- Preparar o aluno para refletir sobre os princípios norteadores da assistência à criança e à mulher com câncer, a partir de uma abordagem interdisciplinar. - Refletir sobre o sofrimento do profissional de saúde no cuidado da mulher e da criança e do adolescente com câncer. - Analisar o trabalho interdisciplinar na área de oncologia. - Discutir o cuidado da mulher e da criança e do adolescente com câncer, enfocando a qualidade de vida, a reabilitação e os cuidados paliativos.
Esta disciplina está centrada na assistência à criança, ao adolescente e mulher com câncer, numa abordagem multidisciplinar, apreendendo-as em suas relações com a família, equipe de saúde e comunidade.
Saberes Cognitivos: 1) Repercussões psicossociais do diagnóstico de câncer. 2) Oncogênese: aspectos da formação tumoral, estadiamento e marcadores tumorais. 3) O câncer como problema de saúde pública: epidemiologia, fatores de risco e proteção, detecção precoce, e qualidade de vida. 4) Tumores mais incidentes em crianças e mulheres. 5) Terapêutica: quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e cirurgia. 6) Reabilitação e câncer: abordagem interdisciplinar. 7) A família na experiência do câncer em um de seus membros. 8) Sofrimento psíquico do profissional de saúde: as interfaces da morte na área da saúde. 9) O processo de morte e morrer e cuidados paliativos oncológicos. 10) O processo de sobrevivência ao câncer. Saberes Procedimentais: 1) Reconhecer as repercussões psicossociais do câncer, a partir da oportunidade de interação com sobreviventes ao câncer e visitas técnicas. 2) Aplicar conhecimento acerca da epidemiologia, fatores de risco e proteção e detecção precoce do câncer nas discussões grupais. 3) Identificar aspectos essenciais para o cuidado de crianças, adolescentes e mulheres com câncer e suas famílias: impacto na família; experiências relacionadas ao itinerário diagnóstico e terapêutico; hospitalização; efeitos adversos da terapêutica oncológica; repercussões econômicas; impacto nos irmãos saudáveis; padrões de comunicação; apoio e rede social; mudanças de papeis na família; religiosidade e espiritualidade; cuidados paliativos e no fim da vida; efeitos tardios do tratamento do câncer. 4) Discutir casos de pessoas com câncer, a partir de situações motivadas por filmes, narrativas de sobreviventes ou depoimentos de famílias. Saberes Atitudinais: 1) Demonstrar atitude proativa para ampliar o conhecimento acerca do cuidado multiprofissional e interdisciplinar às crianças, adolescentes, mulheres e suas famílias (atitude crítico-reflexiva, motivação e curiosidade para buscar e ampliar o conhecimento). 2) Demonstrar habilidades de comunicação na interação com profissionais dos serviços durante as visitas técnicas, grupo de estudantes e facilitadores. 3) Demonstrar respeito nas interações com profissionais dos serviços durante as visitas técnicas, grupo de estudantes e facilitadores. 4) Demonstrar atitudes profissionais em relação à assiduidade, pontualidade e apresentação pessoal, de acordo com o ambiente acadêmico e nos serviços de saúde visitados. 5) Demonstrar atitudes éticas na interação com profissionais dos serviços durante as visitas técnicas, grupo de estudantes e facilitadores. Método de Ensino: Processo pedagógico no qual se considera que o aluno é sujeito do processo ensino-aprendizagem, de modo a contribuir com a transformação social da realidade. O professor é o mediador deste processo e age valorizando o conhecimento prévio do estudante e não como detentor do saber. Estratégias de ensino: - Aulas expositivas dialogadas. - Estudos de caso. - Visitas técnicas. - Técnicas grupais. - Utilização de filmes e livros, seguidos de discussões. - Vídeos com depoimentos de famílias na experiência do câncer. - Pesquisas bibliográficas. - Narrativas de sobreviventes. - Discussão em grupo.
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