Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Disciplinas Interdepartamentais sob responsabilidade da Comissão de Graduação da FAU
 
Disciplina: 1601123 - Fau Internacional: Ensino, Pesquisa, Extensão
International Fau: Teaching, Research, Extension

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 14/07/2024

Objetivos
Construir um espaço de experimentação pedagógica com base na inter-
relação entre ensino, pesquisa e extensão.
● Estimular a integração entre os cursos de A&U e Design, e de suas
diferentes disciplinas e departamentos.
● Elaborar formas de produção de conhecimento mútuo entre a universidade e
a sociedade.
● Estabelecer conexões que contribuam aos esforços de nacionalização e
internacionalização da FAUUSP.
● Fomentar o diálogo com temáticas emergentes, transdisciplinares e
interinstitucionais nos campos de conhecimento e trabalho em arquitetura,
urbanismo e design.
● Privilegiar práticas pedagógicas aplicadas, a partir da idealização de
intervenções que possam ser concebidas, desenvolvidas e
(preferencialmente) implementadas ao longo do período de duração da
disciplina.
● Estimular a interação entre estudantes de diferentes cursos e níveis de
maturidade acadêmica, bem como a de membros da sociedade civil e
docentes de outras instituições.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2101389 - Alessandra Rodrigues Prata Shimomura
659627 - Ana Claudia Scaglione Veiga de Castro
3695082 - Gustavo Orlando Fudaba Curcio
10364047 - Ivo Renato Giroto
9452522 - Ranny Loureiro Xavier Nascimento Michalski
1916448 - Tomas Queiroz Ferreira Barata
 
Programa Resumido
Experimentação pedagógica interdepartamental e entre cursos da FAU, com ênfase
na integração entre ensino, pesquisa e extensão. Voltada à elaboração e
implementação de projetos em diálogo com a sociedade, a disciplina parte de
problema ou questão definidos a cada semestre, buscando contribuir com os
esforços de nacionalização e internacionalização da FAUUSP.
 
 
 
Programa
Em função do problema a ser enfrentado a cada oferecimento: Práticas de ensino
colaborativas e participativas; Atividades de pesquisa e levantamento de dados;
Debates e oficinas; Análise e sistematização de dados; Construção de bases
iconográficas e documentais; Desenvolvimento coletivo de projetos; Aplicação das
propostas em campo, junto à sociedade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A ser definido a cada semestre, em função do projeto desenvolvido.
Critério
A ser definido a cada semestre, em função do projeto desenvolvido.
Norma de Recuperação
De acordo com o previsto na norma vigente.
 
Bibliografia
     
Os títulos relacionados referem-se ao marco estrutural geral da disciplina,
abrangendo temas vinculados a teorias, metodologias, ferramentas e avaliação de
ensino, pesquisa e extensão.
A cada oferecimento os docentes responsáveis deverão indicar uma bibliografia
específica pertinente às questões que serão abordadas.

BAROSSI, Joana; MARIOTTI, Gilberto; NOBRE, Ligia. Contracondutas. Ação político-
pedagógica. São Paulo: Editora Escola da Cidade, 2017.
● BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o
século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
● BUCHANAN, R. Rhetoric, Humanism and Design, Discovering Design: Explorations in
Design Studies, 1995.
● CÁRAVES SILVA, Patricio. La Ciudad Abierta de Amereida. Arquitectura desde la
Hospitalidad: Experiencia arquitectónica de la generación de la Ciudad Abierta. Madrid:
Editorial Académica Española, 2012.
● CLEAR, Nic; SPILLER, Neil (ed.). Educating architects. How tomorrow’s practitioners will
learn today. Londres: Thames & Hudson, 2014.
● DORBY-PRONSATO, S. A. (2012). "O taller total: uma experiência de ensino e arquitetura e
urbanismo". Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da
FAUUSP, 19 (31), 178-199.
● FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO, PROJETO ACADÊMICO DA
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO, 2018/2023.
● FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
● HACQUIN, Raphaël (coord.). Être architecte. Présent et avenir d'une profession. Paris:

Éditions Du Patrimoine, 2001.
● HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo:
Martins Fontes, 2017.
● LARA, Fernando; MARQUES, Sônia (ed.). Quid Novi? Architectural education dilemmas in
the 21st century. Austin: Nhamerica Press, 2015.
● LAWSON, Bryan. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de textos,
2011.
● OCKMAN, Joan. Architecture School: Three Centuries of Educating Architects in North
America. Cambridge: The MIT Press, 2012.
● PUGH, S. Creating Innovative Products Using Total Design. Addison Wesley, 2001.
● ROMÁN, Juan. Talca: Inédito. Santiago: Pequeño Dios Editores, 2013.
● ROWE, Peter G. Design Thinking. Cambridge: The MIT Press, 1987.
● SAMPAIO, Maria Ruth Amaral de. Profissionais da cidade: Reunião de São Paulo. São
Paulo: FAU USP, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para 1601123

Clique para consultar o oferecimento para 1601123

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP