Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Disciplinas Interdepartamentais sob responsabilidade da Comissão de Graduação da FAU
 
Disciplina: 1601105 - Subsídios Investigativos e Projetuais para a Preservação do Patrimônio Edificado
Investigative and projective subsidies for the Preservation of historical buildings

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Considerando que faz parte da responsabilidade pedagógica intrínseca da FAU a qualidade das intervenções de manutenção e adequação de edifícios e espaços em geral, e de seu próprio patrimônio edificado em particular, a disciplina pretende instituir, dentro da grade curricular, um debate interdisciplinar permanente voltado ao estudo, pesquisa e projeto de temas relativos a essa problemática, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor Participativo (PDP). Trabalhando de forma articulada com o cronograma de intervenções espaciais previstas como resposta a demandas da comunidade, o objetivo da disciplina é a de que os trabalhos nela desenvolvidos sejam oferecidos em tempo hábil às instâncias decisórias administrativas e executivas, visando contribuir para a qualificação do processo de decisões projetuais e de efetiva realização das obras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
61576 - Antonio Carlos Barossi
282711 - Beatriz Mugayar Kuhl
538480 - Claudia Terezinha de Andrade Oliveira
61580 - Helena Aparecida Ayoub Silva
64502 - Maria Lucia Bressan Pinheiro
1873073 - Roberta Consentino Kronka Mülfarth
 
Programa Resumido
O processo de discussão e elaboração do Plano Diretor Participativo da FAUUSP, exemplar do ponto de vista técnico e político, evidenciou o completo divórcio verificado entre o objetivo didático precípuo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – isto é, o ensino de boas práticas de concepção, elaboração e construção de obras arquitetônicas e de intervenções urbanísticas– e a maneira como vêm sendo realizadas as intervenções destinadas à manutenção, adequação e ampliação dos edifícios e espaços que constituem o seu patrimônio edificado – que, não obstante seu excepcional valor, reconhecido pelo seu tombamento, não têm merecido o tratamento cuidadoso que lhes é devido, seja nas ações mais corriqueiras de manutenção, seja nas intervenções de maior monta para atualização de seus espaços às necessidades contemporâneas.
Diante de tal situação, e consoante as diretrizes constantes do PDP, considera-se que é de todo interesse uma maior articulação entre as constantes necessidades de intervenção nos espaços da FAU e as atividades didáticas nela desenvolvidas, visando a máxima qualificação de ambas, tanto do ponto de vista programático, quanto do ponto de vista técnico.
Para tanto, a disciplina interdepartamental ora proposta, de caráter optativo, terá por objetivo obrigatório promover a reflexão, a investigação e/ou desenvolvimento de soluções projetuais voltadas às necessidades espaciais dos edifícios da FAUUSP. Adequando-se a cada semestre às demandas prioritárias deste universo, poderá subsidiar as providências administrativas e executivas das respectivas instâncias decisórias, contribuindo assim para uma melhor preservação do patrimônio público da universidade em geral, e para melhores condições de trabalho e de estudo para seus usuários.
Tal sistemática de trabalho pressupõe o conhecimento prévio e em tempo hábil do planejamento de intervenções previstas para cada exercício, as quais constituirão então os temas de trabalho para os alunos da disciplina ora proposta, a critério dos professores e alunos envolvidos. Os resultados obtidos poderão ser bastante variados, de acordo com as especificidades temáticas dos objetos de estudo, admitindo-se exercícios projetuais, trabalhos de pesquisa sobre opções de materiais construtivos, levantamento comparativo de custos, trabalhos monográficos de pesquisa sobre o histórico dos edifícios/espaços a serem objeto de intervenção futura, elaboração de manuais técnicos (de manutenção, de especificações, de procedimentos, etc.), entre outros. Ao término de cada semestre, os resultados obtidos constituirão um dossiê a ser oferecido às instâncias executivas e administrativas envolvidas, que poderá subsidiar as decisões a serem tomadas.
 
 
 
Programa
1.1.	Manutenção e Conservação de Edifícios de Interesse para Preservação
1.2. O levantamento métrico-arquitetônico como instrumento de aprofundamento cognitivo
1.3. Fundamentos teóricos da restauração
1.4. Cartas patrimoniais
1.5. A preservação do patrimônio do Século XX
1.6. Inserção de elementos contemporâneos em edifícios e contextos históricos
1.7. Restauração na atualidade: algumas questões
1.8. A preservação do patrimônio em São Paulo: órgãos e legislação
1.9. O patrimônio da FAUUSP
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina tem carater simultaneamente teórico e prático, atendendo à orientação sinalizadas nas discussões em andamento relativas ao PPP - Projeto Político Pedagógico. Metade da carga horária prevista contemplará aulas teóricas, e a outra metade contemplará atividades práticas de pesquisa e projeto.
Os conteúdos teóricos estarão organizados em módulos; todas as atividades serão regularmente acompanhadas pelos professores dos tres departamentos.
A composição da equipe de professores da disciplina poderá variasr a cada semestre, de acordo com as especificidades dos respectivos objetos de estudo, e de acordo com a dsiponibilidade do corpo docente. Porém, obrigatoriamente, deverá ser composta por pelo menos um professora de cada um dos departamentos da FAU
Critério
A avaliação será feita através de seminários teóricos, resenhas de textos e de um exercício prático.
Norma de Recuperação
Terão direito a recuperação, todos os alunos que obtiverem nota mínima 3,0 (três) e frequência mínima 70%, de acordo com as normas vigentes.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRADE, Antonio Luiz Dias de. Um Estado Completo que Pode Jamais ter Existido. São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Tese de Doutoramento, 1993.
ASHURST, John & ASHURST, Nicola. Practical Building Conservation, 5 vols. Hants, Gower, 1989, 2.ed.
ASHURST, Nicola. Cleaning Historic Buildings, 2 vols. London, Donhead, 1994.
CAMPANELLA, Christian. Obras de recuperação e restauro arquitetônico. Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2003.
CARBONARA, Giovanni. Avvicinamento al Restauro. Teoria, Storia, Monumenti. Napoli, Liguori, 1997.
______. Brandi e a restauração arquitetônica hoje, Desígnio, 2006 (2007), n. 6, pp. 35-47.
Cartas Patrimoniais, Rio de Janeiro: IPHAN, 1999.
DI STEFANO, Roberto - Il Consolidamento Strutturale nel Restauro Architettonico. Napoli, Edizioni Scientifiche Italiane, 1990.
FEILDEN, Bernard. Conservation of Historic Buildings. Oxford, Architectural Press, 2001
GONÇALVES, Cristiane. Restauração arquitetônica – a experiência do SPHAN em São Paulo, 1937-1975. São Paulo, Annablume/FAPESP, 2007
HERNÁNDEZ MARTÍNEZ, Ascensión. La clonación arquitectónica. Madrid, Siruela, 2007.
KÜHL, Beatriz Mugayar. Preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização em São Paulo: problemas teóricos de restauro. Cotia, Ateliê, 2009.
______. O tratamento das superfícies arquitetônicas como problema teórico da restauração, Anais do Museu Paulista, 2004, v. 12, pp. 309-330. www.scielo.br/pdf/anaismp/v12n1/21.pdf
LAPA, José Silva. Patologia, recuperação e reparo das estruturas de Concreto. Belo Horizonte. Monografia apresentada ao Curso de Especialização da em Construção Civil da Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Materiais e Construção, 2008.l
MONEO, Rafael. Construire nel construito. Torino, Umberto Allemandi & C., 2007.
MONNIER, Gérard. O edifício-evento, a história contemporânea e a questão do patrimônio, Desígnio, 2006 (2007), n. 6, pp. 11-18.
______. O edifício, instrumento do evento: uma problemática, Revista CPC, 2008, n. 7, pp. 7-19.
PERGOLI CAMPANELLI, Alessandro. O restauro do complexo monumental do Templo-Catedral de Pozzuoli, Pós. Revista do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da FAUUSP, 2008, n. 23, pp. 187-193.
______. Restauro Contemporâneo: Algumas abordagens, Revista CPC, 2008, n. 7, pp. 20-42.
PRESERVATION BRIEFS. Washington D.C., U.S. Government Printing Office, 1991.
PRESERVATION AND CONSERVATION: Principles and Practices. Washington, The Preservation Press, 1972.
RODRIGUES, Marly. Imagens do Passado: a instituição do patrimônio em São Paulo: 1969-1987. São Paulo: Ed. Unesp / Imprensa Oficial / Condephaat / FAPESP, 2000.
SALVO, Simona. Arranha-céu Pirelli: crônica de uma restauração, Desígnio, 2006 (2007), n. 6, pp. 69-86.
______. A intervenção na arquitetura contemporânea como tema emergente do restauro, Pós. Revista do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da FAUUSP, 2008, n. 23, pp. 199-211.
______. Restauro e 'restauros' das obras arquitetônicas do século 20. Intervenções em arranha-céus em confronto, Revista CPC, 2007, n. 4, pp. 139-157.
SCHMID, Aloísio. A ideia de conforto: reflexões sobre o ambiente construído. Curitiba: Pacto Ambiental, 2005.
SEGURADO, João Emílio dos Santos. Alvenaria e Cantaria. Lisboa, Bertrand, s.d.
______. Edificações. Lisboa, Bertrand, s.d.
SIMÕES, João Roberto Leme. Arquitetura na Cidade Universitária Armando Salles Oliveira. O Espaço Construído. São Paulo, Dissertação de mestrado FAUUSP, 1984.
Universidade de São Paulo. Centro de Preservação Cultural. Cidades Universitárias: Patrimônio Urbanístico e Arquitetônico da USP. São Paulo, EDUSP/Imprensa Oficial, 2005.
Universidade de São Paulo. Comissão de Patrimônio Cultural. Bens imóveis tombados ou em processo de tombamento da USP. São Paulo, EDUSP/Imprensa Oficial, 1999.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Não está indicada aqui, pois deverá contemplar as especificidades dos temas de trabalho temas efetivamente abordados em cada semestre que, como mencionado, serão diferentes em cada edição da disciplina, conforme as prioridades do PDP e do cronograma de obras então em vigor.
 

Clique para consultar os requisitos para 1601105

Clique para consultar o oferecimento para 1601105

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP