais, centros comunitários, dentre outros).
Objetivos da atividade
Promover a inserção social da FFLCH por meio da integração entre universidade, espaços educativos formais e não formais e instituições culturais. Propiciar experiências formativas complementares aos licenciandos por meio do seu envolvimento na gênese, no planejamento, na preparação e na implementação de atividades de impacto social focadas, primariamente, em grupos externos à universidade. Gerar ações de impacto voltadas ao enfrentamento de problemas sociais, de caráter educativo e cultural, que gerem benefícios concretos, epistêmicos ou práticos, aos grupos tomados como alvo das atividades.
Descrição da atividade
Elaboração de produtos para difusão de saberes junto às comunidades escolares e demais espaços educativos: sequências, módulos e protótipos didáticos; jogos didáticos; aplicativos; exposições; mostras artísticas e culturais; páginas da internet; vídeos; podcasts. Planejamento, preparação e implementação de projetos de ensino-aprendizagem de língua e literatura em espaços educativos formais e não formais. Oferecimento de oficinas e minicursos para docentes e educandos. Realização de círculos e ciclos de leitura. Tutoria e acompanhamento de educandos. Observação: As exatas atividades a serem realizadas podem variar de acordo com o docente supervisor, com as comunidades educativas participantes e com o grupo específico de licenciandos.
Indicadores de avaliação da atividade
Os licenciandos serão avaliados, na instância universitária, pela presença nas reuniões com o supervisor do estágio, pelos relatórios elaborados e/ou pela partilha de experiências no âmbito dos encontros da disciplina. A atividade desenvolvida será avaliada pelo grupo-alvo por meio de formulários impressos e/ou digitais, ou ainda de entrevistas escritas ou orais, contemplando os seguintes aspectos (lista não exaustiva): (i) organização; (ii) impacto; (iii) relevância; (iv) alcance.

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