Criar repertório poético de produção do design visual em movimento.Estimular a criatividade através do confronto com as ferramentas de trabalho.Fomentar iniciativas autorais e propositivas de design audiovisual.Auxiliar o aluno a pensar em sua identidade como designer visual.Ampliar o entendimento de identidade visual considerando a mediação técnica para vários espaços e ambientes, como eventos culturais, feiras, espaços arquitetônicos inteligentes (painéis e outdoors eletrônicos, projeções de larga escala).
Disciplina voltada à ampliação de repertório sobre o campo de conhecimento da produção audiovisual e à criação audiovisual a partir de propostas elaboradas pelos alunos. Serão abordados: o audiovisual no passado e no presente; o visível como narrativa; espaço visual; dispositivos e ferramentas, entre o analógico e o digital; modularidade; composição e decomposição da imagem; métodos de elaboração de projetos audiovisuais.Aulas expositivas, palestras, exercícios e projeto. Apresentação de seminários e trabalhos em grupo a serem desenvolvidos ao longo do semestre. O projeto de audiovisual deverá ser desenvolvido após aprovação prévia dos professores e será dividido em etapas. Entregas e apresentações serão realizadas conforme o cronograma proposto pelo grupo e aprovado pelos professores. O projeto poderá ser apresentado em vários formatos.Nota: é fundamental que o material gráfico, fotográfico e ou videográfico produzido para as aulas seja de autoria dos alunos.
O visível como narrativa.Espaço visual na tela e além da tela.Ferramentas: entre o analógico e o digital.O digital e a modularidade.Dos primórdios da produção audiovisual até os dias de hojeBrinquedos Filosóficos.Composição e decomposição da imagem: do pré-cinema ao contemporâneo.Conceitos, metodologias e estratégias de projeto. Métodos de elaboração de propostas (pré-projeto).Desenvolvimento de projeto.
BENDAZZI, Giannalberto. CARTOONS,one hundred years of cinema animation. Londres, John Libbey, 1999.CRUZ, Roberto Moreira. CINEMA SIM. São Paulo, Itaúcultural, 2009.DOMINGUES, Diana. A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo, Fundação da Editora da UNESP, 1997.FRANCO, Edgar Silveira. HQTRONICAS, do suporte em papel à rede internet. São Paulo, Annablume- FAPESP, 2004.FERNANDES & PATROCÍNIO (orgs). MACHINIMA. São Paulo, CINUSP, 2012.JENKINS,Henry. Cultura da Convergência. São Paulo, Editora ALEPH, 2009.KRASNER, John. Motion Graphic Design, applied history and aesthetics. New York, Focal Press, 2008.LUCENA JR, Alberto. Arte da animação, técnicas e estética através da história. São Paulo, SENAC, 2002.MACIEL, Kátia (org). Transcinemas. Rio de Janeiro, Editora Contracapa, 2009.MANNONI,Laurent. A Grande Arte da Luz e Sombra, arqueologia do cinema. São Paulo, Editora UNESP / SENAC, 2003.MANOVITCH, Lev. Compreendendo Metamídia. IN MACIEL, Kátia (org). Transcinemas. Rio de Janeiro, Editora Contracapa, 2009.WHITNEY, John. On the Complementarity of Music and Visual Art. Los Angeles, Bype Books- a MCGRAW-HILL Publication,1980.