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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200087 - Trabalho de Conclusão de Curso
Final Paper (End of Program Essay)

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Explicitar, desenvolver e apresentar proposta de investigação sob a forma de trabalho científico considerando suas vivências acadêmicas nos serviços de saúde e/ ou instituição de ensino.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2505643 - Carla Aparecida Arena Ventura
2086491 - Claudia Benedita dos Santos
89497 - Fatima Aparecida Emm Faleiros Sousa
 
Programa Resumido
Apresentação da disciplina. Elaboração de cronograma de atividades. Explicitação do objeto de estudo a ser desenvolvido. Esclarecimentos sobre o Trabalho de Conclusão de Curso. Levantamento dos alunos com ou sem trabalhos/orientação. Revisão: Desenvolvimento das etapas do projeto de investigação: apresentação, introdução, objetivos, relevância, metodologia, resultados, discussão, considerações finais/conclusões e referências. Orientação, discussão e monitoramento do desenvolvimento do projeto, segundo o cronograma estabelecido e as etapas metodológicas do processo de investigação. Discussão dos projetos de pesquisa e pôsteres. Apresentação pôsteres.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos: 
Sistematização dos saberes cognitivos abordados em Metodologia.
1. Tipos de conhecimento científico.
2. O método científico e a produção do conhecimento.
3. Tipos de pesquisa qualitativa e quantitativa: conceitos, métodos, tipos.
4. Compreender as etapas do método científico por meio de análise crítica de artigo científico.
5. Conhecer os fundamentos éticos e legais da pesquisa e sua aplicação na prática de Enfermagem- assistência, gerenciamento e ensino.
6. Abordagem qualitativa na pesquisa científica: pressupostos da pesquisa qualitativa.
7. Métodos de pesquisa qualitativa – etnografia, fenomenologia, teoria fundamentada em dados, princípios, etapas.
8. Técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa.
9. Abordagem quantitativa na pesquisa clínica.
10. Noções gerais de amostragem.
11. Conceitos probabilísticos e erros (sistemáticos e aleatórios) associados aos testes de hipóteses.
12. Análise de dados quantitativos: banco de dados e uso de software para diferentes análises.

Saberes Procedimentais:
- Acompanhamento do desenvolvimento das etapas do projeto de investigação: apresentação, introdução, objetivos, relevância, método, resultados e discussão, considerações finais/conclusões; referências; anexos; apêndices.
- Acompanhamento da elaboração de um artigo científico segundo normas estabelecidas por Revista Científica escolhida a critério do aluno e seu orientador.
- Acompanhamento da elaboração de um pôster.

Saberes Atitudinais:
- Desenvolvimento da proposta de investigação sob a forma de trabalho científico considerando suas vivências acadêmicas nos serviços de saúde e/ ou instituição de ensino.
- Elaboração do TCC em formato de relatório ou em formato de artigo científico.
- Elaboração de um pôster que será utilizado como forma parcial, em apresentação oral, de avaliação final da disciplina.
- Ética, respeito, compromisso e responsabilidade com a pesquisa.

Método de Ensino:
Aulas expositivas e em grupos, com indicação de leituras para discussão em classe.
Aulas expositivas visando auxiliar o aluno, caso se aplique, na finalização do projeto de pesquisa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será baseada na frequência e participação dos alunos nas aulas e nas apresentações, escrita e oral, de projeto individual de pesquisa. O estudante deverá entregar um exemplar impresso e encadernado (espiral) do trabalho de conclusão do curso, com folha de rosto que contemple título do trabalho, nome e número do aluno e nome do orientador e/ou em formato de artigo científico, formatado segundo periódico escolhido pelo aluno e orientador e apresentá-lo em forma de pôster. A avaliação será feita por professores pertencentes ao corpo docente da Unidade, mediante ficha de avaliação própria.
Critério
O conceito final será atribuído considerando: a frequência e participação nas atividades programadas da disciplina e o projeto de pesquisa. Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina (art. 84, RG).
Norma de Recuperação
Não está prevista 2ª avaliação.
 
Bibliografia
     
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2001. 

BECKER, H. S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

ECO, U. Como se faz uma tese. 22ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

HADDAD N. Metodologia de estudos em ciências da saúde. São Paulo: Rocca; 2004.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico: Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LAURENTI R; LEBRÃO ML; JORGE MHM; GOTLlEB SLD. Estatísticas de Saúde. 2ª ed. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2005.

LOBIONDO-WOOD G; HABER J. Pesquisa em Enfermagem- métodos, avaliação crítica e utilização. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

MEDRONHO, R.A.; BLOCH, K.V.; LUIZ R.R.; WERNECK, G.L. Epidemiologia. 2ª edição. São Paulo: Atheneu, 2008.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9ª ed. São Paulo: UCITEC-ABRASCO, 2006.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez. 2007.

SIEGEL S.; CASTELLAN JR. J. Estatística Não Paramétrica (para as ciências do comportamento). 2ª ed. São Paulo: Artmed, 2006.

TRIOLA MF. Introdução à Estatística. 11ª ed. LTC: Rio de Janeiro, 2013.

TRABALHOS CIENTÍFICOS E TEXTOS, RELACIONADOS À ÁREA EM QUE O ALUNO DESENVOLVE O SEU PLANO DE TRABALHO, SUGERIDOS PELO ORIENTADOR.

MONOGRAFIAS, TESES, DISSERTAÇÕES, ARTIGOS, REVISTAS, JOURNALS, BANCOS DE DADOS.
 

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