Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais da EESC
 
Disciplina: 1800313 - Sustentabilidade, Inovação e Empreendedorismo I

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Promoção do aprendizado, consolidação de senso crítico e desenvolvimento de atividades complementares voltadas para proporcionar soluções de qualidade, preparando os alunos para o mercado profissional, respeitando o código de ética e o desenvolvimento sustentável, e buscando excelência com respostas eficazes de inovação e empreendedorismo social na área de engenharias.
 
Docente(s) Responsável(eis)
3665025 - Eduardo Mario Mendiondo
 
Programa Resumido
A disciplina oferecida tem como base desenvolver um espaço de reflexão sobre atividades extracurriculares ligadas a inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Postulam-se trabalhos de conteúdos de Engenharia Ambiental por meio de leituras, oficinas, seminários e workshops, consolidando o papel da universidade pública e extensão universitária.
 
Programa
O programa da disciplina é aberto em função do “projeto foco” de cada ano que é direcionado pelo professor responsável. O professor responsável adapta a disciplina para critérios de engenharia ambiental e analisa o cronograma com base nos supervisores de campo, que orientam o trabalho do aluno. Os “projetos focos” podem estar ligados à realidade local, por meio de cooperativas de inovação e empreendedorismo social. 1- CONTEXTO LEGAL: Lei Federal de Inovação, 10.973/2004. Lei de Inovação Paulista (Lei Complementar 1049/2008. 2- REDES COOPERATIVAS PARA INOVACAO: Rede Cooperativa de Pôlos de Inovação da USP. Rede Cooperativa em Campus da USP São Carlos. Curso de Capacitação do Docente Empreendedor. Clube USP de Empreendedorismo. Agência USP de Inovação. Curso de Empreendedorismo SEBRAE. 3-PARQUES TECNOLÓGICOS: Parque Tecnológico de São Carlos, ParqTec, Núcleo de Jovens Empreendedores São Carlos–Ciesp, Instituto Inova São Carlos, SEBRAE - Regional São Carlos. 4 - FINANCIAMENTO: Critérios de agências de fomento para a Inovação. “PIPE-FAPESP”, “INOVAR-FINEP”, “Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação – Pró-Inova”CNPq. 6- ESTUDOS DE CASOS: Empresa EESC Jr. Casos de sucessos da USP em competições nacionais e internacionais. “Produção+Limpa, FIESP”, “USP@C40”. Apóios a Programas “USP Recicla”, “PURE USP”, “PURA”. 7- EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Desafios e oportunidades.
 
Avaliação
     
Método
Consta de etapas de auto-avaliação (do aluno) e avaliação externa (do docente), computando: (1) presença do aluno em encontros periódicos com palestras, seminários, dinâmicas ou tarefas com a temática do empreendedorismo social; (2) participação dos alunos em redes cooperativas de empreendedorismo no Brasil e exterior; (3) participação dos alunos em um fórum de discussões na internet; (4) freqüencia a visitas a parques tecnológicos, (5) prospecção de prêmios e competições em empreendedorismo
Critério
Média ponderada entre as atividades desenvolvidas.
Norma de Recuperação
Não serão oferecidas atividades de recuperação.
 
Bibliografia
     
BRASIL (2004) Lei Nacional de Inovação www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/Lei/L10.973.htm
BRASIL (2010) Ministério de Ciência e Tecnologia www.mct.gov.br/index.php/content/view/22771.html
FAPESP (2010) Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE http://www.fapesp.br/materia/58/pipe/pipe.htm
MBC-FINEP-MCT (2008) Manual de Inovação, Brasília, DF www.inovacao.usp.br/images/pdf/Manual%20de%20Inovacao%20-%20MBC%20-%202008.pdf
SÃO PAULO (2008) Lei Paulista de Inovação (Lei. Compl. 1049/2008) www.legislacao.sp.gov.br/legislacao/index.htm
USP (2010) Agencia USP de Inovação – Documentos www.inovacao.usp.br/documentos.php
 

Clique para consultar os requisitos para 1800313

Clique para consultar o oferecimento para 1800313

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP