Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FCF
 
Disciplina: 0900300 - Tutoria Acadêmica I
Academic Mentoring I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Acompanhar a vida acadêmica e orientar grupos de alunos no processo ensino-aprendizagem; estimular a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais da universidade; e contribuir para o conhecimento dos alunos sobre as características do seu curso e as áreas de atuação do profissional farmacêutico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
276162 - Eduardo Purgatto
3526711 - Neuza Mariko Aymoto Hassimotto
3203551 - Roberto Parise Filho
1754705 - Tania Marcourakis
 
Programa Resumido
Acompanhamento de atividades acadêmicas dos alunos. Integração em atividades acadêmicas, científicas e culturais da universidade. Desenvolvimento de competências acadêmicas. Discussão de temas sobre vida acadêmica, estrutura curricular e áreas de atuação do profissional farmacêutico.
 
 
 
Programa
1.	Acompanhamento de atividades acadêmicas dos alunos.
2.	Integração em atividades acadêmicas, científicas e culturais da universidade. 
3.	Desenvolvimento de competências acadêmicas: estratégias de estudo, gestão do tempo, pesquisa bibliográfica, organização de trabalhos. 
4.	Discussão de temas sobre vida acadêmica, estrutura curricular e áreas de atuação do profissional farmacêutico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Método de Ensino: Participação dos alunos em reuniões com o tutor. Registro das atividades propostas e realizadas. Elaboração e apresentação de relatório individual de tutoria. 2) Método de Avaliação: Participação ativa nas atividades propostas. Avaliação do relatório individual de tutoria pela Comissão de Coordenação de Curso.
Critério
Nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Não se aplica.
 
Bibliografia
     
Básica:

Programa de Tutoria Acadêmica, 2014. Disponível em:
http://fcf.usp.br/graduacao/pagina.php?menu=51&pagina=524. Acesso: 25/05/2018.

GEIB, L. T. C.; KRAHL, M.; POLETTO, D.S.; SILVA, C.B. A tutoria acadêmica no contexto histórico da educação. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 60, p.217-220, 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000200017. Acesso em 25/05/2018.

BELLODI, P. L. Mentors, students, and the undergraduate course - a virtuous circle. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, p. 382-388, 2011.

Complementar:

BELLODI, P.L., MARTINS, M.A. Tutoria: Mentoring na Formação Médica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 

Projeto Político Pedagógico do curso de Farmácia-Bioquímica 2014. Disponível em: http://fcf.usp.br/graduacao/pagina.php?menu=51&pagina=408. Acesso: 25/05/2018.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Farmácia. Ministério da Educação. CNE/CES 6/2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao. Acesso em 25/05/2018.
 

Clique para consultar os requisitos para 0900300

Clique para consultar o oferecimento para 0900300

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP