Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
 
Disciplina: 0800054 - Atividades de Estágio: Teoria Literária e Literatura Comparada
Internship activities on literary theory and comparative literature

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
854347 - Fabio Rigatto de Souza Andrade
1601580 - Marcelo Pen Parreira
1745517 - Viviana Bosi
 
Programa Resumido
(i) A constituição do cânone no âmbito pedagógico;
(ii) O ensino de literatura no plano geral;
(iii) Currículos escolares e ensino de literatura.
 
 
 
Programa
Reflexões sobre o ensino de teoria literária e literatura comparada, no âmbito da educação básica; elaboração de projetos pedagógicos e planejamentos didáticos, levando em conta recursos materiais e condições de ensino e aprendizagem da literatura. Realização de atividades voltadas à prática pedagógica no cotidiano escolar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas, com o emprego de diversos recursos tecnológicos educacionais. Atividades dirigidas: análises de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Condução de atividades práticas para a elaboração de sequências didáticas e materiais didáticos. Leituras orientadas e pesquisa bibliográfica.
Critério
Apresentação de projetos, materiais e planos de acordo com o método de avaliação adotado.
Norma de Recuperação
Disciplina sem recuperação.
 
Bibliografia
     
AGUIAR, Flávio (org). A escola e a letra. São Paulo: Boitempo, 2009.

JOUVE, Vincent. A Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012.

LAJOLO, Marisa Usos e abusos da literatura na escola: Bilac e a literatura escolar na República Velha. Rio de Janeiro, Globo, 1982..

______. « O ensino da literatura ». In : Literaturas, Artes, Saberes ( org. Sandra Nitrini et alii). São Paulo: ABRALIC/HUCITEC,

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros. (Org.). Leitura de literatura na escola. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2013.
 

Clique para consultar os requisitos para 0800054

Clique para consultar o oferecimento para 0800054

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP