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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
 
Disciplina: 0800044 - Atividades de Estágio: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa
Internship Activities on Comparative Studies in Lusophone Literatures

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 100 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Fornecer subsídios práticos aos alunos para que, por meio da abordagem comparativa das literaturas de língua portuguesa, possam apresentar propostas de intervenção no âmbito da escola (planos de aulas, sequências didáticas, etc.) e, mais especificamente, no âmbito do componente curricular de “Português”, tendo como ponto de partida a aplicação da Lei 11.645/08. Formar alunos que possam atuar pedagogicamente no combate à discriminação cultural e étnico-racial. Refletir sobre as relações étnico-raciais e educação: as leis 10639/03 e 11645/08. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5763421 - Emerson da Cruz Inacio
992985 - Fabiana Buitor Carelli
1779515 - Rosangela Sarteschi
1764978 - Vima Lia de Rossi Martin
 
Programa Resumido
O ensino de Literatura no plano geral e nas especificidades da Língua Portuguesa. Reflexões sobre o ensino das literaturas de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe) no âmbito da educação básica. Reflexão sobre as relações étnico-raciais, de gênero e educação. Elaboração de projetos pedagógicos e planejamentos didáticos por meio da abordagem comparativa das literaturas de língua portuguesa à luz da Lei 11.645/08 (que modifica a Lei 10.639/03). Diversidade cultural e educação. A leitura literária na escola. As leis 10.639/03 e 11.645/08: alcance e limites na sua aplicação no contexto da LDB 9.394/96. Literatura para jovens: textos brasileiros, portugueses e africanos. A constituição do cânone no âmbito pedagógico. Currículos escolares e ensino de literatura.
 
 
 
Programa
O ensino de Literatura no plano geral e nas especificidades da Língua Portuguesa. Reflexões sobre o ensino das literaturas de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe) no âmbito da educação básica. Reflexão sobre as relações étnico-raciais, de gênero e educação. Elaboração de projetos pedagógicos e planejamentos didáticos por meio da abordagem comparativa das literaturas de língua portuguesa à luz da Lei 11.645/08 (que modifica a Lei 10.639/03). Diversidade cultural e educação. A leitura literária na escola. As leis 10.639/03 e 11.645/08: alcance e limites na sua aplicação no contexto da LDB 9.394/96. Literatura para jovens: textos brasileiros, portugueses e africanos. A constituição do cânone no âmbito pedagógico. Currículos escolares e ensino de literatura.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas, com o emprego de diversos recursos tecnológicos educacionais. Atividades dirigidas: análises de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Condução de atividades práticas para a elaboração de sequências didáticas e materiais didáticos. Leituras orientadas e pesquisa bibliográfica.
Critério
Apresentação de projetos, materiais e planos de acordo com o método de avaliação adotado.
Norma de Recuperação
Disciplina sem recuperação.
 
Bibliografia
     
ABDALA JR., Benjamin. De vôos e ilhas – Literatura e Comunitarismos. São Paulo: Ed. Ateliê, 2003.
ABRAMOVAY, Miriam, ANDRADE, Eliane Ribeiro & ESTEVES, Luiz Carlos Gil (org). Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Unesco, 2007. 342 p. (Coleção Educação para todos n. 27)
ABRAMOWICZ, Anete, BARBOSA, Lucia Maria de Assunção & SILVÉRIO, Valter Roberto (org). Educação como prática da diferença. Campinas: Editora autores associados, 2006.
ABREU, Márcia. Cultura letrada. Literatura e cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
AMÂNCIO, Íris Maria da Costa. Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. (Org. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani). Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
BRAGA, Maria Lucia de Santana, SOUZA, Edileuza Penha de & PINTO, Ana Flávia Magalhães. Dimensões da inclusão no ensino médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola. Brasília: MEC/SECAD, 2006. (Coleção Educação para todos n. 9)
BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal no. 10639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. (Coleção Educação para todos n. 2)
BRASIL. Educação como exercício de diversidade. Brasília: MEC/UNESCO/ANPED, 2005. (Coleção Educação para todos n. 7)
CANDIDO, Antonio. “A literatura e a formação do homem” In: Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34. Coleção Espírito Crítico (seleção, apresentações e notas de Vinícius Dantas), 2002, p. 77-92
CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura” In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CASTRILLON, Silvia. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Ed. Pulo do gato, 2011.
CHIAPPINI, Ligia. Reinvenção da Catedral. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
CUTI e FERNANDES, Maria das Dores (org.). Consciência negra do Brasil: os principais livros. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2002.
DUARTE, Eduardo de Assis & FONSECA, Maria Nazareth Soares (org.). Literatura e afrodescendência no Brasil. Antologia crítica. 4 volumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura – uma introdução. São Paulo: Martins Fontes. 2001
FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Ed. Dominus e Ed. da USP, 1966.
FIGUEIREDO, Maria do Carmo Lanna e FONSECA, Maria Nazareth Soares. Poéticas afro-brasileiras. Belo Horizonte: Mazza/PUC-MG, 2002.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Ed., 1984.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1982.
GOMES, Nilma Lino (org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
HENRIQUES, Ricardo, FRANCO, Claudia Tereza Signori & TELES, Jorge Luiz. Diversidade na Educação: como indicar as diferenças? Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Unesco, 2006. (Coleção Educação para todos n. 25)
HERNANDES, Leila Leite. A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro, 2005.
hooks, bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LEAHY-DIOS, Cyana.  Educação literária como metáfora social – desvios e rumos. Rio de Janeiro: EdUFF, 2000.
LOPES, Nei. Dicionário escolar afro-brasileiro. São Paulo: Selo Negro Edições, 2006.
LOPES, Nei. O racismo explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
MUNANGA, Kabengele (org). Superando o racismo na escola. Brasília: MEC/SECAD/BID/UNESCO, 2005.
MUNANGA, Kabengele. Negritude - Usos e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica Editora,2009.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Malungos na escola – questões sobre culturas afrodescendentes e educação.  São Paulo: Paulinas, 2007. (Coleção Educação em foco)
PETIT, Michéle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.
PROENÇA FILHO, Domício. A Trajetória do Negro na Literatura Brasileira. In: Revista do Instituto de Estudos Avançados. São Paulo: IEB/USP, 2004, no. 50.
RAMOS, Marise Nogueira, ADÃO, Jorge Manuel & BARROS, Graciete Maria Nascimento. Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC, 2003.
REZENDE, Neide, JOVER-FALEIROS, Rita & DALVI, Maria Amélia (org). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
ROMÃO. Jeruse. História da educação do negro e outras histórias. Brasília: MEC/SECAD/BID/UNESCO. (Coleção Educação para todos n. 6)
SANTOS, Renato e LOBATO, Fátima (orgs.). Ações afirmativas. Políticas públicas contra as desigualdades raciais. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2003.
SANTOS, Sales Augusto dos (org). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: MEC;SECAD, 2005. (Coleção Educação para todos n. 5)
SERRANO, C. e WALDMAN, M. Memória d’África: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Alberto da Costa e. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Racismo em livros didáticos: estudo sobre negros e brancos em livros de Língua Portuguesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SILVA, Cidinha da (org). Africanidades e relações raciais – insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil. Brasília: Fundação Palmares, 2014.
SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
TOLENTINO, Luana. Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018.

 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidades escolares (estudantes, docentes, gestores, colaboradores, famílias) e demais espaços educativos (centros de estudo de língua, cursinhos populares, ONGs, coletivos, instituições culturais, centros comunitários, dentre outros).
Objetivos da atividade
Promover a inserção social da FFLCH por meio da integração entre universidade, espaços educativos formais e não formais e instituições culturais. Propiciar experiências formativas complementares aos licenciandos por meio do seu envolvimento na gênese, no planejamento, na preparação e na implementação de atividades de impacto social focadas, primariamente, em grupos externos à universidade. Gerar ações de impacto voltadas ao enfrentamento de problemas sociais, de caráter educativo e cultural, que gerem benefícios concretos, epistêmicos ou práticos, aos grupos tomados como alvo das atividades.
Descrição da atividade
Elaboração de produtos para difusão de saberes junto às comunidades escolares e demais espaços educativos: sequências, módulos e protótipos didáticos; jogos didáticos; aplicativos; exposições; mostras artísticas e culturais; páginas da internet; vídeos; podcasts. Planejamento, preparação e implementação de projetos de ensino-aprendizagem de língua e literatura em espaços educativos formais e não formais. Oferecimento de oficinas e minicursos para docentes e educandos. Realização de círculos e ciclos de leitura. Tutoria e acompanhamento de educandos. Observação: As exatas atividades a serem realizadas podem variar de acordo com o docente supervisor, com as comunidades educativas participantes e com o grupo específico de licenciandos.
Indicadores de avaliação da atividade
Os licenciandos serão avaliados, na instância universitária, pela presença nas reuniões com o supervisor do estágio, pelos relatórios elaborados e/ou pela partilha de experiências no âmbito dos encontros da disciplina. A atividade desenvolvida será avaliada pelo grupo-alvo por meio de formulários impressos e/ou digitais, ou ainda de entrevistas escritas ou orais, contemplando os seguintes aspectos (lista não exaustiva): (i) organização; (ii) impacto; (iii) relevância; (iv) alcance.

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