Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
 
Disciplina: 0800034 - Atividades de Estágio: Literatura Portuguesa
Internship Activities on Portuguese Literature

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2334761 - Annie Gisele Fernandes
3016271 - Caio Márcio Poletti Lui Gagliardi
94847 - Flavia Maria Ferraz Sampaio Corradin
2784256 - Marlise Vaz Bridi
3426139 - Paulo Fernando da Motta de Oliveira
 
Programa Resumido
Reflexões sobre o ensino de literatura portuguesa, no âmbito da educação básica; elaboração de projetos pedagógicos e planejamentos didáticos, levando em conta recursos materiais e condições de ensino e aprendizagem da literatura. Realização de atividades voltadas à prática pedagógica no cotidiano escolar.
 
 
 
Programa
• A constituição do cânone no âmbito pedagógico;
• O ensino de literatura no plano geral e nas especificidades da literatura portuguesa;
• Currículos escolares e ensino de literatura.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas, com o emprego de diversos recursos tecnológicos educacionais. Atividades dirigidas: análises de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Condução de atividades práticas para a elaboração de sequências didáticas e materiais didáticos. Leituras orientadas e pesquisa bibliográfica.
Critério
Apresentação de projetos, materiais e planos de acordo com o método de avaliação adotado.
Norma de Recuperação
Disciplina sem recuperação.
 
Bibliografia
     
BORDINI, Maria da Glória & AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura. A formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1986.
DAVID, Sergio Nazar. O ensino da literatura portuguesa no 2º grau. Idioma- 18. http://www.institutodeletras.uerj.br/idioma/numeros/18/idioma18_a11.pdf. Acesso em 15/abr./2014.
 

Clique para consultar os requisitos para 0800034

Clique para consultar o oferecimento para 0800034

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP