Exercitar a vivência grupal, reconhecendo a complexidade das relações interpessoais; Relacionar as vivências com conceitos como processo grupal, comunicação, fases de desenvolvimento grupal, mitos sobre grupo, o trabalho em grupo na enfermagem/saúde e educação.
Trata-se de disciplina para os estudantes vivenciarem as relações interpessoais como instrumento para construção de aprendizagem e ações cotidianas compartilhadas inerentes à prática interdisciplinar em saúde e educação.
Construção de atitudes e conceitos relativos ao processo grupal, a partir da reflexão sobre a dinâmica das relações grupais estabelecidas pelos integrantes da disciplina (noções básicas sobre fases de desenvolvimento grupal, relações interpessoais, mitos sobre grupo, o trabalho em grupo na enfermagem/saúde e educação, aproximação à interdisciplinaridade). Método de ensino: Disciplina teórico-vivencial que propõe atividades em grupo (jogos, atividades lúdicas, discussão de filmes, dramatizações). A partir dessas atividades, são feitas reflexões acerca da dinâmica das relações grupais, em articulação com fundamentos teóricos introdutórios pertinentes.
Bleger, J. Temas de psicologia: entrevista e grupos. São Paulo, Martins Fontes, 1993. Bonals, J. O trabalho em pequenos grupos na sala de aula. Porto Alegre, Artmed, 2003. Gayotto. MLC. (Org.). Liderança II: aprenda a coordenar grupos. Petrópolis: Vozes, 2003. Osório, L.C. Grupos: teorias e práticas - acessando a era da grupalidade. Porto Alegre, Artmed, 2000. Osório, L.C. Psicologia grupal: uma nova disciplina para o advento de uma era. Porto Alegre: Artmed,2003. Pichón-Rivière, E. O processo grupal. 6. ed.. São Paulo, Martins Fontes, 2000. Pichón-Rivière, E. Teoria do vínculo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.