Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Disciplinas Interdepartamentais da FEA
 
Disciplina: 1201201 - Empreendedorismo e Inovação
Entrepreneurship and Innovation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 240 h
Carga Horária de Extensão: 240 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Definir empreendedorismo usando diferentes perspectivas;
Explicar o valor do empreendedorismo para a sociedade;
Explicar as diferentes perspectivas teóricas ligadas à oportunidade;
Compreender o uso da imaginação no processo empreendedor;
Estar equipado de uma série de conceitos e ferramentas para suportar as decisões ligadas à fundação da start-up;
Compreender e aplicar as técnicas de design thinking ao desenvolvimento de inovações;
Entender as principais abordagens para o desenvolvimento de produtos;
Definir, modelar e projetar modelos de negócios para inovações;
Compreender os principais modelos de operações para startups;
Aplicar técnicas para modelagem financeira de novos empreendimentos;
Aplicar conceitos de marketing para novos negócios.
Identificar a tecnologia a ser utilizada na solução; desenvolver a solução, definir como a solução será introduzida no mercado
Os alunos identificam um problema real e propor uma solucão
Os alunos desenvolvem projeto para solucionar um problema existente, ou seja, uma inovação
Entrepreneurship Thinking, Business Thinking e Design Thinking
Os alunos serão organizados em equipes multidisciplinares observando fatores e dimensões de diversidade (ex: gênero, raça, cor, curso) e deverão identificar a associação dos seus projetos com os objetivos da ODS. É aspecto fundamental do curso a imersão dos alunos no ecossistema empreendedor, construir o projeto com base em validações diversas (ex: potenciais fornecedores, clientes, consumidores, stakeholders, etc). Será demandado que cada grupo apresente de forma estruturada um plano de desenvolvimento do negócio. Os projetos serão apresentados em diversos pitchs com participação de professores e banca de investidores. A entrega final será composta por um projeto de empreendedorismo e o protótipo do produto tecnológico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1093406 - Liliana Vasconcellos
5664682 - Roberto Bomgiovani Cazzari
1714954 - Rodrigo Menon Simões Moita
3696531 - Tatiana Albanez
 
Programa Resumido
Fundamentos de Empreendedorismo
Identificação de oportunidades
Fundamentos de Ecossistemas
Marketing aplicado a empreendedorismo
Modelo de Negócios
Finanças para Empreendedorismo
Valuation
Estratégias de comunicação para Pitch
Oferecimento: Aulas online síncronas
 
 
 
Programa
Fundamentos de Empreendedorismo
Identificação de oportunidades
Fundamentos de Ecossistemas
Marketing aplicado a empreendedorismo
Modelo de Negócios
Finanças para Empreendedorismo
Valuation
Estratégias de comunicação para Pitch
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentações Intermediárias: 25% Apresentação FInal: 25% Vídeo: 15% Poster: 15% Participação: 10% Blog:10%
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Ries, Eric The Lean Startup
Aulet, Bill Disciplined Entrepreneurship
Blank, Steve The Four Steps to the Epiphany
Salerno e Gomes Gestão da Inovação mais Radical
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Empreendedores tecnológicos Micro e Pequenas Empresas de base tecnológica Empreendedores sociais Pesquisadores Inovadores Sociais Inovadores de grupos sociais com dificuldade de acesso a mecanismos tradicionais de fomento (mulheres, PPI)
Objetivos da atividade
Os alunos desenvolvem projeto para solucionar um problema existente, ou seja, uma inovação correlacionada a um dos ODS
Descrição da atividade
Os alunos desenvolvem projeto para solucionar um problema existente, ou seja, uma inovação Entrepreneurship Thinking, Business Thinking e Design Thinking Os alunos serão organizados em equipes multidisciplinares observando fatores e dimensões de diversidade (ex: gênero, raça, cor, curso) e deverão identificar a associação dos seus projetos com os objetivos da ODS. É aspecto fundamental do curso a imersão dos alunos no ecossistema empreendedor, construir o projeto com base em validações diversas (ex: potenciais fornecedores, clientes, consumidores, stakeholders, etc). Será demandado que cada grupo apresente de forma estruturada um plano de desenvolvimento do negócio. Os projetos serão apresentados em diversos pitchs com participação de professores e banca de investidores. A entrega final será composta por um projeto de empreendedorismo e o protótipo do produto tecnológico.
Indicadores de avaliação da atividade
Qualidade do plano de negócio apresentado

Clique para consultar os requisitos para 1201201

Clique para consultar o oferecimento para 1201201

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP