Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais da EESC
 
Disciplina: 1800122 - Estágio Supervisionado
Supervised Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 180 h
Carga Horária de Extensão: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Proporcionar meios para adaptação psicológica e social do estudante visando a sua futura atividade profissional. Complementar a formação profissional do estudante. Treinar o estudante visando facilitar a absorção de conhecimentos tecnológicos na profissão. Orientar o estudante na escolha de sua especialização. Atuar nos diferentes cenários da prática profissional. Desenvolver Atividades Extensionistas. 
Competências que podem ser desenvolvidas dependendo das atividades realizadas e que são aderentes ao perfil do estudante de Engenharia:
Planejar e gerir estrategicamente;
Atuar em equipes multidisciplinares;
Comunicar de modo mais eficiente, escrita, oral e graficamente;
Exercer a cidadania como engenheiro;
Aplicar conhecimentos de matemática, ciência e engenharia;
Analisar e compreender fenômenos físicos e químicos;
Projetar e conduzir experimentos, bem como analisar e interpretar dados;
Formular, analisar e resolver problemas;
Conceber soluções de Engenharia, analisando e compreendendo a necessidade dos usuários e seu contexto;
Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos compreendendo o impacto das soluções nos setores global, econômico, ambiental e contexto social;
Criar, projetar e implementar soluções tecnológicas e inovadoras para os problemas de Engenharia;
Acompanhar o ritmo de desenvolvimento técnico-científico do setor e adaptar-se às constantes transformações estimulando o aprendizado autônomo.
 
To provide the means for the student's psychological and social adaptation with a view to their future professional activity. To complement the student's professional training. To prepare the student to facilitate the absorption of technological knowledge in the profession. To guide students in their choice of specialization. To work in the different scenarios of professional practice. Additionally, they should cultivate extension activities to enrich their learning experience further. Competences (C) that can be developed depending on the activities carried out and that are in line with the profile of the engineering student: C1: Plan and manage strategically; C2: Working in multidisciplinary teams; C3: Communicate more efficiently in written, oral, and graphic form; C4: Exercise citizenship as an engineer; C5: Apply knowledge of mathematics, Science and Engineering;C6: Analyze and understand physical and chemical phenomena; C7: Design and conduct experiments, as well as analyze and interpret data; C8: Formulate, analyze, and solve problems; C9: Design engineering solutions, analyzing, and understanding user needs and their context; C10: Know and apply legislation and regulations ethically, understanding the impact of solutions on the global, economic, and environmental sectors and the social context; C11: Create, design, and implement technological and innovative solutions to engineering problems; C12: Keep pace with the sector's technical and scientific development and adapt to constant changes, encouraging independent learning.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2535612 - Luciana Montanari
 
Programa Resumido
Atividades programadas em centros capacitados para proporcionar treinamento em setores profissionais específicos.
Atividades junto às instituições de ensino e pesquisa, ou a órgãos a elas ligados, visando a prestação de serviços.
Atividades de iniciação científica com participação no desenvolvimento de pesquisas básicas ou tecnológicas.
Atividades de estágio em empresas e órgãos públicos.
 
Activities in specialized centers that contribute by training in specific professional sectors. Activities with teaching and research institutions or organizations linked to them aimed at providing services. Scientific initiation activities include participation in the development of primary or technological research. Internship activities in companies and public organizations.
 
 
Programa
Atividades programadas em centros capacitados para proporcionar treinamento em setores
profissionais específicos.

Atividades junto às Instituições de ensino e pesquisa, ou aos órgãos a elas ligados, visando a prestação de serviços.
Atividades de iniciação científica com a participação no desenvolvimento de pesquisas básicas ou tecnológicas.
Atividades relacionadas com a realização de trabalho de graduação ou projeto final de curso.
Atividades de estágio em empresas e órgãos públicos.
Nos períodos em que não estão programadas outras disciplinas, o estudante poderá ter jornada de até 40 horas semanais de estágio.
Nos períodos em que o aluno cursar disciplinas, o número máximo de horas de estágio será de 6 horas diárias e 30 horas/semana, não podendo haver superposição dos horários do estágio com os horários das disciplinas matriculadas.
 
Programmed activities in centers able to provide training in specific professional sectors. Activities with teaching and research institutions or organizations linked to them aimed at providing services. Scientific Initiation activities involve participation in the development of primary or technological research. Activities related to undergraduate work or final course projects Internship activities in companies and public organizations. During periods in which no other subjects are scheduled, students may work up to 40 hours a week on internships. In periods in which the student is studying subjects, the maximum number of hours of internship will be 6 hours a day and 30 hours a week, and there must be no overlap between the internship timetable and the timetable for the subjects enrolled.
 
 
Avaliação
     
Método
O estágio será supervisionado individualmente por um docente e por um profissional da empresa concedente e poderá ser realizado em uma ou mais empresas. ATIVIDADES DISCENTES: frequentar a empresa e realizar as atividades previstas no plano de estágio. As atividades são diversas e têm como exemplos: realizar projeto relacionado às sub-áreas de Engenharia sob a orientação do docente supervisor de estágio e do profissional responsável da empresa concedente; colaborar em trabalhos práticos, pesquisa programada, realizar visitas a obras, empresas ou indústrias, realizar ensaios, experiências, testes; participar e organizar estudo de casos e entrevistas. ATIVIDADES DE EXTENSÃO: 120 h são destinadas à realização de atividades de extensão.
Critério
Apresentar relatório final acompanhado de atestado de frequência. No relatório deverão constar as atividades e as competências desenvolvidas durante o cumprimento do estágio, relacionar as atividades realizadas com o curso de graduação e como as disciplinas e as atividades realizadas durante o curso contribuíram para a efetividade das tarefas do estágio. Apresentar relatório de avaliação das atividades de extensão. A avaliação das atividades de extensão deverá ser feita pelo supervisor de estágio ou representante da comunidade, conforme formulário disponibilizado. A avaliação será feita através dos relatórios ou projetos apresentados, com nota maior ou igual a 5.00 (cinco).
Norma de Recuperação
Não haverá atividade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Sugerida pelo docente supervisor, de acordo com a atividade escolhida.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, ONG, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional.
Objetivos da atividade
Objetiva contribuir com a formação do estudante diante da realidade profissional, constituindo-se num instrumento de aperfeiçoamento técnico- científico e de treinamento prático. Para o grupo social, o objetivo é avançar com soluções inovadoras para os problemas apresentados.
Descrição da atividade
Supervisão, coordenação e orientação técnica; Estudo, planejamento, projeto e especificação; Estudo de viabilidade técnico-econômica; Assistência, assessoria e consultoria; Vistoria, perícia, avaliação, laudo e parecer técnico; Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; Elaboração de orçamento; Padronização, mensuração e controle de qualidade; Produção técnica e especializada; Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; Execução de instalação, montagem e reparo; Operação e manutenção de equipamento e instalação; Execução de desenho técnico. Todas as atividades serão realizadas pelos estudantes de graduação que serão acompanhados pelo profissional supervisor e por um docente da EESC.
Indicadores de avaliação da atividade
Os alunos participantes serão avaliados pelo supervisor de estágio da empresa, considerando aspectos como responsabilidade, proposição, desenvolvimento de trabalho individual e em equipe.

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