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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto Oceanográfico
 
Interdepartamental
 
Disciplina: 2100114 - Atividade Embarcada I
Onboard Activity

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
1. Entender as etapas do método científico; 
2.  Praticar o planejamento de um cruzeiro oceanográfico;
3.  Introduzir ideias básicas sobre desenho amostral;
4. Reconhecer e entender o funcionamento dos principais equipamentos oceanográficos;
5. Aplicar os conhecimentos obtidos em situações de embarque para coleta de dados oceanográficos;
6. Compreender e praticar a coleta e preservação de amostras e de dados oceanográficos (bióticos e abióticos);
7. Aprender os fundamentos de elaboração de um relatório descritivo de cruzeiros oceanográficos;
8. Apropriar-se do Programa de Monitoramento do Estuário Santista.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1196168 - Marcia Caruso Bicego
50500 - Mario Katsuragawa
1356851 - Michel Michaelovitch de Mahiques
51071 - Sueli Susana de Godoi
 
Programa Resumido
Aspectos gerais do trabalho oceanográfico embarcado. Planejamento de cruzeiro. Equipamentos oceanográficos. Navegação e marinharia. Coleta e preservação de amostras biológicas, químicas e geológicas, e a tomada de dados hidrográficos. Planejamento amostral. Monitoramento oceanográfico.
 
 
 
Programa
Situações-problema inerentes ao trabalho oceanográfico embarcado
Planejamento de expedição científica
Equipamentos básicos do trabalho oceanográfico embarcado
Noções de navegação e marinharia
Noções sobre segurança a bordo
Coleta e preservação de amostras biológicas e organismos marinhos 
Coleta e preservação de amostras geológicas e químicas
Tomada de dados hidrográficos (químicos e físicos)
Planejamento amostral
Noções básicas sobre desenho amostral
Monitoramento oceanográfico
Trabalho de campo embarcado: B/Oc. Alpha Delphini
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina utilizará metodologias ativas de aprendizagem, como Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Aprendizagem baseada em problemas -PBL (Problem Based Learning), Estudos de Casos e Seminários.
Critério
Serão utilizadas formas de avaliação com base em exercícios ao final das aulas, e apresentação de relatório do cruzeiro oceanográfico de monitoramento. Feedback para os estudantes Correção oral das avaliações
Norma de Recuperação
Prova
 
Bibliografia
     
CALAZANS, D. (org.) 2011. Estudos Oceanográficos: do Instrumental ao Prático. Textos, Pelotas, 463 p.
CASTELLO, J.P. & KRUG, L.C. 2015. Introdução às Ciências do Mar. Textos, Pelotas, 601 p.
TRUJILLO, A.P. & THURMAN, H.V. 2010. Essentials of Oceanography. Prentice Hall, New Jersey, 551 p. 
WEBB, P. 2019. Introduction To Oceanography.  
https://geo.libretexts.org/Bookshelves/Oceanography/Book%3A_Introduction_to_Oceanography_(Webb)#:~:text=Introduction%20to%20Oceanography%20is%20a,on%20the%20North%20Atlantic%20region
 

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