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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
 
Disciplina: 0800014 - Atividades de Estágio: Língua Portuguesa
Internship Activities on Portuguese Language

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
527237 - Beatriz Daruj Gil
5048920 - Maria Ines Batista Campos Noel Ribeiro
 
Programa Resumido
Reflexões sobre o ensino de língua, no âmbito da educação básica; elaboração de projetos pedagógicos e planejamentos didáticos, levando em conta recursos materiais e condições de ensino e aprendizagem da língua materna. Realização de atividades voltadas à prática pedagógica no cotidiano escolar.
 
 
 
Programa
2022; Critérios de avaliação e parâmetros para elaboração de materiais didáticos;
2022; O professor de português: entre a formação e o exercício profissional;
2022; Currículos escolares e ensino de língua portuguesa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas, com o emprego de diversos recursos tecnológicos educacionais. Atividades dirigidas: análises de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Condução de atividades práticas para a elaboração de sequências didáticas e materiais didáticos. Leituras orientadas e pesquisa bibliográfica.
Critério
Apresentação de projetos, materiais e planos de acordo com o método de avaliação adotado.
Norma de Recuperação
Disciplina sem recuperação.
 
Bibliografia
     
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Org., Trad., Posfácio e notas Paulo Bezerra. Notas da edição russa Serguei Botcharov. São Paulo: 34, 2016.
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BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.
CAMPOS, Maria Inês B. Ensinar o prazer de ler. São Paulo: Olho d’Água, 2003.
CAMPOS, M.I. & ASSUMPÇÃO, N. Esferas das linguagens: literatura, produção de textos e gramática em uso no ensino médio. Vol.1. São Paulo: FTD, 2017.
CAMPOS, M.I. & ASSUMPÇÃO, N.  Esferas das linguagens: literatura, produção de textos e gramática em uso no ensino médio. Vol.2. São Paulo: FTD, 2017.
CAMPOS, M.I. & ASSUMPÇÃO, N. Esferas das linguagens: literatura, produção de textos e gramática em uso no ensino médio. Vol.2. São Paulo: FTD, 2017.
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SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Trilhas de aprendizagens: Ensino Fundamental – 9º ano. – São Paulo: SME / COPED, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1VKLjfkfRaX3xrDvBG30JGTLY-Xk7OC-a/view>. Acesso em: 01 set. 2020.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Trilhas de Aprendizagens: Ensino Médio. – São Paulo: SME / COPED, 2020. Disponível em:
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UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris, UNESCO, 2017. Disponível em: https://ods.imvf.org/wp-content/uploads/2018/12/Recursos-ods-objetivos-aprendizagem.pdf . Acesso em: 07/09/2020.
VILELA, M. e KOCH, V. I. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Notas e glossário Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2017.
 

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