Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar atividades práticas relativas ao processo de ensino-aprendizagem de línguas. Discutir estratégias que lhes permitam atuar como professor, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver um trabalho docente teoricamente fundamentado e de cunho crítico-reflexivo. O trabalho baseia-se, fundamentalmente, na construção de conhecimentos a partir de desafios a serem enfrentados no cotidiano da futura prática profissional. A problematização é o ponto a partir do qual se articulam teoria e prática, e permite que os alunos, de forma colaborativa, construam o conhecimento e reflitam sobre as suas experiências.
Discussão sobre as competências linguístico-comunicativa e didática do professor de italiano como língua estrangeira; documentos oficiais que orientam o ensino de línguas estrangeiras; elaboração de projetos, de sequências didáticas e de planos de aula voltados para o ensino de italiano; elaboração de materiais didáticos a serem aplicados em aulas para diferentes faixas etárias e em diferentes contextos: institutos de idiomas e escolas de Ensino Fundamental e Médio.
(1) Abordagens de ensino de línguas.(2) Especificidades do ensino de italiano para crianças e adultos.(3) Os documentos oficiais para ensino de línguas: Quadro Comum de Referência Europeu e os Parâmetros Curriculares Nacionais.(4) Pressupostos teóricos para produção e análise de materiais didáticos.(5) O ensino integrado das 4 habilidades comunicativas.(6) Tipologia de atividades no ensino de línguas.(7) As tecnologias de comunicação e de informação no ensino de italiano.
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