Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais da EESC
 
Disciplina: 1800118 - Introdução à Engenharia Biomédica
Introduction to Biomedical Engineering

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Proporcionar conhecimentos sobre as atribuições do Engenheiro Biomédico, mercado de trabalho e ética profissional. Apresentação da estrutura curricular do certificado de Estudos Especiais em Engenharia Biomédica, visando fornecer ao aluno uma visão global multidisciplinar dos conteúdos a serem estudados e suas relações com as diferentes áreas de atuação Engenheiro Biomédico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
89559 - Jonas de Carvalho
79360 - Vanderlei Salvador Bagnato
 
Programa Resumido
Serão tratados, sempre dentro de uma visão integradora e multidisciplinar, os seguintes temas: instrumentação biomédica, imagens médicas, biomecânica e controle motor, biomateriais, processos físicos e biológicos da engenharia biomédica, reabilitação, dispositivos protéticos, órgãos artificiais e engenharia de tecidos.
 
 
 
Programa
Disciplina de caráter formador, tratando de assuntos relativos ao desenvolvimento histórico da Engenharia Biomédica, seu inerente aspecto multidisciplinar e suas consequências sócio-econômicas. Avanços atuais e Projeções futuras. Mercado de trabalho. Regulamentação profissional. Institutos, sindicatos e CREA. Ética
profissional. Será abordado também o emprego da telemedicina abrangendo toda a prática médica realizada à distância, independente do instrumento utilizado para essa relação. Os temas serão desenvolvidos em seminários e/ou palestras coordenadas pelo
docente responsável.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, entrega de listas de exercícios, apresentação de palestras e desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo. Apresentação de seminários e palestras por professores e profissionais convidados. Aulas expositivas teóricas, estudos dirigidos e elaboração de projetos. Atividades discentes: Participação nas palestras, seminários e aulas teóricas. Elaboração de relatórios dos trabalhos individuais e em grupo. Apresentação de seminários e elaboração de listas de exercícios.
Critério
Média ponderada maior ou igual a 5,0 (cinco) das notas obtidas em provas, relatórios e trabalhos.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
1. J. D. Bronzino, Biomedical Engineering Fundamentals, Taylor & Francis, New York. 2006. 3ed.
2. Material bibliográfico adicional indicado pelos professores palestrantes.
 

Clique para consultar os requisitos para 1800118

Clique para consultar o oferecimento para 1800118

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP