Espera-se que após cursarem a disciplina, os alunos tenham visão mais aprofundada das noções de ciência e desenvolvimento do conhecimento científico; melhor habilidade no uso das principais fontes de informação científica, incluindo técnicas de busca e seleção da informação científica, leitura otimizada com ênfase na estrutura do texto e seleção de informação, análise crítica, síntese e redação de textos de divulgação científica, prevendo divulgação da informação científica nos diferentes meios de comunicação da ciência.
O programa é estruturado em aulas sobre bases de dados científicos, palestra com profissionais da área farmacêutica, desenvolvimento conjunto entre alunos, monitores e docentes de blog de divulgação científica e grupos de discussão e debates sobre assuntos complexos e contemporâneos em ciências farmacêuticas. Os profissionais farmacêuticos e temas para discussão e debate são definidos a cada ano.
1. Bases de dados – PubMed, Web of Science, ANVISA, FDA, WHO2. Redes sociais e blogs no meio científico3. Introdução a desenhos experimentais na análise de uso de medicamentos4. Palestra com profissionais farmacêuticos5. Debates sobre assuntos complexos e contemporâneos em ciências farmacêuticas6. Desenvolvimento de blog de divulgação científica da disciplina Informação científica
1. Gottschall, C. A. M. Do mito ao pensamento científico: a busca da realidade, de Tales a Einstein. 2004.2. Pourchet-Campos, M. A. A compreensão da ciência, in, Iniciação à pesquisa científica, São Paulo: SN Publicidade Ltda. 1996. Pag. 3-22.3. Vanin, J. A., Alquimista e químicos: o passado, o presente e o futuro. 10. ed., São Paulo: Moderna, 1996. 4. www.scienceblogs.com.br