Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais da EESC
 
Disciplina: 1800115 - Habilidades Sociais e Liderança
Social and Leadership Skills

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
(1) Observar e descrever comportamentos sociais, regular desempenhos sociais e analisar relação entre comportamento e ambiente;
(2) Analisar as relações interpessoais à luz do campo teórico-prático do Treinamento de Habilidades Sociais, especialmente no contexto de trabalho;
(3) Identificar os fatores que contribuem para a qualidade dos relacionamentos interpessoais;
(4) Identificar problemas que comprometem e competem com as habilidades sociais;
(5) Identificar e descrever as classes de habilidades sociais;
(6) Descrever relação entre trabalho, estresse e conflitos interpessoais;
(7) Identificar habilidades sociais no comportamento de líderes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
66081 - Homero Schiabel
83466 - Luiz Augusto Martin Gonçalves
94228 - Marcel Andreotti Musetti
2240134 - Mateus Cecilio Gerolamo
 
Programa Resumido
Aprendizagem, comportamento e ambiente; Desenvolvimento e relacionamento interpessoal; Habilidades sociais e Comportamento Social; Classes de habilidades Sociais; Habilidades Sociais e Saúde; Habilidades Sociais, trabalho e estresse; Liderança.
 
 
 
Programa
1. Avaliação: Avaliação do repertório de entrada dos alunos com a aplicação do Inventário de Habilidades sociais (Del Prette, 2001);
2. Aprendizagemm comportamento e ambiente;
3. Relações interpessoais e contexto de trabalho;
4. Conceitos e aprendizagem das habilidades sociais;
5. Automonitoria;
6. Componentes das habilidades sociais;
7. Habilidades sociais de comunicação;
8. Habilidades sociais de civilidade e de expressão de sentimento positivo;
9. Habilidades sociais empáticas;
10.Assertividade;
11.Habilidades sociais de assertividade;
12.Habilidades sociais de trabalho;
13.Conflitos interpessoais, estresse e trabalho;
14.Liderança e habilidade sociais;
15.Reavaliação: Avaliação do repertório final dos alunos com a aplicação do Inventário de Habilidades sociais (Del Prette, 2001).
16.Avaliação entre pares e Avaliação da disciplina;.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva-dialogada, discussões em grupo, atividades em sala de aula no formato individual e em grupo, apresentação de vídeos/filmes e demonstração da prática.
Critério
A nota final será a soma dos dois conjuntos de atividades:
(1) Atividades realizadas em sala de aula;
(2) Análise de um filme ou de um episódio de uma série, levando em consideração os assuntos discutidos (relacionamento interpessoal no trabalho, repertório de habilidades sociais, déficits em habilidades sociais, relação entre trabalho e habilidades sociais, liderança).
Norma de Recuperação
Não será oferecida atividades de recuperação.
 
Bibliografia
     
Argyle, M. (1967/1994). Psicologia del comportamento interpersonal. Madrid: Alianza.
Zanelli, J. E., Borges-Andrade, J. E., & A. V. B. Bastos (2004). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. São Paulo: Artmed.
Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P.(2001). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para um trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes.
Dell Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (1999). Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia, Educação e Trabalho. Petrópolis: Vozes.
Dell Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2001). Inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette): manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Lipp, M. (1996). Stress: Conceitos básicos. Em M. Lipp (Org.), Pesquisas sobre stress no Brasil: Saúde, ocupações e grupos de risco (pp. 17-31). São Paulo: Papirus.
Margis, R., Picon, P., Cosner, A. F., & Silveira, R. O. (2003). Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 25 (1), 65-74.
Murta, S. G., & Trócoli, B. (2004). Avaliação de intervenção em estresse ocupacional. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20, 39-47.
Sadir, M. A. & Lipp, M. E. N. (2009). As fontes de estresse no trabalho. Revista de Psicologia da IMED, 1 (1), 114-126.
Sarriera, J. C., Silva, M. A., Kabbas, C. P., & Lopes, V. B. (2001). Formação da identidade ocupacional em adolescentes. Estudos em Psicologia, 6, 27-32.
Todorov, J. C. (2007). A Psicologia como o estudo das interações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23 (especial), 57-61.
Tôrres, m. T. R. (2008). A assertividade no comportamento gerencial na percepção de líderes e liderados. Dissertação de Mestrado, Programa de pós-graduação. Gestão e Desenvolvimento Regional, Universidade de Taubaté. Taubaté, Brasil.
Tourinho, E. Z. (2006). Relações comportamentais como objeto da Psicologia. Interação em Psicologia, 10(1), 1-18.
 

Clique para consultar os requisitos para 1800115

Clique para consultar o oferecimento para 1800115

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP