Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Disciplinas Interunidades FAU, EP e ECA
 
Disciplina: 1610045 - História da Tecnologia do Século XVII ao XXI
History of Technology from the 17th to the 21st Century

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno no estudo das diversas tecnologias que trouxeram implicações ao design no decorrer da era moderna e na contemporaneidade, sobretudo, a materialidade utilizada nos objetos e a transformação que ocorreram na sociedade em função das mudanças tecnológicas, proporcionando ao aluno um instrumental para percepção e reflexão. Demonstrar que a tecnologia é também produto social e tem implicações sociais, culturais e econômicas na sociedade quando funciona como um sistema.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
559017 - Cyntia Santos Malaguti de Sousa
5777969 - Marcos da Costa Braga
 
Programa Resumido
Conceitos de técnica, tecnologia, invento, projeto e inovação e sua relação com o design moderno. Estudos da tecnologia como um sistema com causas e implicações sócios-econômicas, e análise da rede de produtos que gera e a ela são associados. Apresentação e contextualização dos principais inventos e projetos que provocaram mudanças na história das sociedades ocidentais a partir da idade moderna. Trata de tecnologias associadas a processos de criação, fabricação, transporte, comunicação e informação introduzidas na sociedade principalmente no decorrer do século XX e das suas implicações na prática do design.
 
 
 
Programa
Conceitos de técnica, tecnologia, invento, projeto e inovação e sua relação com o design moderno Conceitos sobre design moderno. A prática do Design. Tecnologia como sistema Tecnologia e rede de produtos Revolução Industrial, Inovação e a noção moderna de projeto Revolução dos plásticos nos produtos Eletricidade e vida cotidiana A tecnologia e o design no ambiente doméstico A produção seriada e a tecnologia industrial Tecnologias associadas a processos de criação, fabricação, transporte, comunicação e informação Tecnologia e ecologia Tecnologia e implicações sócio- econômicas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas alternadas com seminários dos alunos. Realização de Seminários a partir de textos pré-selecionados e organizados segundo os tópicos do programa detalhado. Realização de Monografia final baseado em estudo de caso.
Critério
A média final será calculada pela nota de apresentação dos Seminários e do trabalho final (Estudo de caso).
Norma de Recuperação
Terão direito a recuperação, todos os alunos que obtiverem nota mínima 3,0 (três) e freqüência mínima de 70%, de acordo com as normas vigentes. Realização de prova escrita ou trabalho monográfico.
 
Bibliografia
     
ARGAN, Giulio Carlo, Projeto e Destino, São Paulo, Atica, 2004; BANHAM,Reiner,Teoria e projeto na primeira era da máquina, São Paulo, Perspectiva,1975 BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos objetos. São Paulo, Editora Perspectiva, 2006. BONSIEPE, Gui. Design como prática de projeto. São Paulo, Editora Blucher, 2012 DORMER, Peter. Os significados do design moderno. Lisboa: Centro Português de Design, 1995. ELIOT, D.; CROSS, N. Diseño, tecnologia y participación. Barcelona: Gustavo Gili, 1980. FORTY, Adrian, Objetos do Desejo, São Paulo: Cosac &Naify, 2007 HEADRICK, D. R., Technology: A World History, Oxford University Press, 2009. HUGHES, Thomas; PINCH, Trevor (eds.) The Social Construction of Technological Systems. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1987 KATINSKI, Júlio R, Apontamentos sobre Arte e Industria, São Paulo: FAU USP, 1963; KUNZ, Gilberto. Design: a evolução técnica. Vitória, EDUFES, 2002 LEROI-GOURHAN, André. Evolução e técnicas: 1 – o homem e a matéria. Lisboa: Edições 70, 1984. LEROI-GOURHAN, André. Evolução e técnicas: 2 – meio e técnicas. Lisboa: Edições 70, 1984. MALDONADO, Tomás. Cultura, sociedade e técnica. São Paulo: Blucher, 2012. MANTOUX, P. A Revolução Industrial no século XVIII. São Paulo: UNESP, s.d. MANZINI, Ezio. A matéria da invenção. Lisboa: Centro Português de Design, 1993. MONTEIRO Silvia e GORDINHO Margarida Silva, Gráfica : Arte e industria no Brasil: 180 anos de História, São Paulo: Bandeirantes/ EDUSC, 2003 MUMFORD, Lewis, Tecnica y Civilización, Buenos Aires, Emecé Editores, 1945; SCHENEIDER, Beat. Design – Uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. São Paulo, Editora Blucher, 2010. SUDIJC, Deyan, A Linguagem das coisas, Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010; TEDESCHI, Pablo. Desenho Industrial. São Paulo: Nobel, 1968; VARGAS, M. História da técnica e da tecnologia no Brasil. São Paulo: Unesp, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para 1610045

Clique para consultar o oferecimento para 1610045

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP