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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais da EESC
 
Disciplina: 1800121 - Tutoria Acadêmica II
Academic Mentoring II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
(Incluir os objetivos de aprendizagem ou o que o estudante deverá ser capaz de realizar ao final da disciplina, sempre vinculados às habilidades e às atitudes às quais se relacionam)

Orientar o/a aluno/aluna no início de sua trajetória universitária no curso de graduação em Engenharia na EESC/USP de modo que ele/ela seja capaz de a) identificar as oportunidades acadêmicas e as particularidades do seu curso; b) reconhecer, sob acompanhamento de um tutor, eventuais dificuldades ao longo do curso e compreender mecanismos para que estas sejam superadas, conduzindo o curso com o sucesso desejado; c) desenvolver habilidades técnicas e emocionais, ampliando as perspectivas de formação profissional por meio de atividades e encontros sistematizados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5140295 - Davi Gasparini Fernandes Cunha
5225900 - Jefferson Lins da Silva
2535612 - Luciana Montanari
1842655 - Simone do Rocio Senger de Souza
4854772 - Vera Lúcia Arantes
62834 - Vilma Alves de Oliveira
 
Programa Resumido
(Associar o conteúdo resumido aos objetivos de aprendizagem com a bibliografia de referência.)

Os cursos de engenharia, respectivos projetos pedagógicos e seus componentes curriculares, incluindo TCC e estágio obrigatório. Atividades extracurriculares. Identificação e aderência do/a aluno/aluna com o curso e com a profissão escolhida. O curso superior, a transição adolescente/jovem adulto e os desafios nos projetos de vida do/a aluno/aluna no início da graduação. Relação entre as disciplinas e o conhecimento a ser aplicado. Competências e habilidades desenvolvidas no seu curso de engenharia. Dimensões acadêmicas, socioculturais e científicas. Diversidade e inclusão. Organização dos estudos.
 
 
 
Programa
(Associar o conteúdo com as habilidades a serem desenvolvidas)

Apresentação dos programas e serviços oferecidos pela USP voltados aos/às alunos/alunas e das oportunidades de realizar trabalhos extracurriculares. A dinâmica das aulas, ferramentas de interação. Desenvolvimento de atividades de grupo, com objetivo de desenvolver habilidades sócio-comportamentais através de colaboração em temas do curso relacionados à profissão escolhida. Áreas de atuação do curso de engenharia, competências e habilidades a serem desenvolvidas. Interdisciplinaridade e a relação entre as disciplinas e o conhecimento a ser aplicado. Planejamento de estudos. Formas de estudar e aprender.
 
 
 
Avaliação
     
Método
(Descrever com clareza o processo de avaliação de aprendizagem para que o aluno compreenda como todos os elementos do plano de atividades se articulam e para que o professor possa realizar a gestão da aprendizagem na sua disciplina, com base em evidências do que o aluno aprendeu.) Método: Atividades realizadas na forma de dinâmicas de grupos, utilização de vídeos, textos, roda de discussão e/ou elaboração de painéis. Participação em encontros de orientação promovidos pelo Programa de Tutoria Acadêmica da EESC e a realização de atividades propostas pelo tutor/monitor/mentor incluindo trabalhos em equipe e estudos dirigidos.
Critério
(Descrever as experiências de aprendizagem ou como os conteúdos serão tratados do ponto de vista prático, a exemplo da realização de projetos, exercícios, seminários, visitas técnicas, simulações, atividade em laboratório, entre outras possibilidades) Participação ativa nos encontros, apresentação de estudos/pesquisa e de trabalhos realizados durante a disciplina, colaboração e engajamento nas atividades da disciplina. A nota final é dada pela média ponderada das notas obtidas nas diversas atividades propostas.
Norma de Recuperação
Não se aplica.
 
Bibliografia
     
A bibliografia será recomendada pelos docentes responsáveis e obtida na busca realizada pelos próprios alunos no início dos projetos. Seguem referências no tópico de monitoria.

[1] Peddy, S. The art of mentoring – Lead, follow and get out of the way. Houston: Bullion Books, 2001.
[2] Zachary, L. J. The Mentor’s Guide. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2000. Pereira, A. Modelos de desenvolvimento do jovem adulto e promoção do bem-estar em estudantes do ensino superior. In: Programa de Monitorização e Tutorado: oito anos a promover a integração e o sucesso académico no IST. Lisboa: IST Press, 2011. p. 19-27.
[3] Mueller, S. Electronic mentoring as an example for the use of information and communications technology in engineering education. European Journal of Engineering  Education, 2004.
[4] Kaul, S. Triangulated Mentorship of Engineering Students - Leveraging Peer Mentoring and Vertical Integration, Global Journal of Engineering Education, v. 21, p. 14-23,2019.
[5] Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Engenharia. Ministério da Educação. CNE/CES, 2019.
 

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