Definir empreendedorismo usando diferentes perspectivas; Explicar o valor do empreendedorismo para a sociedade; Explicar as diferentes perspectivas teóricas ligadas à oportunidade; Compreender o uso da imaginação no processo empreendedor; Estar equipado de uma série de conceitos e ferramentas para suportar as decisões ligadas à fundação da start-up; Compreender e aplicar as técnicas de design thinking ao desenvolvimento de inovações; Entender as principais abordagens para o desenvolvimento de produtos; Definir, modelar e projetar modelos de negócios para inovações; Compreender os principais modelos de operações para startups; Aplicar técnicas para modelagem financeira de novos empreendimentos; Aplicar conceitos de marketing para novos negócios. Identificar a tecnologia a ser utilizada na solução; desenvolver a solução, definir como a solução será introduzida no mercado Os alunos identificam um problema real e propor uma solucão Os alunos desenvolvem projeto para solucionar um problema existente, ou seja, uma inovação Entrepreneurship Thinking, Business Thinking e Design Thinking Os alunos serão organizados em equipes multidisciplinares observando fatores e dimensões de diversidade (ex: gênero, raça, cor, curso) e deverão identificar a associação dos seus projetos com os objetivos da ODS. É aspecto fundamental do curso a imersão dos alunos no ecossistema empreendedor, construir o projeto com base em validações diversas (ex: potenciais fornecedores, clientes, consumidores, stakeholders, etc). Será demandado que cada grupo apresente de forma estruturada um plano de desenvolvimento do negócio. Os projetos serão apresentados em diversos pitchs com participação de professores e banca de investidores. A entrega final será composta por um projeto de empreendedorismo e o protótipo do produto tecnológico.
Fundamentos de Empreendedorismo Identificação de oportunidades Fundamentos de Ecossistemas Marketing aplicado a empreendedorismo Modelo de Negócios Finanças para Empreendedorismo Valuation Estratégias de comunicação para Pitch Oferecimento: Aulas online síncronas
Fundamentos de Empreendedorismo Identificação de oportunidades Fundamentos de Ecossistemas Marketing aplicado a empreendedorismo Modelo de Negócios Finanças para Empreendedorismo Valuation Estratégias de comunicação para Pitch
Ries, Eric The Lean Startup Aulet, Bill Disciplined Entrepreneurship Blank, Steve The Four Steps to the Epiphany Salerno e Gomes Gestão da Inovação mais Radical