Que o aluno seja capaz de: - Desenvolver atributos procedimentais, cognitivos, atitudinais e afetivos na área de competência do cuidado individual, coletivo e da organização/gestão do cuidado integral, nos serviços de saúde da área hospitalar, por meio da inserção do estudante em diferentes contextos da prática profissional de saúde da criança e adolescente, saúde da mulher, saúde do adulto e idoso em situações clínicas e cirúrgicas, saúde mental e psiquiátrica.
Esta disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a realização de ações voltadas ao cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e de gestão do cuidado em saúde/enfermagem e de serviços de saúde no contexto da atenção hospitalar considerando as políticas de saúde e o cuidado integral ao indivíduo na área especifica. Os cenários de ensino-aprendizagem são os hospitais de níveis de atenção secundários e terciários.
SABERES COGNITIVOS: CUIDADO INTEGRAL DE ENFERMAGEM À SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA - Identifica as necessidades de saúde (individual e coletiva) do indivíduo nas diferentes áreas de saúde (da criança e adolescente, da mulher, do adulto e idoso em situações clínicas, saúde mental e psiquiátrica). - Formula, elabora e prioriza de problemas de saúde (individual/coletivo). - Desenvolve o planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem de forma sistematizada no contexto individual e coletivo de promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. - Aplica o Processo de Enfermagem, segundo linguagens padronizadas em cada serviço. - identifica e desenvolve o trabalho interprofissional em saúde. - Identifica as prioridades do serviço e ações da equipe considerando o perfil epidemiológico e indicadores de saúde dos serviços. - Registro do cuidado implementado. ORGANIZAÇÃO/GESTÃO DO CUIDADO INTEGRAL E DOS SERVIÇOS DE SAÚDE - Acompanha do processo de trabalho em saúde. - Participa da elaboração e execução do planejamento do cuidado integral. - Avalia o cuidado integral em saúde. - Conhece e maneja os instrumentos de gestão do cuidado, da equipe de enfermagem e da unidade (sistemas de informação/prontuários eletrônicos, indicadores de resultados/qualidade e seus relatórios, dimensionamento de pessoal, procedimentos operacionais padrão (POP), protocolos e normativas técnicas dos serviços. SABERES PROCEDIMENTAIS: Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais. - Reconhecer e caracterizar a unidade de saúde e os fluxos para os demais níveis de assistência na rede de organização dos serviços de saúde no SUS. - Identificar as características do processo de trabalho desenvolvido nas unidades de atenção hospitalar. - Reconhecer as competências gerenciais do profissional responsável pelas unidades de saúde. - Realizar o dimensionamento de pessoal de enfermagem, considerando as características epidemiológicas e clínicas e as necessidades de cuidado da clientela. - Aprimorar a comunicação entre pares, equipe multiprofissional, cliente e família. - Exercer liderança junto à equipe e nas unidades e serviços. - Conhecer o perfil epidemiológico da população assistida e os indicadores de saúde obtidos com os dados registrados nos sistemas de informação disponíveis. - Realizar, juntamente com o enfermeiro, o diagnóstico situacional de saúde da área de abrangência do cenário hospitalar. - Reconhecer as prioridades do serviço e as ações desenvolvidas pela equipe de saúde que são oferecidas à população, tendo como referência o perfil epidemiológico e clínico do usuário. - Propor, implementar e avaliar ações de enfermagem voltadas à prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população a partir do diagnóstico identificado. - Participar ativamente com responsabilidade e envolvimento do processo administrativo da unidade de estágio, colaborando com o grupo na coleta, análise de dados e apresentação de indicadores de produtividade e qualidade da assistência. - Contribuir com a unidade e serviço na regulação do usuário para a Rede de Atenção à Saúde na área Hospitalar. - Realizar a notificação compulsória, contribuindo na busca ativa dos casos epidêmicos e endêmicos. - Participar na solução dos problemas relevantes levantados juntamente com o supervisor de saúde. - Refletir de forma crítica e contextualizada sobre as políticas de saúde, planejamento, programação e organização dos Serviços de Saúde e sua articulação com os equipamentos sociais. - Participar da tomada de decisão nas Unidades de Saúde em conjunto com os enfermeiros supervisores e equipe de saúde. - Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem de forma sistematizada, no contexto individual e coletivo nos serviços da rede de atenção hospitalar de maneira articulada com a RAS (Rede de Atenção à Saúde). - Propor, implementar e avaliar ações de enfermagem voltadas à prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população a partir do diagnóstico identificado. - Interagir de forma efetiva com a clientela, utilizando a comunicação (verbal e não verbal). - Atuar na enfermagem por meio de práticas seguras, utilizando evidências científicas integrando os aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais do processo de cuidar. - Refletir de forma crítica e contextualizada sobre as políticas de saúde, planejamento, programação e organização dos Serviços de Saúde e sua articulação com os equipamentos sociais (integralidade). - Participar da tomada de decisão nas Unidades Hospitalares em conjunto com os enfermeiros supervisores. - Diagnosticar as demandas de educação de indivíduos e família da rede de atenção hospitalar. - Diagnosticar as necessidades de qualificação técnico-científica dos diferentes membros da equipe de enfermagem. - Planejar, implementar e avaliar projetos educativos junto aos usuários e/ou equipe de enfermagem/saúde das unidades/serviços da rede de atenção hospitalar. - Participar das discussões administrativas, educativas, assistenciais e de discussões de pesquisas. - Planejar, implementar e avaliar ações educativas dirigidas à equipe de enfermagem e aos usuários dos serviços de saúde. SABERES ATITUDINAIS • Relacionar-se com docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, usuários do serviço de saúde e familiares, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais. - Apresentar postura de acordo com as regras sociais, pessoais e profissionais estabelecidas. - Demonstrar por meio das atividades propostas pela disciplina e cenário de prática, os elementos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem e êxito acadêmico: confiança, criatividade, interesse, flexibilidade, curiosidade, compreensão e perseverança. - Aplicar conceitos adquiridos ao longo da formação acadêmica, demonstrando senso crítico e compromisso com as boas práticas de enfermagem, primando pela segurança e qualidade. - Assumir postura de corresponsabilidade com o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando envolvimento, assiduidade e pontualidade. - Usar técnicas para estabelecer comunicação com a equipe de saúde, usuários do serviço de saúde e familiares. - Apresentar-se com traje adequado para atuação profissional na AH: roupa, jaleco, tênis ou sapato fechado, crachá, cabelo preso quando necessário, conforme normas dos serviços e NR32. - Demonstrar postura de cooperação técnico-científica com a equipe. - Atuar de forma ética, responsável e cooperativa no aperfeiçoamento do processo de formação, avaliação e autoavaliação. - Identificar os problemas da prática profissional do enfermeiro, no decorrer do estágio curricular, a partir de evidências científicas. - Discutir os problemas identificados com a revisão da literatura e propor soluções nos serviços, com os docentes/ enfermeiros supervisores e equipe de saúde. - Elaborar relatório, abordando as ações de cuidado de enfermagem e de gestão no contexto da atenção hospitalar, considerando as políticas de saúde. MÉTODO DE ENSINO: Estão planejadas aulas expositivas dialogadas e métodos ativos, nas diversas modalidades, como busca na literatura científica, desenvolvimento de uma atividade educativa, discussões em grupo, atividades no campo da prática.
American Heart Association. Destaque das atualizações direcionadas nas Diretrizes de 2019 da American Heart Association para Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência. Disponível em https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2019/11/2019-Focused-Updates_Highlights_PTBR.pdf BERNARDES A., CECÍLIO L.C.O., ÉVORA Y.D.M., GABRIEL C.S., CARVALHO M.B. Modelo de gestão colegiada e descentralizada em hospital público: a ótica da equipe de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2011; 19(4):1003-1010. BRASIL. Ministério da Saúde. Programa nacional de humanização da assistência hospitalar. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnhah01.pdf _______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. 3a.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 740 p. 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