Desenvolver habilidades e atitudes de empreendedorismo tecnológico. Exercitar a aplicação de conhecimentos, técnicas e métodos em um caso real de projeto de inovação. Reconhecer a partir da prática o conceito de tecnologia, produto, inovação e a sua relação com mercado e os clientes e usuários.
Os alunos propõem e desenvolvem prova de conceito de desenvolvimento tecnológico, produto (considerando bens e serviços) ou combinação de ambos, dentro de um tema geral previamente estabelecido, por ocasião de cada oferecimento.
Os alunos propõem e desenvolvem prova de conceito de desenvolvimento tecnológico, produto (considerando bens e serviços) ou combinação de ambos, dentro de um tema geral previamente estabelecido, por ocasião de cada oferecimento. O projeto do aluno é realizado com o apoio de uma equipe de mentores, definida antes de cada oferecimento, de forma a atender competências multidisciplinares acerca do tema. A equipe de mentores acompanha o projeto dos alunos oferecendo orientações e eliminando dúvidas sobre o problema de projeto. Os mentores realizam apresentações sobre os temas: definição de inovação em produtos e serviços; necessidades e comportamento dos usuários; técnicas de ideação; definição de mercados, rotas tecnológicas e noções de propriedade intelectual; inovação aberta, capital de risco e técnicas de pitch.
BROWN, T. Design thinking. Rio de Janeiro: Campus, 2010.INPI. Instituto nacional de propriedade industrial. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/. Consultado em: junho de 2015.KUMAR, V. 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. New Jersey: John Willey and Sons, 2013.MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.ROMEIRO FILHO et al. Projeto do produto. Rio de Janeiro: Campus, 2010.ROZENFELD, Henrique. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. Saraiva, 2006.