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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
 
Disciplina: 0800007 - Atividades de Estágio: Alemão
Traineeship in Academic Activities in German

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 100 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar estágios, atividades práticas e projetos relativos ao ensino e aprendizagem de língua alemão como língua estrangeira. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver eficientemente atividades de oralidade, leitura e escrita no nível Médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7841220 - Dorthe Uphoff
766526 - Jose da Silva Simões
7378620 - Juliana Ferraci Martone
10454962 - Marceli Cherchiglia Aquino
5675660 - Mariana Kuntz de Andrade e Silva
 
Programa Resumido
Discussão sobre avaliação diagnóstica e formativa da capacidade de utilização da língua alemã como língua estrangeira, como ponto de partida para o planejamento escolar; elaboração de projetos, seqüências didáticas / planos de aula voltados ao ensino e aprendizagem de línguas materna e/ou estrangeira; elaboração de materiais didáticos a serem aplicados em aulas de Ensino Fundamental e Médio e organização de visitas a instituições de ensino de língua alemã.
 
 
 
Programa
Atividades de monitoria do professor docente em encontros semanais para discussão de conteúdos teóricos e práticos e elaboração de seminários de pesquisa (30h presenciais e 20h em atividades feitas à distância)

(1) Teorias de aquisição/aprendizagem de língua estrangeira e as correntes lingüísticas subjacentes
(2) Teorias de referência de ensino/aprendizagem em Alemão como Língua Estrangeira 
(3) Evolução dos métodos de ensino de Alemão como Língua estrangeira: O Quadro Comum de Referência de Línguas Européias (Gemeinsamer Europäischer Referenzrahmen) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Brasil).
(4) Observação crítica de aulas de Alemão como Língua Estrangeira
(5) Habilidades comunicativas: ouvir e falar. Compreensão e produção oral em Alemão como Língua Estrangeira
(6) Habilidades comunicativas: ler e escrever. Recepção de texto e estratégias de leitura 
(7) Tipologia de exercícios em aulas de língua estrangeira
(8) Formas de socialização em aulas de língua estrangeira
(9) Planejamento de aulas e de seqüências didáticas
(10) Alemão como Língua Estrangeira e as novas tecnologias 
(11) Seleção e gradação de conteúdos nos cursos de Alemão como Língua Estrangeira
(12) Avaliação em aulas de Alemão como Língua Estrangeira
 
 
 
Avaliação
     
Método
Condução de oficinas para a produção de material pedagógico para o ensino de línguas; aula expositivo-dialogada com apoio de diferentes tecnologias educacionais; seminários, dinâmicas e discussão em grupo; reuniões de supervisão de estágio direcionada à reflexão e discussão das atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino.
Critério
Avaliação constante baseada em participação presencial tanto nas aulas teóricas como nas atividades práticas oferecidas pelo bolsista-educador nos horários de supervisão previstos; feitura de tarefas em casa e nas oficinas de supervisão e prova (ou trabalho) de final de curso. Apresentação dos projetos, materiais e planos.
Norma de Recuperação
Não há recuperação para atividades de estágio.
 
Bibliografia
     
BALLWEG, Sandra; DRUMM, Sandra; HUFEISEN, Britta; KLIPPEL, Johanna; PILYPAITYTĖ, Lina (2013). DLL 2: Wie lernt man die Fremdsprache Deutsch? Berlin: Goethe Institut / Langenscheidt.
BIMMEL, P. / KAST, B. / NEUNER, G. (2011). Deutschunterricht planen - Neu. Arbeit mit Lehrwerklektionen. Berlin: Langenscheidt. (Fernstudienprojekt Fort- und Weiterbildung Deutsch als Fremdsprache – Fernstudieneinheit 18).
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Imprensa Oficial.
DAHLHAUS, B. Fertigkeit Hören (1992). Berlin: Langenscheidt. Berlin: Langenscheidt. (Fernstudienprojekt Fort- und Weiterbildung Deutsch als Fremdsprache – Fernstudieneinheit 5).
EUROPARAT. Gemeinsamer europäischer Referenzrahmen für Sprachen: lernen, lehren, beurteilen. Langenscheidt. In: GLABONIAT, Manuela; MÜLLER, Martin; RUSCH, Paul (2005). PROFILE-Deutsch. München: Langenscheidt, cd-rom.
ENDE, Karin; GROTJAHN, Rüdiger; MOHR, Imke (2013). DLL 6: Curriculare Vorgaben und Unterrichtsplanung. Berlin: Goethe Institut / Langenscheidt.
FUNK, H. & KÖNIG, M (1997). Grammatik lehren und lernen. Langenscheidt.
HÄUSSERMANN, U. / PIEPHO, H.-E. (1996): Aufgaben-Handbuch. Deutsch als Fremdsprache. Abriß einer Aufgaben- und Übungstypologie. München: Iudidium.
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HENRICI, Gert (1994a). “Kleine Geschichte der Fremdsprachenlher- und -lernmethoden”. In: HENRICI, Gert / RIEMER, Claudia (1994, orgs.). Einführung in die Didaktik des Unterrichts Deutsch als Fremsprache mit Videobeispielen. Bd. 2. Baltmannsweiler: Schneider-Verlag Hohengehren, 506-522.
HEYD, Gertraude (1990). Deutsch lehren. Grundwissen für den Unterricht in Deutsch als Fremdsprache. Frankfurt am Main: Diesterweg.
KAUFMANN, Susan; ZEHNDER, Erich; VANDERHEIDEN, Elisabeth; FRANK, Wienfried (2008). Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache. Band 2: Methodik und Didaktik. Ismaning: Hueber Verlag. (Qualifiziert Unterrichten).
KAUFMANN, Susan; ZEHNDER, Erich; VANDERHEIDEN, Elisabeth; FRANK, Wienfried (2008). Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache. Band 3: Unterrichtsplanung und -durchführung. Ismaning: Hueber Verlag. (Qualifiziert Unterrichten).
KRASHEN, S. D. (1985). The Input Hypothesis: Issues and Implications. Harlow: Longman.
NEUNER, Gerhard / HUNFELD, Hans (1993). Methoden des fremdsprachlichen Deutschunterrichts. Eine Einführung. Berlin: Langenscheidt / Universität Gesamthochschule Kassel (GhK). (Fernstudienprojekt Fort- und Weiterbildung Deutsch als Fremdsprache – Fernstudieneinheit 4).
NEUNER, Gerhard / KRÜGER, Michael / GREWER, Ulrich (1990). Übungstypologie zum kommunikativen Deutschunterricht. München: Langenscheidt, [1981].
SCHART, Michael / LEGUTKE, Michael (2012). DLL 1: Lehrkompetenz und Unterrichtsgestaltung. Berlin: Goethe Institut / Langenscheidt.
SCHMIDJELL, Annegret; Ziebell, Barbara (2012). Unterrichtsbeobachtung und kollegiale Beratung - Neu. Berlin et al.: Langenscheidt. (Fernstudienprojekt Fort- und Weiterbildung Deutsch als Fremdsprache – Fernstudieneinheit 32).
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidades escolares (estudantes, docentes, gestores, colaboradores, famílias) e demais espaços educativos (centros de estudo de língua, cursinhos populares, ONGs, coletivos, instituições culturais, centros comunitários, dentre outros).
Objetivos da atividade
Promover a inserção social da FFLCH por meio da integração entre universidade, espaços educativos formais e não formais e instituições culturais. Propiciar experiências formativas complementares aos licenciandos por meio do seu envolvimento na gênese, no planejamento, na preparação e na implementação de atividades de impacto social focadas, primariamente, em grupos externos à universidade. Gerar ações de impacto voltadas ao enfrentamento de problemas sociais, de caráter educativo e cultural, que gerem benefícios concretos, epistêmicos ou práticos, aos grupos tomados como alvo das atividades.
Descrição da atividade
Elaboração de produtos para difusão de saberes junto às comunidades escolares e demais espaços educativos: sequências, módulos e protótipos didáticos; jogos didáticos; aplicativos; exposições; mostras artísticas e culturais; páginas da internet; vídeos; podcasts. Planejamento, preparação e implementação de projetos de ensino-aprendizagem de língua e literatura em espaços educativos formais e não formais. Oferecimento de oficinas e minicursos para docentes e educandos. Realização de círculos e ciclos de leitura. Tutoria e acompanhamento de educandos. Observação: As exatas atividades a serem realizadas podem variar de acordo com o docente supervisor, com as comunidades educativas participantes e com o grupo específico de licenciandos.
Indicadores de avaliação da atividade
Os licenciandos serão avaliados, na instância universitária, pela presença nas reuniões com o supervisor do estágio, pelos relatórios elaborados e/ou pela partilha de experiências no âmbito dos encontros da disciplina. A atividade desenvolvida será avaliada pelo grupo-alvo por meio de formulários impressos e/ou digitais, ou ainda de entrevistas escritas ou orais, contemplando os seguintes aspectos (lista não exaustiva): (i) organização; (ii) impacto; (iii) relevância; (iv) alcance.

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