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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
 
Disciplina: 0800009 - Atividades de Estágio: Italiano
Italian: Traineeship Activities

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar atividades práticas relativas ao processo de ensino-aprendizagem de línguas. Discutir estratégias que lhes permitam atuar como professor, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver um trabalho docente teoricamente fundamentado e de cunho crítico-reflexivo. O trabalho baseia-se, fundamentalmente, na construção de conhecimentos a partir de desafios a serem enfrentados no cotidiano da futura prática profissional. A  problematização é o ponto a partir  do qual se articulam teoria e prática, e permite que os alunos, de forma colaborativa, construam o conhecimento e reflitam sobre as suas experiências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6352988 - Fernanda Landucci Ortale
 
Programa Resumido
Discussão sobre as competências linguístico-comunicativa e didática do professor de italiano como língua estrangeira; documentos oficiais que orientam o ensino de línguas estrangeiras; elaboração de projetos, de sequências didáticas e de planos de aula voltados para o ensino de italiano; elaboração de materiais didáticos a serem aplicados em aulas para diferentes faixas etárias e em diferentes contextos: institutos de idiomas e escolas de Ensino Fundamental e Médio.
 
 
 
Programa
(1)	Abordagens de ensino de línguas.
(2) Especificidades do ensino de italiano para crianças e adultos.
(3) Os documentos oficiais para ensino de línguas: Quadro Comum de Referência Europeu e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
(4) Pressupostos teóricos para produção e análise de materiais didáticos.
(5) O ensino integrado das 4 habilidades comunicativas.
(6) Tipologia de atividades no ensino de línguas.
(7) As tecnologias de comunicação e de informação no ensino de italiano.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussões sobre Problemas de Ensino, apresentação de análise de materiais didáticos, apresentação de sequências didáticas elaboradas com materiais produzidos pelos alunos, aulas expositivo-dialógicas, reuniões de supervisão do trabalho de preparação de materiais e do plano de aula, sessões reflexivas sobre o processo de preparação e regência de aula.
Critério
Avaliação constante baseada na participação durante aulas teóricas e também no cumprimento das atividades práticas de preparação de aula e regência; elaboração de textos reflexivos e de resenhas.
Norma de Recuperação
Não há recuperação em Atividades e Estágio.
 
Bibliografia
     
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