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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais da EESC
 
Disciplina: 1800316 - Formação em Gestão Empresarial para alunos da EESC-Jr
Training in Business Management for students of EESC-Jr

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Proporcionar aos alunos dos cursos de engenharias da EESC e de Arquitetura do IAU, membros da EESC Jr, a oportunidade de desenvolver e exercitar conceitos e práticas de gestão e vivência empresarial.
 
 
 
Programa Resumido
Desenvolver os conceitos relacionados às atividades práticas no âmbito da Empresa Júnior. Proporcionar aos alunos participantes da EESC Jr a capacitação e a vivência em habilidades de gestão empresarial necessárias para a atuação no mercado de trabalho promovendo o contato com experiências práticas no funcionamento de uma organização. Promover a aplicação dos conceitos aprendidos em projetos desenvolvidos no âmbito da Empresa Júnior.
 
 
 
Programa
Desenvolver conceitos relacionados às diferentes áreas do saber relacionadas aos processos de negócio da Empresa Júnior, proporcionado aos alunos da EESC Jr o aprendizado em gestão empresarial necessário para a atuação no mercado de trabalho, dentre eles liderança, comunicação, resiliência, estratégia, trabalho em equipe, respeito, transparência, foco em resultados e gerenciamento de projetos. O programa específico será definido a cada oferecimento conforme o perfil de atuação dos alunos inscritos no âmbito da Empresa Júnior.
As áreas funcionais da Empresa Júnior e que podem demandar necessidade de aprendizado são:
•	Eventos;
•	Jurídico-Financeiro;
•	Marketing;
•	Projetos;
•	Qualidade;
•	Recursos Humanos;
•	Relações Externas;
•	Responsabilidade Social e Empresarial.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia da disciplina seguirá princípios da PBL (Problem-Based Learning), Aprendizagem Baseada em Problemas, e terá como principal enfoque a aprendizagem centrada no aluno. A partir dos projetos conduzidos pelos alunos na EESC Jr, serão identificados conteúdos específicos pelo professor e/ou supervisor da EESC Jr. Os alunos constituirão grupos que devem participar ativamente no trabalho coletivo, contribuirão para a execução e sucesso do projeto, buscando recursos, pesquisando, propondo soluções para o problema apresentado, etc. Os alunos assumirão papéis e responsabilidades bem definidos para a realização do trabalho. A avaliação será feita por meio dos resultados produzidos e publicados pelos alunos no decorrer do projeto, os quais deverão estar expostos no site da disciplina, publicamente ou por meio de apresentações formais para os demais membros da EESC Jr e para a comunidade do campus.
Critério
Média das notas atribuídas ao aluno considerando:  Avaliação do professor (supervisor da EESC Jr)  Avaliação da Liderança da EESC Jr (Presidência e/ou Diretorias)  Avaliação dos alunos (pares pertencentes ao mesmo grupo)  Avaliação dos alunos (membros de outros grupos)  Auto-avaliação Os seguintes fatores deverão ser levados em conta quanto à avaliação do desempenho da equipe / do aluno:  Qualidade da apresentação realizada pelas equipes  Qualidade do relatório entregue  Contribuição do aluno para com a qualidade do projeto desenvolvido  Respeito às demais pessoas da equipe  Desempenho e desenvolvimento do aluno durante o projeto Aprovação: Média final igual ou superior a 5,0.
Norma de Recuperação
Não há recuperação para esta disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia (principal e complementar):
	Allen, J.; O'toole, W.; Mcdonald, I.; Harris, R., Organização e Gestão de Eventos, Campus, 3ª Ed. 2007.
	Amaral D. C.; Conforto, E. C.; Benassi, J. L. G.; Araujo, C. Gerenciamento Ágil de Projetos: aplicação em produtos inovadores, Saraiva, 2011.
	Barbieri, J. C.; Cajazeira, J. E. R., Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável: da teoria à prática, Saraiva, 2ª Ed. 2012.
	Bohlander. G. Snell, S., Administração de Recursos Humanos, Cengage Learning, 14ª Ed. 2010.
	Becker. B. E.; Ulrich. D.; Huselid, M. A., Gestão Estratégica de Pessoas com o Scorecard, Editora Campus, 2001.
	Carpinetti, L. C. R., Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas, Atlas, 2ª Ed. 2012.
	Dinsmore, P. C.; Cabanis-Brewin, J., Manual de Gerenciamento de Projetos, Brasport, 2009.
	Gitman, L. L. J., Princípios de Administração Financeira, Pearson, 12ª Ed. 2010.
	Guerrini, F. M.; Escrivão Filho, E.; Cazarini, E. W.; Dallavale de Pádua, S. I., Modelagem da Organização: uma visão integrada. Bookman, 2014.
	Kaplan, R. S.; Norton, D. P., A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard, Editora Campus, 22ª Ed. 1997.
	Keller, K. L.; Kotler, P., Administração de Marketing, Pearson, 14ª Ed. 2012.
	Mintzberg, H.; Lampel, J.; Quinn, J. B.; Ghoshal, S., O Processo da Estratégia: conceito, contextos e casos selecionados, Bookman, 4ª Ed. 2005.
	Porter, M., Estratégia Competitiva: técnica para análise de indústrias e de concorrentes, Campus, 1ª Ed. 2005.
	Project Management Institute (PMI), A guide to the project management body of Knowledge: PMBOK GUIDE. Pensylvania USA: PMI Inc., 2004.
	Robbins, S. P.; Decenzo, D. A., Fundamentos de Administração: Conceitos Essenciais e Aplicações, Pearson, 4ª Ed. 2004.
	Rozenfeld, H., et al. Gestão de Desenvolvimento de Produto: uma referência para a melhoria de processo, Saraiva, 2006.
	Slack, N.; Chambers, S.; Johnston, R., Administração da Produção Atlas, 3ª Ed. 2009.
 

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