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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
 
Disciplina: 0800014 - Atividades de Estágio: Língua Portuguesa
Internship Activities on Portuguese Language

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 100 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
527237 - Beatriz Daruj Gil
5048920 - Maria Ines Batista Campos Noel Ribeiro
 
Programa Resumido
Reflexões sobre o ensino de língua, no âmbito da educação básica; elaboração de projetos pedagógicos e planejamentos didáticos, levando em conta recursos materiais e condições de ensino e aprendizagem da língua materna. Realização de atividades voltadas à prática pedagógica no cotidiano escolar.
 
 
 
Programa
2022; Critérios de avaliação e parâmetros para elaboração de materiais didáticos;
2022; O professor de português: entre a formação e o exercício profissional;
2022; Currículos escolares e ensino de língua portuguesa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas, com o emprego de diversos recursos tecnológicos educacionais. Atividades dirigidas: análises de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Condução de atividades práticas para a elaboração de sequências didáticas e materiais didáticos. Leituras orientadas e pesquisa bibliográfica.
Critério
Apresentação de projetos, materiais e planos de acordo com o método de avaliação adotado.
Norma de Recuperação
Disciplina sem recuperação.
 
Bibliografia
     
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Org., Trad., Posfácio e notas Paulo Bezerra. Notas da edição russa Serguei Botcharov. São Paulo: 34, 2016.
BRAIT, B. PCNs, gêneros e ensino de língua: faces discursivas da textualidade. In: ROJO, R. (org) A prática de linguagem em sala de aula – praticando os PCNs. São Paulo: EDUC, Campinas: Mercado de Letras, 2000. p.15-26.
BRANDÃO, H.(org) Introdução. In: Gêneros do discurso na escola. São Paulo: Cortez, 2000, vol. 5. 
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 01 ago. 2021.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2020: língua portuguesa, ensino fundamental, anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019.
BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2018 (ensino médio), Língua Portuguesa. MEC: Brasília.
BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.
CAMPOS, Maria Inês B. Ensinar o prazer de ler. São Paulo: Olho d’Água, 2003.
CAMPOS, M.I. & ASSUMPÇÃO, N. Esferas das linguagens: literatura, produção de textos e gramática em uso no ensino médio. Vol.1. São Paulo: FTD, 2017.
CAMPOS, M.I. & ASSUMPÇÃO, N.  Esferas das linguagens: literatura, produção de textos e gramática em uso no ensino médio. Vol.2. São Paulo: FTD, 2017.
CAMPOS, M.I. & ASSUMPÇÃO, N. Esferas das linguagens: literatura, produção de textos e gramática em uso no ensino médio. Vol.2. São Paulo: FTD, 2017.
CAMPOS, M.I. & ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa, literatura, produção de textos e gramática em uso no ensino médio. Vol.1. São Paulo: Scipione, 2007.
CASTILHO, A .T. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 1998.
CEREJA, W. R.  Ensino de língua portuguesa: entre a tradição e a enunciação. In. HENRIQUES, C.C.; PEREIRA, M.T.G. (orgs.) Língua e transdisciplinaridade: rumos, conexões, sentidos. São Paulo: Contexto, 2002, p. 153-165.
CEREJA, W. R. Gramática: interação, texto e reflexão - uma proposta de ensino e aprendizagem de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio. In: BASTOS, N.B. (org.) Língua Portuguesa – uma visão em mosaico. São Paulo: IP-PUC-SP/EDUC, 2002, p. 247-254. 
DIONISIO, A. P. e BEZERRA, M. A. O livro didático de português. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
FARACO, C. A.; VIEIRA, F. E. Gramáticas em perspectiva. In: FARACO, C. A.; VIEIRA, F. E. Gramáticas brasileiras: com a palavra, os leitores. São Paulo: Parábola, 2016, p. 293-318.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do esgotamento. In: Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. 2. Ed. ampliada. Petrópolis, RJ, 2017, p. 79-128.
NEVES, M. H. de M. Que gramática ensinar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003.
PRETI, D. Oralidade e gíria: como tratá-las no ensino. In: BASTOS, N.B. (org.) Língua Portuguesa – uma visão em mosaico. São Paulo: IP-PUC-SP/EDUC, 2002, p.193-200.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental: componente curricular: Língua Portuguesa. – 2.ed. – São Paulo: SME / COPED, 2019.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Trilhas de aprendizagens: Ensino Fundamental – 6º ano. – São Paulo: SME / COPED, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1tVG15pl0iYJzduMRrG7q2hp6NemEjoxj/view. Acesso em: 01 set. 2020.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Trilhas de aprendizagens: Ensino Fundamental – 7º ano. – São Paulo: SME / COPED, 2020. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1VRygSiW37lATtMYvMwX_-DPXU9w_Atqz/view. Acesso em: 01 set. 2020.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Trilhas de aprendizagens: Ensino Fundamental – 8º ano. – São Paulo: SME / COPED, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1s5oCNGY3Tt-uzGgSivS1oYvbtaumhoAd/view. Acesso em: 01 set. 2020.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Trilhas de aprendizagens: Ensino Fundamental – 9º ano. – São Paulo: SME / COPED, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1VKLjfkfRaX3xrDvBG30JGTLY-Xk7OC-a/view>. Acesso em: 01 set. 2020.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Trilhas de Aprendizagens: Ensino Médio. – São Paulo: SME / COPED, 2020. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/132PHrSnOUPv-mT9FNleV_Mc2qDe12el-/view. Acesso em: 01 set. 2020.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris, UNESCO, 2017. Disponível em: https://ods.imvf.org/wp-content/uploads/2018/12/Recursos-ods-objetivos-aprendizagem.pdf . Acesso em: 07/09/2020.
VILELA, M. e KOCH, V. I. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Notas e glossário Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2017.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidades escolares (estudantes, docentes, gestores, colaboradores, famílias) e demais espaços educativos (centros de estudo de língua, cursinhos populares, ONGs, coletivos, instituições culturais, centros comunitários, dentre outros).
Objetivos da atividade
Promover a inserção social da FFLCH por meio da integração entre universidade, espaços educativos formais e não formais e instituições culturais. Propiciar experiências formativas complementares aos licenciandos por meio do seu envolvimento na gênese, no planejamento, na preparação e na implementação de atividades de impacto social focadas, primariamente, em grupos externos à universidade. Gerar ações de impacto voltadas ao enfrentamento de problemas sociais, de caráter educativo e cultural, que gerem benefícios concretos, epistêmicos ou práticos, aos grupos tomados como alvo das atividades.
Descrição da atividade
Elaboração de produtos para difusão de saberes junto às comunidades escolares e demais espaços educativos: sequências, módulos e protótipos didáticos; jogos didáticos; aplicativos; exposições; mostras artísticas e culturais; páginas da internet; vídeos; podcasts. Planejamento, preparação e implementação de projetos de ensino-aprendizagem de língua e literatura em espaços educativos formais e não formais. Oferecimento de oficinas e minicursos para docentes e educandos. Realização de círculos e ciclos de leitura. Tutoria e acompanhamento de educandos. Observação: As exatas atividades a serem realizadas podem variar de acordo com o docente supervisor, com as comunidades educativas participantes e com o grupo específico de licenciandos.
Indicadores de avaliação da atividade
Os licenciandos serão avaliados, na instância universitária, pela presença nas reuniões com o supervisor do estágio, pelos relatórios elaborados e/ou pela partilha de experiências no âmbito dos encontros da disciplina. A atividade desenvolvida será avaliada pelo grupo-alvo por meio de formulários impressos e/ou digitais, ou ainda de entrevistas escritas ou orais, contemplando os seguintes aspectos (lista não exaustiva): (i) organização; (ii) impacto; (iii) relevância; (iv) alcance.

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