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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
 
Disciplina: 0800008 - Atividades de Estágio: Espanhol
Internship activities

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 100 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Refletir criticamente sobre os processos de configuração das literaturas espanhola e hispano-americana nas suas relações com os âmbitos da pesquisa universitária e da docência em diferentes níveis do ensino.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2380047 - Pablo Fernando Gasparini
 
Programa Resumido
Considerando que o ensino das chamadas literaturas hispânicas pressupõe determinadas escolhas teóricas e a problematização de especificas convicções estéticas e ideológicas, esta disciplina propõe examinar criticamente alguns aspectos teóricos e históricos relevantes para a configuração de currículos debruçados sobre essas literaturas.
 
 
 
Programa
1. A conversão da literatura em objeto disciplinar: perspectivas.
2. Problemas de historiografia literária nas literaturas espanhola e hispano-americana.
3. Questões de cânone nas literaturas espanhola e hispano-americana.
4. Teorias da leitura e sua relação com o ensino de literatura e a avaliação.
5. Desafios do ensino das literaturas hispânicas como literaturas estrangeiras modernas.
6. Analise de programas e de diretrizes curriculares para o ensino das literaturas hispânicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo-dedutivo, interativo e expositivo (docente e discente)
Critério
A avaliação será realizada a partir das atividades propostas pelo docente, entre outras 1) coleta de planos de estudo de literaturas hispânicas em instituições do Estado de São Paulo; 2) leitura crítica dos planos coletados; 3) Elaboração de um plano de estudo alternativo; 4) Preparação de uma aula a partir do conteúdo do plano alternativo.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: até a primeira semana letiva do semestre subseqüente da reprovação.
 
Bibliografia
     
BARTHES, Roland “Reflexões a respeito de um manual”. In: O rumor da língua. Tradução Mario Laranjeira. São Paulo, Brasiliense, 1988.
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Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidades escolares (estudantes, docentes, gestores, colaboradores, famílias) e demais espaços educativos (centros de estudo de língua, cursinhos populares, ONGs, coletivos, instituições culturais, centros comunitários, dentre outros).
Objetivos da atividade
Promover a inserção social da FFLCH por meio da integração entre universidade, espaços educativos formais e não formais e instituições culturais. Propiciar experiências formativas complementares aos licenciandos por meio do seu envolvimento na gênese, no planejamento, na preparação e na implementação de atividades de impacto social focadas, primariamente, em grupos externos à universidade. Gerar ações de impacto voltadas ao enfrentamento de problemas sociais, de caráter educativo e cultural, que gerem benefícios concretos, epistêmicos ou práticos, aos grupos tomados como alvo das atividades.
Descrição da atividade
Elaboração de produtos para difusão de saberes junto às comunidades escolares e demais espaços educativos: sequências, módulos e protótipos didáticos; jogos didáticos; aplicativos; exposições; mostras artísticas e culturais; páginas da internet; vídeos; podcasts. Planejamento, preparação e implementação de projetos de ensino-aprendizagem de língua e literatura em espaços educativos formais e não formais. Oferecimento de oficinas e minicursos para docentes e educandos. Realização de círculos e ciclos de leitura. Tutoria e acompanhamento de educandos. Observação: As exatas atividades a serem realizadas podem variar de acordo com o docente supervisor, com as comunidades educativas participantes e com o grupo específico de licenciandos.
Indicadores de avaliação da atividade
Os licenciandos serão avaliados, na instância universitária, pela presença nas reuniões com o supervisor do estágio, pelos relatórios elaborados e/ou pela partilha de experiências no âmbito dos encontros da disciplina. A atividade desenvolvida será avaliada pelo grupo-alvo por meio de formulários impressos e/ou digitais, ou ainda de entrevistas escritas ou orais, contemplando os seguintes aspectos (lista não exaustiva): (i) organização; (ii) impacto; (iii) relevância; (iv) alcance.

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