Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
(i) A constituição do cânone no âmbito pedagógico; (ii) O ensino de literatura no plano geral; (iii) Currículos escolares e ensino de literatura.
Reflexões sobre o ensino de teoria literária e literatura comparada, no âmbito da educação básica; elaboração de projetos pedagógicos e planejamentos didáticos, levando em conta recursos materiais e condições de ensino e aprendizagem da literatura. Realização de atividades voltadas à prática pedagógica no cotidiano escolar.
AGUIAR, Flávio (org). A escola e a letra. São Paulo: Boitempo, 2009. JOUVE, Vincent. A Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012. LAJOLO, Marisa Usos e abusos da literatura na escola: Bilac e a literatura escolar na República Velha. Rio de Janeiro, Globo, 1982.. ______. « O ensino da literatura ». In : Literaturas, Artes, Saberes ( org. Sandra Nitrini et alii). São Paulo: ABRALIC/HUCITEC, REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros. (Org.). Leitura de literatura na escola. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2013.