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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200018 - Promoção de Saúde na Educação Básica
Health Promotion in Basic Education

Créditos Aula: 9
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 135 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 135 h )
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Inicia o estudante no desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a realização de ações educativas voltadas à promoção da saúde (considerando a autonomia/cidadania do estudante), no cenário da escola de educação básica - níveis fundamental e médio, envolvendo as políticas públicas de educação básica, o referencial de promoção da saúde, planejamento e metodologia de ensino.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6891361 - Lucas Pereira de Melo
2112005 - Luciane Sá de Andrade
2917823 - Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
1571591 - Marta Angélica Iossi Silva
 
Programa Resumido
Promoção da saúde no contexto da educação básica; Políticas Públicas de Educação; Projeto Pedagógico escolar e sua articulação com a promoção em saúde; Escola Promotora de Saúde; e Educação em saúde; Planejamento, execução e avaliação de ações educativas em saúde; Metodologias ativas.
Constitui carga horária para as atividades de "Prática como Componente Curricular", um dos componentes exigidos para a formação de professores, na medida em que as atividades são disparadas a partir de imersões em escolas de educação básica, com levantamento de questões, estudos teóricos e novo retorno às escolas, de forma cíclica, durante todo o ano letivo.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
Conceito de Promoção da Saúde e a estratégia de Escola Promotora de Saúde. Educação em Saúde: histórico, conceito e modelos. Articulação das Políticas Públicas de Educação, programas e outros documentos norteadores para a educação básica e as propostas de promoção da saúde. Projeto Pedagógico, com foco na Promoção da Saúde na Educação Básica. Processo ensino-aprendizagem na educação básica. Relações professor-aluno na educação básica. Planejamento do Processo ensino-aprendizagem (objetivos, conteúdos, métodos, estratégias, avaliação) na educação básica. Plano de Ensino e plano de aula para o desenvolvimento de atividades educativas em saúde na educação básica. Imunização e saúde coletiva com ênfase no contexto da escola de educação básica. Articulação entre acuidade visual e o processo de aprendizagem na educação básica.

Saberes Procedimentais:
Desenvolvimento de busca ativa de documentos e informações em diferentes fontes, agindo de forma ética (compromisso profissional, respeito, linguagem clara gerando entendimento para o interlocutor, apresentação pessoal adequada). Análise das informações de modo crítico e contextualizado. Realização de entrevista com diretor, coordenador pedagógico, professores e alunos da educação básica. Identificação de temáticas de interesse dos alunos para educação em saúde. Elaboração de plano de aula de ações educativas na educação básica. Desenvolvimento de atividades educativas. Tecnologias de Informação e Comunicação como recursos na elaboração de atividades pedagógicas. Desenvolvimento de relatos críticos e reflexivos a partir da realidade vivenciada e articulada com a base teórica, construindo assim o portfólio reflexivo e habilidades de leitura, interpretação textos e escrita. Construção de critérios de avaliação do ensino-aprendizagem coletivamente. Exercício de habilidade de comunicação e observação. Realização do teste de Snellen na escola (acuidade visual).


Saberes Atitudinais:
Atuação de forma ética (compromisso profissional, respeito, linguagem clara gerando entendimento para o interlocutor, apresentação pessoal adequada). Atitude crítico-reflexiva no processo ensino-aprendizagem. Desenvolvimento, de forma inicial, da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Postura no trabalho em grupo: tomada de decisões; negociação de conflitos; relação com as diferenças. Desenvolvimento do compromisso social com atores da escola de educação básica. Os saberes cognitivos, procedimentais e atitudinais se articulam para que o estudante inicie o desenvolvimento das seguintes ações profissionais, sendo que a ênfase neste momento do curso está nas ações 1, 2 e 3: 1. Compreender numa perspectiva crítica a promoção da saúde no contexto da educação básica; 2. Conhecer e analisar, a partir das Políticas Públicas de Educação, programas e outros documentos norteadores para a educação básica e as propostas de atuação no campo da saúde; 3. Reconhecer o projeto pedagógico da escola, no que se refere à articulação com a promoção em saúde; 4. Propor, planejar, executar e avaliar ações educativas voltadas à promoção da saúde na escola de educação básica, com ênfase nas metodologias ativas. 

Método de Ensino:
Na construção da competência do Enfermeiro Licenciado na Educação Básica, proporcionamos ao estudante de licenciatura uma aproximação à realização de ações educativas voltadas para a Promoção em Saúde em Escola de Educação Básica. Fez-se opção pela descrição de competência - compreendida como ação profissional docente que vai sendo construída gradativamente pelo estudante, por meio da articulação de conhecimentos cognitivos, atitudinais e procedimentais e da articulação teoria-prática. 
A articulação teoria-prática se desenvolve por aproximações sucessivas ao cenário real - Escolas de Educação Básica, por meio do ciclo pedagógico que se estrutura no princípio "ação-reflexão-ação".
Esta disciplina será desenvolvida tomando como base a articulação da formação ao mundo do trabalho e o referencial pedagógico crítico-reflexivo que orientam o projeto pedagógico deste curso em consonância com o Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo.
A disciplina promove oportunidades de aprendizado significativo contribuindo com a formação do (a) enfermeiro (a) na área de competência da educação, voltada para a promoção em saúde na educação básica.
Esta disciplina será desenvolvida por meio de ciclo pedagógico composto por cinco momentos:
Inserção na realidade (I) - momento em que o aluno, a partir de suas experiências e conhecimentos adquiridos anteriormente, realiza as atividades no cenário ensino-aprendizagem da educação básica, para construção da competência do enfermeiro licenciado na educação básica;
Síntese provisória (SP) - em subgrupo, é realizada a leitura, discussão e síntese dos relatos individuais referentes à imersão, identificando os problemas relacionados à realização da tarefa e desenvolvimento de atributos, chegando às questões de aprendizagem. Registra individualmente a atividade;
Busca de informações/conhecimentos (B) - em fontes variadas, que subsidiem a compreensão das questões de aprendizagem, fazendo uma síntese do material pesquisado (trabalho individual);
Nova síntese (NS) - em subgrupo, é feita reflexão sobre informações/conhecimentos trazidos pelos alunos, com a intenção de compreender os problemas identificados e reconstruir a prática profissional;
Avaliação (A) - ao final de cada atividade, é realizada a autoavaliação, avaliação do grupo e avaliação do professor/facilitador.
Estratégias: realização de entrevistas com diretor, coordenador, professor, estudante, família, análise de documentos, observação em sala de aula e/ou outros espaços da escola e comunidade, leituras, discussões de textos, planejamento, execução e avaliação de ação educativa.
Serão também realizados laboratórios de prática profissional pedagógica (LPPP) para elaboração/supervisão de práticas educativas.
Articula-se às disciplinas: Didática, Psicologia da Educação e Políticas e Organização da Educação Básica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação formativa, que terá como referência os desempenhos esperados para a disciplina, será feita de forma sistemática, com registro e ciência do estudante. Constarão da avaliação o desempenho do estudante no pequeno grupo e no cenário de prática, exercício de avaliação cognitiva e o portfólio reflexivo construído pelo estudante, conforme descrito a seguir: Instrumento: Avaliação Cognitiva - Peso* Critérios: Correlacionar os conceitos chaves da disciplina; Clareza/coerência; Objetividade; Articulação de conceitos interdisciplinares Instrumento: Avaliação de desempenho no grupo - Peso* Critérios: Apresentação; Postura, participação e envolvimento; Assiduidade (presença/horário); Articulação de conceitos interdisciplinares Instrumento: Avaliação de desempenho no cenário de prática - Peso* Critérios: Apresentação; Postura, participação e envolvimento; Assiduidade (presença/horário); Articulação de conceitos interdisciplinares; Envolvimento na atividade educativa: domínio do conhecimento, iniciativa, cooperação, integração grupal, atitude, respeito com colegas e alunos Instrumento: Portfólio - Peso* Critérios: Apresentação; Presença de reflexão crítica; Articulação de conceitos interdisciplinares; Compromisso - entrega/prazo *A ser definido em conjunto com os alunos no início da disciplina.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
A recuperação ocorrerá ao longo do processo ensino-aprendizagem. Não está prevista recuperação.
 
Bibliografia
     
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para a formação de profissionais de saúde e de educação /Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 160 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

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