Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais da EESC
 
Disciplina: 1800106 - Gestão de Projetos Sociais para Atividades de Cultura e Extensão
Management of Social Projects for Culture and Extension Activities

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Promoção do aprendizado e desenvolvimento de atividades complementares e de extensão na área de Engenharia Ambiental voltadas para o Projeto Rondon. Consolidação do senso crítico, relativo a diversos assuntos, temáticas e realidades sociais que embasarão a proposição e o desenvolvimento de projetos de extensão universitária, ligados a demandas sociais e a organizações sem fins lucrativos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3665025 - Eduardo Mario Mendiondo
 
Programa Resumido
A disciplina oferecida tem o Projeto Rondon como base e os projetos de extensão foco. Postula-se um trabalho de conteúdos de Engenharia Ambiental por meio da metodologia “ação-reflexão-ação”, consolidando o papel da universidade pública, extensão universitária, ação social e voluntariado, com ênfase nas comunidades vulneráveis. Os demais conteúdos serão adaptados aos direcionamentos dados pelo projeto e local foco do Projeto Rondon.
 
 
 
Programa
O programa da disciplina é aberto, conforme as áreas do Projeto Rondon, em função do projeto foco de cada ano, que é direcionado pelo Projeto Rondon. O professor responsável adapta a disciplina para critérios de engenharia ambiental e analisa o cronograma com base nos supervisores de campo, que orientam o trabalho do aluno. Os projetos focos podem estar ligados à realidade local, por meio de cooperativas de trabalho, associações de moradores, famílias, escolas e organizações não-governamentais ligadas às iniciativas públicas locais do Projeto Rondon.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Consta de duas etapas. A primeira é a apresentação de “Plano de Trabalho”, indicando objetivos, local(is), cronograma, atividades e metas a serem alcançadas, e do nome do supervisor e/ou responsável local. A segunda etapa, após o retorno das visitas, considera o “Relatório de Atividades”, com detalhes das atividades relativas à área de Engenharia Ambiental desenvolvidas nas visitas. Valorizam-se procedimentos metodológicos de pesquisa e ensino, trabalho em equipe, palestras e desenvolvimento de seminários e projetos e projetos voluntários.
Critério
Média ponderada entre as atividades desenvolvida, com especial valorização do “Plano de Trabalho” e “Relatório de Atividades” desenvolvidos.
Norma de Recuperação
Não serão oferecidas atividades de recuperação.
 
Bibliografia
     
Vários, a partir do site oficial do Projeto Rondon: https://www.defesa.gov.br/projeto_rondon/
 

Clique para consultar os requisitos para 1800106

Clique para consultar o oferecimento para 1800106

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP