Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
Reflexões sobre o ensino de literatura portuguesa, no âmbito da educação básica; elaboração de projetos pedagógicos e planejamentos didáticos, levando em conta recursos materiais e condições de ensino e aprendizagem da literatura. Realização de atividades voltadas à prática pedagógica no cotidiano escolar.
• A constituição do cânone no âmbito pedagógico; • O ensino de literatura no plano geral e nas especificidades da literatura portuguesa; • Currículos escolares e ensino de literatura.
BORDINI, Maria da Glória & AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura. A formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1986. DAVID, Sergio Nazar. O ensino da literatura portuguesa no 2º grau. Idioma- 18. http://www.institutodeletras.uerj.br/idioma/numeros/18/idioma18_a11.pdf. Acesso em 15/abr./2014.