Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais da EESC
 
Disciplina: 1800315 - Projeto em Materiais e Manufatura
Materials and Manufacturing Design Laboratory

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Aprofundar o processo de desenvolvimento das habilidades na condução de um projeto que envolva desde a especificação do produto, desenvolvimento do projeto, especificação dos materiais, processamento e preferencialmente a construção de protótipos ou elaboração de projetos detalhados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
117532 - Antonio José Felix de Carvalho
 
Programa Resumido
Essa disciplina tem caráter optativo e se destina a realização de projetos multidisciplinares em materiais envolvendo conhecimentos de diversas áreas da engenharia de forma que os conhecimentos adquiridos pelos alunos nas fases anteriores de formação sejam aplicados de forma organizada. Será incentivada a formação de equipes com alunos de cursos diversos e em diferentes fases de sua formação. Quando possível os projetos serão relacionados com atividades extracurriculares das equipes atuando dentro da EESC e incentivando o envolvimento também de atividades relacionadas com os projetos de pós-graduação e de pesquisa. A disciplina deverá, portanto, ter um papel de integrar diversas atividades e permitir aos alunos uma experiência completa no desenvolvimento de materiais.
 
 
 
Programa
O programa da disciplina é dividido em três partes:
Definição do projeto. Nessa primeira etapa, os alunos discutem o projeto com os docentes responsáveis  para definir os parâmetros principais do produto/processo a ser definido e elaboram um projeto com objetivos, justificativa, estado da arte e cronograma.
Desenvolvimento do projeto. A partir da definição do projeto, os alunos deverão desenvolver o projeto em equipe de forma sistemática e utilizando o laboratório de forma integrada.
Defesa do projeto e proposta de sua implantação na prática. Uma das metas será a implementação os resultados dos projetos nos projetos das equipes de atividades complementares e grupos de extensão da EESC.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Durante a execução do projeto, cada grupo será avaliado periodicamente de modo que o cronograma geral de desenvolvimento esteja em sintonia com o que foi programado. A metodologia de auto-avaliação será empregada em todas as etapas do projeto. Serão avaliadas no mínimo quatro etapas; i) proposição do projeto, (ii) estágio intermediário de andamento do projeto, iii) finalização do projeto e iv) aplicação dos resultados. Um item importante que deverá ser observado em todas as etapas é a aplicação formal e de forma organizada dos conhecimentos adquiridos nos cursos.
Critério
A avaliação será realizada em três etapas com os respectivos pesos. 1 - Apresentação da proposta inicial constituída de apresentação (50%) e projeto (50%) - peso 20% da nota final 2 - Apresentação de meio de curso com descrição detalhada sobre o andamento do projeto constituída de apresentação (30%) e relatório (70%). - peso 20% da nota final tel.: + 55 (16) 3373-9591 departamento.materiais@eesc.usp.br – www.smm.eesc.usp.br 3 - Apresentação final com defesa do projeto, constituída de apresentação oral (40%) e projeto escrito (60%). - peso 60% da nota final. A avaliação será dada por meio da pontuação atribuída pelo professor e pelas próprias equipes. Uma equipe poderá opinar nas atividades da outra.
Norma de Recuperação
A recuperação deverá ser utilizada mais no sentido de complementação dos projetos que necessitarem reparos.
 
Bibliografia
     
A bibliografia será recomendada pelo professor responsável e obtida na busca realizada pelos próprios alunos no início dos projetos.
Como se trata de uma disciplina de projetos que devem ser propostos e conduzidos durante o curso, a bibliografia irá depender das proposições de projeto de cada oferecimento da disciplina. Sendo assim, relaciono abaixo alguma disciplina geral de gerenciamento de projeto e sobre bases gerais da ciência e engenharia de Materiais:
ASHBY, M.F., JONES, D.R.H. Engenharia de Materiais: Uma Introdução a propriedades, aplicações e projeto. Volumes I e II. Elsevier, 3a Edição, 2007.
ASKLAND, D.R. Ciência e Engenharia dos Materiais. São Paulo:Cengage Leaming, 2008.
CALLISTER JR, W.D. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. LTC, 7a Edição (ou outra), 2008.
CALLISTER JR, W.D. Fundamentos da Ciência e Engenharia de Materiais. LTC, 2a Edição, 2006.
SHACKELFORD, J.F. Ciência dos Materiais. Pearson Prentice Hall, 6a Edição, 2008.
VANVLACK, L.H. Princípios de Ciência dos Materiais, Edgard Blucher, 1970.
FERRANTE, M., Materiais e Design. Arte e Ciência na Seleção de Materiais no Design do Produto,
Elsevier, 2a edição (2010), 360 p., ISBN-10: 8535238425, ISBN-13:0 978-8535238426, Edufscar, 3a edição (2013), 346 p.ISBN-10 : 8576003376, ISBN-13 : 978-8576003373

Textos fornecidos pelo()s) professor(es) da disciplina
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Setor público como prefeituras e outros órgãos, setor privados como empresas e sociedade em geral como associação sociais, de coletores de material reciclado, escolas do ensino médio, técnico e outras. Também deve ser articulada com as equipes de atividades extracurriculares e dessa forma atuar junto aos seus parceiros e fornecedores.
Objetivos da atividade
Desenvolver projetos com potencial de envolver a temática específica do curso de Materiais e manufatura, mas que envolva também outras áreas como, química, física, matemática, computação, arquitetura, engenharias mecânica, mecatrônica elétrica, ambiental, produção, aeronáutica, civil, química e outras. Na medida do possível, as equipes devem ser organizadas de modo que a formação de seus membros seja complementar.
Descrição da atividade
Desenvolvimento de projetos práticos ou teóricos que tenham um objetivo claro e que possam ser realizados dentro do período de um semestre. Os projetos devem priorizar atividades multidisciplinares com ênfase na integração entra as diversas áreas.
Indicadores de avaliação da atividade
O principal indicador de avaliação constitui na verificação do atingimento dos objetivos dos projetos inicialmente propostos e aprovados por todos.

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