Contribuir para a inserção do estudante no contexto da EERP e da Universidade, considerando o enfrentamento de dificuldades inerentes ao momento de ingresso nesse contexto, possibilitando também seu reconhecimento como sujeito social. Despertar compromisso social como ingressante na universidade pública.
Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem;Ser aluno na Universidade de São Paulo;A profissão enfermeiro e enfermeiro licenciado: possibilidades de inserção no mundo do trabalho.
Saberes Cognitivos:Tendo em vista o enfoque vivencial, os alunos discutem e vivenciam temas que emergem das suas experiências ao momento de inserção e adaptação ao contexto universitário, que podem estar relacionados às:Ansiedades sobre a inserção na Universidade, expectativas e desafios.Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado e Licenciatura em EnfermagemExperiências em Programas de bolsas da universidade, Programas de extensão, Intercâmbio, entre outros.Aproximações às experiências profissionais em enfermagem nos contextos da saúde e educação. Saberes Procedimentais:Iniciar desenvolvimento de habilidades para trabalho em grupos (escuta respeitosa, exposição de ideias, comunicação) e de criatividade.Saberes Atitudinais:Interação ética com o grupo; participação e respeito às atividades propostas, compromisso com os estudos.Método de EnsinoSão propostas atividades em três subgrupos (cada docente será responsável por um subgrupo de 16/17 estudantes), para reflexão, troca e elaboração de experiências entre discentes que ingressaram na Universidade, com a intenção de aliviar ansiedades e facilitar o enfrentamento desse momento de inserção no cotidiano universitário. Tendo em vista o enfoque vivencial, os alunos discutem e vivenciam temas que emergem das suas experiências relacionadas ao momento de inserção e adaptação ao contexto universitário.
BONALS, J. O trabalho em pequenos grupos na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2003.CESARINO, A.C. et al. A ética nos grupos: contribuição do psicodrama. São Paulo: Ágora, 2002.COSTA, E.P. Técnicas de dinâmica: facilitando o trabalho com grupos. Rio de Janeiro: WAK, 2003.MERCURI, E. ; PLYDORO, S.A.J. (Org.) Estudante universitário: características e experiência de formação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Projeto Político Pedagógico, Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2004.