Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
Reflexões sobre o ensino de literatura brasileira, no âmbito da educação básica; elaboração de projetos pedagógicos e planejamentos didáticos, levando em conta recursos materiais e condições de ensino e aprendizagem da literatura. Realização de atividades voltadas à prática pedagógica no cotidiano escolar.
• A constituição do cânone no âmbito pedagógico; • O ensino de literatura no plano geral e nas especificidades da literatura brasileira; • Currículos escolares e ensino de literatura.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Ática, 1985. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011. DIRETRIZES Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2013. SOUZA, Roberto Acízelo et alii. História da literatura: práticas analíticas. Rio de Janeiro: Makunaíma, 2012. 2v