Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Disciplinas Interdepartamentais da FCF
 
Disciplina: 0909012 - Trabalho de Conclusão do Curso de Farmácia-Bioquímica
Final Project

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 10
Carga Horária Total: 300 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
A disciplina deverá propiciar aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos teórico-práticos através do tema escolhido, pela elaboração de projeto de pesquisa científica, ou relatório de investigação científica, com ênfase na solução de problemas no âmbito das Ciências Farmacêuticas. Ao final da disciplina o aluno elaborará um texto técnico com sua visão sobre o tema, baseado em pesquisa científica, e fará uma defesa oral do desenvolvimento e conclusões de seu trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93186 - Humberto Gomes Ferraz
2043263 - Suzana Caetano da Silva Lannes
 
Programa Resumido
Formulação e execução de um trabalho científico ou técnico sob orientação de um professor ou pesquisador. Formalização de trabalho final em texto, seguido de apresentação oral e defesa perante uma comissão julgadora composta por três membros.
 
 
 
Programa
1. Escolha do tema do trabalho pelo aluno e orientador, no âmbito das ciências farmacêuticas, guardando relação com o elenco de disciplinas obrigatórias e optativas do curso de graduação de Farmácia-Bioquímica;
2. Formulação de projeto e execução de trabalho científico ou técnico que contenha introdução, justificativa, objetivos métodos, resultados, discussão, conclusões e bibliografia consultada;
3. Apresentação escrita e oral do TCC concluído;
4. Avaliação do trabalho final perante uma banca examinadora.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Um formulário/roteiro para elaboração de projeto está disponível aos alunos no sítio www.fcf.usp.br/tcc . Aluno e orientador submetem o projeto à Comissão de TCC que avaliará a proposta, podendo sugerir alterações de conteúdo ou de âmbito da pesquisa. O aluno é orientado quanto à forma de apresentação pelos membros da Comissão durante a preparação de seu trabalho.

2) Método de Avaliação:
A avaliação final é feita por uma banca examinadora composta por três professores ou pesquisadores, sendo o orientador e mais dois membros estranhos ao projeto da pesquisa.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota média superior ou igual a 5,0 nos quesitos avaliados de texto, apresentação oral e defesa. Não haverá controle de frequência por ser o trabalho de caráter individual, desenvolvido durante o último semestre letivo.).
Norma de Recuperação
O aluno reprovado poderá matricular-se no semestre seguinte e apresentar seu TCC reformulado para submeter-se a nova avaliação.
 
Bibliografia
     
BÁSICA:
JOAQUIM MARTINS JUNIOR, Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso. 1ª ed. Editora: Vozes. 2008, 224 p.
EDUARDO MONTGOMERY MEIRA COSTA. Escrevendo trabalhos de Conclusão de Curso. 1ª ed. Editora: Alta Books. 2005, 84 p.

COMPLEMENTAR:
MARIA MEIMEI BREVIDELLI & EDVANE BIRELO LOPES DE DOMENICO. Trabalhos de Conclusão de Curso. 1ª ed. Editora Iátria. 2006, 198 p.
 

Clique para consultar os requisitos para 0909012

Clique para consultar o oferecimento para 0909012

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP