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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200006 - A Inserção do Estudante na Universidade
The Insertion of the Student in the University

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Contribuir para a inserção do estudante no contexto da EERP e da Universidade, considerando o enfrentamento de dificuldades inerentes ao momento de ingresso nesse contexto, possibilitando também seu reconhecimento como sujeito social. Despertar compromisso social como ingressante na universidade pública.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
99971 - Adriana Katia Corrêa
61110 - Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza
1928087 - Rosangela Andrade Aukar de Camargo
 
Programa Resumido
Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem;
Ser aluno na Universidade de São Paulo;
A profissão enfermeiro e enfermeiro licenciado: possibilidades de inserção no mundo do trabalho.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
Tendo em vista o enfoque vivencial, os alunos discutem e vivenciam temas que emergem das suas experiências ao momento de inserção e adaptação ao contexto universitário, que podem estar relacionados às:
Ansiedades sobre a inserção na Universidade, expectativas e desafios.
Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem
Experiências em Programas de bolsas da universidade, Programas de extensão, Intercâmbio, entre outros.
Aproximações às experiências profissionais em enfermagem nos contextos da saúde e educação.

Saberes Procedimentais:
Iniciar desenvolvimento de habilidades para trabalho em grupos (escuta respeitosa, exposição de ideias, comunicação) e de criatividade.

Saberes Atitudinais:
Interação ética com o grupo; participação e respeito às atividades propostas, compromisso com os estudos.

Método de Ensino
São propostas atividades em três subgrupos (cada docente será responsável por um subgrupo de 16/17 estudantes), para reflexão, troca e elaboração de experiências entre discentes que ingressaram na Universidade, com a intenção de aliviar ansiedades e facilitar o enfrentamento desse momento de inserção no cotidiano universitário. Tendo em vista o enfoque vivencial, os alunos discutem e vivenciam temas que emergem das suas experiências relacionadas ao momento de inserção e adaptação ao contexto universitário.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho em grupo para realização de atividades (jogos, vivências, dramatizações) e participação nas atividades propostas, construção de texto síntese final.
Critério
Será considerado aprovado o aluno que obtiver frequência maior ou igual a 70% nas atividades programadas e média final maior ou igual a 5,0 nas avaliações programadas pela disciplina.
Norma de Recuperação
Não está prevista.
 
Bibliografia
     
BONALS, J. O trabalho em pequenos grupos na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2003.
CESARINO, A.C. et al. A ética nos grupos: contribuição do psicodrama. São Paulo: Ágora, 2002.
COSTA, E.P. Técnicas de dinâmica: facilitando o trabalho com grupos. Rio de Janeiro: WAK, 2003.
MERCURI, E. ; PLYDORO, S.A.J. (Org.) Estudante universitário: características e experiência de formação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Projeto Político Pedagógico, Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2004.
 

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