(Incluir os objetivos de aprendizagem ou o que o estudante deverá ser capaz de realizar ao final da disciplina, sempre vinculados às habilidades e às atitudes às quais se relacionam) Orientar o/a aluno/aluna no início de sua trajetória universitária no curso de graduação em Engenharia na EESC/USP de modo que ele/ela seja capaz de a) identificar as oportunidades acadêmicas e as particularidades do seu curso; b) reconhecer, sob acompanhamento de um tutor, eventuais dificuldades ao longo do curso e compreender mecanismos para que estas sejam superadas, conduzindo o curso com o sucesso desejado; c) desenvolver habilidades técnicas e emocionais, ampliando as perspectivas de formação profissional por meio de atividades e encontros sistematizados.
(Associar o conteúdo resumido aos objetivos de aprendizagem com a bibliografia de referência.) Os cursos de engenharia, respectivos projetos pedagógicos e seus componentes curriculares, incluindo TCC e estágio obrigatório. Atividades extracurriculares. Identificação e aderência do/a aluno/aluna com o curso e com a profissão escolhida. O curso superior, a transição adolescente/jovem adulto e os desafios nos projetos de vida do/a aluno/aluna no início da graduação. Relação entre as disciplinas e o conhecimento a ser aplicado. Competências e habilidades desenvolvidas no seu curso de engenharia. Dimensões acadêmicas, socioculturais e científicas. Diversidade e inclusão. Organização dos estudos.
(Associar o conteúdo com as habilidades a serem desenvolvidas) Apresentação dos programas e serviços oferecidos pela USP voltados aos/às alunos/alunas e das oportunidades de realizar trabalhos extracurriculares. A dinâmica das aulas, ferramentas de interação. Desenvolvimento de atividades de grupo, com objetivo de desenvolver habilidades sócio-comportamentais através de colaboração em temas do curso relacionados à profissão escolhida. Áreas de atuação do curso de engenharia, competências e habilidades a serem desenvolvidas. Interdisciplinaridade e a relação entre as disciplinas e o conhecimento a ser aplicado. Planejamento de estudos. Formas de estudar e aprender.
A bibliografia será recomendada pelos docentes responsáveis e obtida na busca realizada pelos próprios alunos no início dos projetos. Seguem referências no tópico de monitoria. [1] Peddy, S. The art of mentoring – Lead, follow and get out of the way. Houston: Bullion Books, 2001. [2] Zachary, L. J. The Mentor’s Guide. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2000. Pereira, A. Modelos de desenvolvimento do jovem adulto e promoção do bem-estar em estudantes do ensino superior. In: Programa de Monitorização e Tutorado: oito anos a promover a integração e o sucesso académico no IST. Lisboa: IST Press, 2011. p. 19-27. [3] Mueller, S. Electronic mentoring as an example for the use of information and communications technology in engineering education. European Journal of Engineering Education, 2004. [4] Kaul, S. Triangulated Mentorship of Engineering Students - Leveraging Peer Mentoring and Vertical Integration, Global Journal of Engineering Education, v. 21, p. 14-23,2019. [5] Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Engenharia. Ministério da Educação. CNE/CES, 2019.