Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais da EESC
 
Disciplina: 1800117 - Oficina de Inovação
Innovation Workshop

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Desenvolver habilidades e atitudes de empreendedorismo tecnológico. Exercitar a aplicação de conhecimentos, técnicas e métodos em um caso real de projeto de inovação. Reconhecer a partir da prática o conceito de tecnologia, produto, inovação e a sua relação com mercado e os clientes e usuários.
 
The objective is to develop skills and practices to succeed as technological entrepreneur. Experience, knowledge and skills about application of methods and techniques for business modelling and product definition, considering new technologies at this new products. The student apply these knowledge for a real innovation project and at the end must demonstrates knowledge about product conceptualization, innovation and their relationship with market and users.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
89559 - Jonas de Carvalho
 
Programa Resumido
Os alunos propõem e desenvolvem prova de conceito de desenvolvimento tecnológico, produto (considerando bens e serviços) ou combinação de ambos, dentro de um tema geral previamente estabelecido, por ocasião de cada oferecimento.
 
The student proposes concepts of products, including devices and services, with new technologies associated and according a specific knowledge area, that is defined previously for each course offer.
 
 
Programa
Os alunos propõem e desenvolvem prova de conceito de desenvolvimento tecnológico, produto (considerando bens e serviços) ou combinação de ambos, dentro de um tema geral previamente estabelecido, por ocasião de cada oferecimento. O projeto do aluno é realizado com o apoio de uma equipe de mentores, definida antes de cada oferecimento, de forma a atender competências multidisciplinares acerca do tema. A equipe de mentores acompanha o projeto dos alunos oferecendo orientações e eliminando dúvidas sobre o problema de projeto. Os mentores realizam apresentações sobre os temas: definição de inovação em produtos e serviços;  necessidades e comportamento dos usuários; técnicas de ideação; definição de mercados, rotas tecnológicas e noções de propriedade intelectual; inovação aberta, capital de risco e técnicas de pitch.
 
The student proposes concepts of products, including devices and services, with new technologies associated. The project is developed by a team of students, using the theory presented by professors and with the support of a group of mentors. The indication of mentors considers all knowledge areas related with the main subject previously defined, in a multidisciplinary approach. The course cover basic concepts about the topics: market and product definition; product-service-systems, user needs and behavior; ideation techniques; technology roadmap and intellectual property; open innovation; venture capital; and pitch presentation techniques.
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades docentes: combinação de palestras e aulas em que os alunos são acompanhados pela equipe de mentores, conforme o nível de evolução do projeto.
Atividades discentes: elaboração de projeto utilizando laboratórios e instalações das unidades da USP.
Critério
Avaliação do projeto pela equipe de mentores, considerando qualidade técnica da proposta, grau de inovação, impacto para empresas, sociedade e qualidade de vida dos usuários e viabilidade técnica de implantação.
Nota de projeto maior ou igual a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
A disciplina não prevê recuperação.
 
Bibliografia
     
BROWN, T. Design thinking. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
INPI. Instituto nacional de propriedade industrial. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/. Consultado em: junho de 2015.
KUMAR, V. 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. New Jersey: John Willey and Sons, 2013.
MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.
ROMEIRO FILHO et al. Projeto do produto. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
ROZENFELD, Henrique. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. Saraiva, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para 1800117

Clique para consultar o oferecimento para 1800117

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP