Proporcionar aos alunos dos cursos de engenharias da EESC e de Arquitetura do IAU, membros da EESC Jr, a oportunidade de desenvolver e exercitar conceitos e práticas de gestão e vivência empresarial.
Desenvolver os conceitos relacionados às atividades práticas no âmbito da Empresa Júnior. Proporcionar aos alunos participantes da EESC Jr a capacitação e a vivência em habilidades de gestão empresarial necessárias para a atuação no mercado de trabalho promovendo o contato com experiências práticas no funcionamento de uma organização. Promover a aplicação dos conceitos aprendidos em projetos desenvolvidos no âmbito da Empresa Júnior.
Desenvolver conceitos relacionados às diferentes áreas do saber relacionadas aos processos de negócio da Empresa Júnior, proporcionado aos alunos da EESC Jr o aprendizado em gestão empresarial necessário para a atuação no mercado de trabalho, dentre eles liderança, comunicação, resiliência, estratégia, trabalho em equipe, respeito, transparência, foco em resultados e gerenciamento de projetos. O programa específico será definido a cada oferecimento conforme o perfil de atuação dos alunos inscritos no âmbito da Empresa Júnior. As áreas funcionais da Empresa Júnior e que podem demandar necessidade de aprendizado são: • Eventos; • Jurídico-Financeiro; • Marketing; • Projetos; • Qualidade; • Recursos Humanos; • Relações Externas; • Responsabilidade Social e Empresarial.
Bibliografia (principal e complementar): Allen, J.; O'toole, W.; Mcdonald, I.; Harris, R., Organização e Gestão de Eventos, Campus, 3ª Ed. 2007. Amaral D. C.; Conforto, E. C.; Benassi, J. L. G.; Araujo, C. Gerenciamento Ágil de Projetos: aplicação em produtos inovadores, Saraiva, 2011. Barbieri, J. C.; Cajazeira, J. E. R., Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável: da teoria à prática, Saraiva, 2ª Ed. 2012. Bohlander. G. Snell, S., Administração de Recursos Humanos, Cengage Learning, 14ª Ed. 2010. Becker. B. E.; Ulrich. D.; Huselid, M. A., Gestão Estratégica de Pessoas com o Scorecard, Editora Campus, 2001. Carpinetti, L. C. R., Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas, Atlas, 2ª Ed. 2012. Dinsmore, P. C.; Cabanis-Brewin, J., Manual de Gerenciamento de Projetos, Brasport, 2009. Gitman, L. L. J., Princípios de Administração Financeira, Pearson, 12ª Ed. 2010. Guerrini, F. M.; Escrivão Filho, E.; Cazarini, E. W.; Dallavale de Pádua, S. I., Modelagem da Organização: uma visão integrada. Bookman, 2014. Kaplan, R. S.; Norton, D. P., A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard, Editora Campus, 22ª Ed. 1997. Keller, K. L.; Kotler, P., Administração de Marketing, Pearson, 14ª Ed. 2012. Mintzberg, H.; Lampel, J.; Quinn, J. B.; Ghoshal, S., O Processo da Estratégia: conceito, contextos e casos selecionados, Bookman, 4ª Ed. 2005. Porter, M., Estratégia Competitiva: técnica para análise de indústrias e de concorrentes, Campus, 1ª Ed. 2005. Project Management Institute (PMI), A guide to the project management body of Knowledge: PMBOK GUIDE. Pensylvania USA: PMI Inc., 2004. Robbins, S. P.; Decenzo, D. A., Fundamentos de Administração: Conceitos Essenciais e Aplicações, Pearson, 4ª Ed. 2004. Rozenfeld, H., et al. Gestão de Desenvolvimento de Produto: uma referência para a melhoria de processo, Saraiva, 2006. Slack, N.; Chambers, S.; Johnston, R., Administração da Produção Atlas, 3ª Ed. 2009.