Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
 
Disciplina: 0800008 - Atividades de Estágio: Espanhol
Internship activities

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Refletir criticamente sobre os processos de configuração das literaturas espanhola e hispano-americana nas suas relações com os âmbitos da pesquisa universitária e da docência em diferentes níveis do ensino.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2380047 - Pablo Fernando Gasparini
 
Programa Resumido
Considerando que o ensino das chamadas literaturas hispânicas pressupõe determinadas escolhas teóricas e a problematização de especificas convicções estéticas e ideológicas, esta disciplina propõe examinar criticamente alguns aspectos teóricos e históricos relevantes para a configuração de currículos debruçados sobre essas literaturas.
 
 
 
Programa
1. A conversão da literatura em objeto disciplinar: perspectivas.
2. Problemas de historiografia literária nas literaturas espanhola e hispano-americana.
3. Questões de cânone nas literaturas espanhola e hispano-americana.
4. Teorias da leitura e sua relação com o ensino de literatura e a avaliação.
5. Desafios do ensino das literaturas hispânicas como literaturas estrangeiras modernas.
6. Analise de programas e de diretrizes curriculares para o ensino das literaturas hispânicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo-dedutivo, interativo e expositivo (docente e discente)
Critério
A avaliação será realizada a partir das atividades propostas pelo docente, entre outras 1) coleta de planos de estudo de literaturas hispânicas em instituições do Estado de São Paulo; 2) leitura crítica dos planos coletados; 3) Elaboração de um plano de estudo alternativo; 4) Preparação de uma aula a partir do conteúdo do plano alternativo.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: até a primeira semana letiva do semestre subseqüente da reprovação.
 
Bibliografia
     
BARTHES, Roland “Reflexões a respeito de um manual”. In: O rumor da língua. Tradução Mario Laranjeira. São Paulo, Brasiliense, 1988.
______________. S/Z. Lisboa: Edições 70, 1980 m (orig. 1970).
BLOOM, Harold. O cânone ocidental. Os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995.1
CANDIDO, Antonio. "O direito à literatura". In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1988.
CAPDEVILLA, Analía. “La enseñanza de la literatura como problema teórico”. In: La enseñanza de la literatura como problema. Cuaderno 1 del “Centro de Estudios sobre la Enseñanza de la Literatura”. Rosario: UNR, 1997.
CÁRCAMO, Silvia. “Debates de la actualidad: literatura y formación de profesores”. In: abeache, año 3, n. 4, 2013.
CELLA, Susana (comp.). Dominios de la literatura. Acerca del canón. Bs. As.: Losada, 1998.
ECO, Umberto. Lector in fabula (Cap. III “O leitor modelo’).
GIORDANO, Alberto. Modos del ensayo. De Borges a Piglia. Rosario: Beatriz Viterbo, 2005.
GINZBURG, Jaime. “Idealismo e consciência política em teoria da literatura”, paper.
_____________. “Notas sobre o ensino de interpretação de textos literários”, paper.
GONZÁLEZ ECHEVARRÍA, Roberto. “A brief history of the history of Spanish American Literature”. In: GONZÁLEZ ECHEVARRÍA, Roberto (edited by). The Cambridge History of Latin American Literature. Volume I. Cambridge University Press, 1996.
GUTIERREZ GIRARDOT, Rafael. “El problema de una periodización de la historia literaria latinoamericana”. In: PIZARRO, Ana (org.). La literatura latinoamericana como proceso. Bs. As.: Cedal, 1985.
IDELBER AVELAR. "A dissolução da universidade na universalidade do mercado". In: Alegorias da derrota. pp. 95-103.
ISER, Wolfgang. “A interação do texto com o leitor”. In: COSTA LIMA, Luiz (coord.). A leitura e o leitor,
Jauss. “O texto poético na mudança do horizonte de leitura”. In: COSTA LIMA, Luiz (coord.). Teorias da literatura em suas fontes.
JITRIK, Noé. “Canonica, regulatoria y transgresiva”. In: CELLA, Susana (comp.). Dominios de la literatura. Acerca del canón. Bs. As.: Losada, 1998.
KLAHN, Norma e Corral, Wilfredo (comp). Los novelistas como críticos. México: FCE, 1999.
LAGMANOVICH, David. “Canon y vanguardia. Una perspectiva sudamericana”. In: Canon y poder en América Latina. Köln: Universidad de Colonia, 2000.
LUZI, Alfredo. “Entre sociología y semiología: la didáctica de la literatura”. In: La enseñanza de la literatura como problema. Cuaderno 1 del “Centro de Estudios sobre la Enseñanza de la Literatura”. Rosario: UNR, 1997.
MARTÍNEZ, Agustín. “Problemas de historiografia latinoamericana”. In: Crítica y cultura em América Latina. Caracas: FCE, 1990.
MEC. “Parâmetros curriculares para o ensino de literatura” (2006) e “Parâmetros curriculares Nacionais” (2002)
MILIANI, Domingo. “Historiografía literária: ¿períodos históricos o códigos culturales?”. In: PIZARRO, Ana (org.). La literatura latinoamericana como proceso. Bs. As.: Cedal, 1985.
OLMOS, Ana Cecília. “La crítica de los escritores como discurso de la subjetividad”. In: Hispanismo 2004. Florianópolis: UFSC, 2004.
PETIT, Michele. “El derecho a la metáfora”. In: Signo&Seña. nº 18, 2008, UBA, pp.131-144.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. “Consideração intempestiva sobre o ensino da literatura”. In: Inútil poesia. São Paulo: Companhia das letras, 2000.
_________________. “Literatura para todos”. In: Literatura e sociedade, no.9, 2006.
PIZARRO, Ana. América Latina: Palavra, Literatura e Cultura. Memorial, Unicamp, 1995.
RAMA, Ángel. “Algunas sugerencias de trabajo para una aventura intelectual de integración”. PIZARRO, Ana (org.). La literatura latinoamericana como proceso. Bs. As.: Cedal, 1985.
RETAMOSO, Roberto “Historia literaria y pedagogía de la literatura”. In: La enseñanza de la literatura como problema. Cuaderno 1 del “Centro de Estudios sobre la Enseñanza de la Literatura”. Rosario: UNR, 1997.
SECRETARIA DE ESTADO da EDUCAÇÂO. “Currículo do Estado de São Paulo”.
SCHWARTZ, Jorge. “Os cultural studies e o ensino da literatura hoje”, trabalho apresentado ao Simpósio Internacional Cultura, Cultura política e universidade
SUBIRATS, Eduardo. “Siete tesis contra el hispanismo”. In: Hispanismo 2004. Florianópolis: UFSC, 2004.
TATIÁN, Diego. "La vida de los estudiantes". In: Página 12, 15 de octubre de 2013.
TODOROV, Tzvetan. A Literatura em perigo (“Prólogo”, “A literatura reduzida ao absurdo”, “Além da escola”). Flammarion, 2007.
WENTZLAFF-EGGEBERT; MARTIN TRAINE. “Canon y poder. Finalidades del canon literario de Quintiliano a Harold Bloom”. In: Canon y poder en América Latina. Köln: Universidad de Colonia, 2000
ZANETTI, Susana. “Apuntes acerca del canon latinoamericano”. In: CELLA, Susana (comp.). Dominios de la literatura. Acerca del canon. Bs. As.: Losada, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para 0800008

Clique para consultar o oferecimento para 0800008

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP