Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
 
Disciplina: 0800024 - Atividades de Estágio: Literatura Brasileira
Internship Activities on Brazilian Literature

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 100 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
244600 - André Luís Rodrigues
808762 - Hélio de Seixas Guimarães
 
Programa Resumido
Reflexões sobre o ensino de literatura brasileira, no âmbito da educação básica; elaboração de projetos pedagógicos e planejamentos didáticos, levando em conta recursos materiais e condições de ensino e aprendizagem da literatura. Realização de atividades voltadas à prática pedagógica no cotidiano escolar.
 
 
 
Programa
• A constituição do cânone no âmbito pedagógico;
• O ensino de literatura no plano geral e nas especificidades da literatura brasileira;
• Currículos escolares e ensino de literatura.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas, com o emprego de diversos recursos tecnológicos educacionais. Atividades dirigidas: análises de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Condução de atividades práticas para a elaboração de sequências didáticas e materiais didáticos. Leituras orientadas e pesquisa bibliográfica.
Critério
Apresentação de projetos, materiais e planos de acordo com o método de avaliação adotado.
Norma de Recuperação
Disciplina sem recuperação.
 
Bibliografia
     
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Ática, 1985.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.
DIRETRIZES Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2013. 
SOUZA, Roberto Acízelo et alii. História da literatura: práticas analíticas. Rio de Janeiro: Makunaíma, 2012. 2v

 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidades escolares (estudantes, docentes, gestores, colaboradores, famílias) e demais espaços educativos (centros de estudo de língua, cursinhos populares, ONGs, coletivos, instituições culturais, centros comunitários, dentre outros).
Objetivos da atividade
Promover a inserção social da FFLCH por meio da integração entre universidade, espaços educativos formais e não formais e instituições culturais. Propiciar experiências formativas complementares aos licenciandos por meio do seu envolvimento na gênese, no planejamento, na preparação e na implementação de atividades de impacto social focadas, primariamente, em grupos externos à universidade. Gerar ações de impacto voltadas ao enfrentamento de problemas sociais, de caráter educativo e cultural, que gerem benefícios concretos, epistêmicos ou práticos, aos grupos tomados como alvo das atividades.
Descrição da atividade
Elaboração de produtos para difusão de saberes junto às comunidades escolares e demais espaços educativos: sequências, módulos e protótipos didáticos; jogos didáticos; aplicativos; exposições; mostras artísticas e culturais; páginas da internet; vídeos; podcasts. Planejamento, preparação e implementação de projetos de ensino-aprendizagem de língua e literatura em espaços educativos formais e não formais. Oferecimento de oficinas e minicursos para docentes e educandos. Realização de círculos e ciclos de leitura. Tutoria e acompanhamento de educandos. Observação: As exatas atividades a serem realizadas podem variar de acordo com o docente supervisor, com as comunidades educativas participantes e com o grupo específico de licenciandos.
Indicadores de avaliação da atividade
Os licenciandos serão avaliados, na instância universitária, pela presença nas reuniões com o supervisor do estágio, pelos relatórios elaborados e/ou pela partilha de experiências no âmbito dos encontros da disciplina. A atividade desenvolvida será avaliada pelo grupo-alvo por meio de formulários impressos e/ou digitais, ou ainda de entrevistas escritas ou orais, contemplando os seguintes aspectos (lista não exaustiva): (i) organização; (ii) impacto; (iii) relevância; (iv) alcance.

Clique para consultar os requisitos para 0800024

Clique para consultar o oferecimento para 0800024

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP