Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais da EESC
 
Disciplina: 1800317 - Desenvolvimento em Liderança para alunos da EESC-Jr
Developing Leadership for students of EESC-Jr

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos dos cursos de engenharias da EESC e de Arquitetura do IAU, membros da EESC Jr, a oportunidade de desenvolver conceitos e habilidades de liderança responsável e empreendedora que considere ao mesmo tempo, retorno para a organização e impacto positivo para a sociedade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112902 - Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti
2240134 - Mateus Cecilio Gerolamo
 
Programa Resumido
Desenvolver conceitos e habilidades de liderança relacionados às atividades gerenciais no âmbito da Empresa Júnior. Proporcionar aos alunos participantes da EESC Jr a capacitação em conceitos e habilidades de liderança, por meio da vivência empresarial em um ambiente de aprendizagem. Promover a aplicação dos conceitos aprendidos em projetos desenvolvidos no âmbito da Empresa Júnior.
 
 
 
Programa
Desenvolver conceitos e habilidades relacionados às diferentes áreas do saber relacionadas aos processos de negócio da Empresa Júnior, proporcionado aos alunos da EESC Jr o aprendizado em liderança que aborde o relacionamento construtivo com pessoas de diversas áreas, realização de planejamentos, tomada de decisões, desenvolvimento da habilidade de comunicação, e transformação das suas ideias em ações, traçando metas pessoais e empresariais com o propósito de mobilização da equipe para alcance de objetivos comuns e melhores resultados para a organização e para a sociedade. A reflexão sobre questões éticas deve ser estimulada em todas as situações vivenciadas pelo aluno. O programa específico será definido a cada oferecimento conforme o perfil de atuação dos alunos inscritos no âmbito da Empresa Júnior. As áreas funcionais da Empresa Júnior e que podem demandar necessidade de aprendizado são: • Eventos; • Jurídico-Financeiro; • Marketing; • Projetos; • Qualidade; • Recursos Humanos; • Relações Externas; • Responsabilidade Social e Empresarial.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia da disciplina seguirá princípios da PBL (Problem-Based Learning), Aprendizagem Baseada em Problemas, e terá como principal enfoque a aprendizagem centrada no aluno. A partir dos projetos conduzidos pelos alunos na EESC Jr, serão identificados conteúdos específicos pelo professor e/ou supervisor da EESC Jr. Os alunos (em grupo e/ou individualmente) desenvolverão projetos de temas específicos de liderança que demandarão a elaboração de documentos (resenhas, análises, relatórios) desenvolvidos a partir da escolha do tema pelo grupo ou aluno. A avaliação será feita por meio dos resultados produzidos e publicados pelos alunos no decorrer do projeto, os quais deverão estar expostos no site da disciplina, publicamente ou por meio de apresentações formais para os demais membros da EESC Jr e para a comunidade do campus.
Critério
: Média das notas atribuídas ao aluno considerando:  Avaliação do professor (supervisor da EESC Jr)  Avaliação da Liderança da EESC Jr (Presidência e/ou Diretorias)  Avaliação dos alunos (pares pertencentes ao mesmo grupo)  Avaliação dos alunos (membros de outros grupos)  Auto-avaliação Os seguintes fatores deverão ser levados em conta quanto à avaliação do desempenho da equipe / do aluno:  Qualidade da apresentação realizada pelo aluno ou pelas equipes  Qualidade do relatório entregue pelo aluno ou pelas equipes  Desempenho e desenvolvimento do aluno durante a disciplina Aprovação: Média final igual ou superior a 5,0.
Norma de Recuperação
: Não há recuperação para esta disciplina
 
Bibliografia
     
Bibliografia Principal:  Bennis, W. A essência do líder - o grande clássico de liderança, Ed. Campus – Elsevier, 2010.  Bergamini, C. W. Liderança – Administração do Sentido, Editora Atlas, 2009.  Bergamnini, C. W. O Líder Eficaz, Editora Atlas, 2002.  Cameron, K.S., Quinn, R.E., DeGraff, J. Competing Values Leadership: Creating Value in Organizations, Edward Elgar, Cheltenham, 2006.  Charan, R. O líder criador de líderes – a gestão de talentos, Campus – Elsevier, 2008.  Charan, R.; Conaty, B. A arte de cultivar líderes - como se tornar um mestre na criação de talentos. Ed. Campus Elsevier, 2011.  Covey, S. Liderança baseada em princípios, 2a Edicao, Elsevier, 2002.  Covey, S. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, 23ª Edição, Beste Seller, Ltda, 2005.  Goldsmith, M.; Kaye, B.; Shelton, K. Aprenda como um líder - histórias de líderes de hoje para líderes de amanhã, Ed. Campus – Elsevier, 2011.  Gracioso, L. F. Liderança Empresarial: Competências que Inspiram, Influenciam e Conquistam Resultados, Editora Atlas, 2009.  Grint, K. Leadership: Classical, Contemporany, and Critical Approaches, Oxford University Press, 1997.  Grint, K. The Arts of Leadership, OUP Oxford; New Ed edition, 2001.  Harvard Business Review (HBR), Liderança: os melhores artigos da Harvard Business Review, Rio de Janeiro, Elsevier, 2ª Reimpressão, 2006.  Harvard Business Review (HBR), Liderança e Motivação, Rio de Janeiro, Elsevier, 3ª Reimpressão, 2005.  Harvard Business Review (HBR), Liderança Inovadora, Rio de Janeiro, Elsevier, 2ª Reimpressão, 2008.  Harvard Business Review (HBR), Rumo à Liderança, Rio de Janeiro, Elsevier, 2ª Reimpressão, 2008.  Iacocca, L. Cadê os líderes?, 1a Edicao, Campus, 2007.  Kotter, J. P. Liderando Mudanças, Editora Campus, 1997.  Kotter, J. P. Nosso Iceberg está Derretendo, Best Sellers Ltda, 2006.  Maxwell, J. C. As 21 Irrefutáveis leis da liderança, 1a Edicao, Thomas Nelson Brasil, 2007.  Migueles, C.; Zanini, M. T. Liderança baseada em valores - caminhos para a ação em cenários complexos e imprevisíveis, Campus – Elsevier, 2009.  Quinn, R.E. Beyond Rational Management: Mastering the Paradoxes and Competing Demands of High Performance, J-B US non-Franchise Leadership, Paperbacj, 1991.  Schein , E. Cultura Organizacional e Liderança, Editora Atlas, 2009.  Selman, J. Liderança, Editora Pearson, 2010.  Sharma, R. O líder sem status - Uma parábola: liderando pessoas e influindo em organizações sem precisar de cargo, posição ou título, Verus, 2010.  Weissman, J. O lider comunicador, Campus – Elsevier, 2010. Bibliografia Complementar:  Campos, V. F. O Verdadeiro Poder, INDG, 2009.  Christensen, C. M.; Allworth, J.; Dillon, K. How Will You Measure Your Life? HarperBusiness, 2012.  Collins. J.; Hansen, M. T. Great by Choice: Uncertainty, Chaos, and Luck--Why Some Thrive Despite Them All, HarperBusiness; 1 edition, 2011.  Goleman, D. Inteligência Emocional, Editora Objetiva, 5ª Edição, 1996.  Harvard Business Review (HBR), Como o Líder Pensa, Rio de Janeiro, Elsevier, 2005.  Hunter, J. C., O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança, Editora Sextante, 2004.  Kerr, G., Líderes que mudaram o mundo, Larousse, 2010.  Kouzes, J. M.; Posner, B. Z., Credibilidade: o que os líderes devem fazer para conquistá-la e evitar sua perda, Rio de Janeiro: Campus – Elsevier, 2012.  Mackey, J.; Sisodia, R., Capitalismo Consciente: como libertar os espírito heroico nos negócios, Editora HSM, 2013.  Maier, S.; Kourdi, J., Os 100 Maiores Discursos da História: insights e lições de líderes que mudaram o mundo, Rio de Janeiro: Elsevier, 3ª Reimpressão, 2011.  Rodriguez y Rodriguez, M. V. (org.), Liderança Classe Mundial, Rio de Janeiro, Elsevier, Harvard Business Review, 2005.  Semler, R. Virando a Própria Mesa. Editora Rocco, 2002.  Senge, P., A Quinta Disciplina - A Arte e A Prática da Organização Que Aprende - 29ª Ed. Best Seller Ltda, 2013.  Sisodia, R. S.; Wolfe, D. B.; Sheth, J. N. Firms of Endearment: How World-Class Companies Profit from Passion and Purpose, Hardcover, 2007  Tsu, Sun. A Arte da Guerra.
 

Clique para consultar os requisitos para 1800317

Clique para consultar o oferecimento para 1800317

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP