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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200003 - Enfermagem Oncológica: Uma Abordagem Multidisciplinar
Oncology Nursing: A Multidisciplinary Approach

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
- Preparar o aluno para refletir sobre os princípios norteadores da assistência à criança e à mulher com câncer, a partir de uma abordagem interdisciplinar.
- Refletir sobre o sofrimento do profissional de saúde no cuidado da mulher e da criança e do adolescente com câncer.
- Analisar o trabalho interdisciplinar na área de oncologia.
- Discutir o cuidado da mulher e da criança e do adolescente com câncer, enfocando a qualidade de vida, a reabilitação e os cuidados paliativos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3518013 - Fabio Scorsolini Comin
684629 - Lucila Castanheira Nascimento
1225611 - Marislei Sanches Panobianco
89413 - Regina Aparecida Garcia de Lima
2027831 - Thais de Oliveira Gozzo
 
Programa Resumido
Esta disciplina está centrada na assistência à criança, ao adolescente e mulher com câncer, numa abordagem multidisciplinar, apreendendo-as em suas relações com a família, equipe de saúde e comunidade.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:

1) Repercussões psicossociais do diagnóstico de câncer.
2) Oncogênese: aspectos da formação tumoral, estadiamento e marcadores tumorais.
3) O câncer como problema de saúde pública: epidemiologia, fatores de risco e proteção, detecção precoce, e qualidade de vida.
4) Tumores mais incidentes em crianças e mulheres.
5) Terapêutica: quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e cirurgia.
6) Reabilitação e câncer: abordagem interdisciplinar.
7) A família na experiência do câncer em um de seus membros.
8) Sofrimento psíquico do profissional de saúde: as interfaces da morte na área da saúde.
9)  O processo de morte e morrer e cuidados paliativos oncológicos.
10) O processo de sobrevivência ao câncer.

Saberes Procedimentais:

1) Reconhecer as repercussões psicossociais do câncer, a partir da oportunidade de interação com sobreviventes ao câncer e visitas técnicas. 
2) Aplicar conhecimento acerca da epidemiologia, fatores de risco e proteção e detecção precoce do câncer nas discussões grupais.
3) Identificar aspectos essenciais para o cuidado de crianças, adolescentes e mulheres com câncer e suas famílias: impacto na família; experiências relacionadas ao itinerário diagnóstico e terapêutico; hospitalização; efeitos adversos da terapêutica oncológica; repercussões econômicas; impacto nos irmãos saudáveis; padrões de comunicação; apoio e rede social; mudanças de papeis na família; religiosidade e espiritualidade; cuidados paliativos e no fim da vida; efeitos tardios do tratamento do câncer.
4) Discutir casos de pessoas com câncer, a partir de situações motivadas por filmes, narrativas de sobreviventes ou depoimentos de famílias.

Saberes Atitudinais:

1) Demonstrar atitude proativa para ampliar o conhecimento acerca do cuidado multiprofissional e interdisciplinar às crianças, adolescentes, mulheres e suas famílias (atitude crítico-reflexiva, motivação e curiosidade para buscar e ampliar o conhecimento).
2) Demonstrar habilidades de comunicação na interação com profissionais dos serviços durante as visitas técnicas, grupo de estudantes e facilitadores.
3) Demonstrar respeito nas interações com profissionais dos serviços durante as visitas técnicas, grupo de estudantes e facilitadores.
4) Demonstrar atitudes profissionais em relação à assiduidade, pontualidade e apresentação pessoal, de acordo com o ambiente acadêmico e nos serviços de saúde visitados.
5) Demonstrar atitudes éticas na interação com profissionais dos serviços durante as visitas técnicas, grupo de estudantes e facilitadores.

Método de Ensino:
Processo pedagógico no qual se considera que o aluno é sujeito do processo ensino-aprendizagem, de modo a contribuir com a transformação social da realidade. O professor é o mediador deste processo e age valorizando o conhecimento prévio do estudante e não como detentor do saber. 
Estratégias de ensino:
- Aulas expositivas dialogadas.
- Estudos de caso.
- Visitas técnicas.
- Técnicas grupais.
- Utilização de filmes e livros, seguidos de discussões.
- Vídeos com depoimentos de famílias na experiência do câncer.
- Pesquisas bibliográficas.
- Narrativas de sobreviventes.
- Discussão em grupo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será feita por meio de relatório das visitas técnicas; fichamento e análise crítica de um livro; relatório de visita domiciliar; participação nas discussões em sala de aula e assiduidade.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
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