Explicitar, desenvolver e apresentar proposta de investigação sob a forma de trabalho científico considerando suas vivências acadêmicas nos serviços de saúde e/ ou instituição de ensino.
Apresentação da disciplina. Elaboração de cronograma de atividades. Explicitação do objeto de estudo a ser desenvolvido. Esclarecimentos sobre o Trabalho de Conclusão de Curso. Levantamento dos alunos com ou sem trabalhos/orientação. Revisão: Desenvolvimento das etapas do projeto de investigação: apresentação, introdução, objetivos, relevância, metodologia, resultados, discussão, considerações finais/conclusões e referências. Orientação, discussão e monitoramento do desenvolvimento do projeto, segundo o cronograma estabelecido e as etapas metodológicas do processo de investigação. Discussão dos projetos de pesquisa e pôsteres. Apresentação pôsteres.
Saberes Cognitivos: Sistematização dos saberes cognitivos abordados em Metodologia.1. Tipos de conhecimento científico.2. O método científico e a produção do conhecimento.3. Tipos de pesquisa qualitativa e quantitativa: conceitos, métodos, tipos.4. Compreender as etapas do método científico por meio de análise crítica de artigo científico.5. Conhecer os fundamentos éticos e legais da pesquisa e sua aplicação na prática de Enfermagem- assistência, gerenciamento e ensino.6. Abordagem qualitativa na pesquisa científica: pressupostos da pesquisa qualitativa.7. Métodos de pesquisa qualitativa – etnografia, fenomenologia, teoria fundamentada em dados, princípios, etapas.8. Técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa.9. Abordagem quantitativa na pesquisa clínica.10. Noções gerais de amostragem.11. Conceitos probabilísticos e erros (sistemáticos e aleatórios) associados aos testes de hipóteses.12. Análise de dados quantitativos: banco de dados e uso de software para diferentes análises.Saberes Procedimentais:- Acompanhamento do desenvolvimento das etapas do projeto de investigação: apresentação, introdução, objetivos, relevância, método, resultados e discussão, considerações finais/conclusões; referências; anexos; apêndices.- Acompanhamento da elaboração de um artigo científico segundo normas estabelecidas por Revista Científica escolhida a critério do aluno e seu orientador.- Acompanhamento da elaboração de um pôster.Saberes Atitudinais:- Desenvolvimento da proposta de investigação sob a forma de trabalho científico considerando suas vivências acadêmicas nos serviços de saúde e/ ou instituição de ensino.- Elaboração do TCC em formato de relatório ou em formato de artigo científico.- Elaboração de um pôster que será utilizado como forma parcial, em apresentação oral, de avaliação final da disciplina.- Ética, respeito, compromisso e responsabilidade com a pesquisa.Método de Ensino:Aulas expositivas e em grupos, com indicação de leituras para discussão em classe. Aulas expositivas visando auxiliar o aluno, caso se aplique, na finalização do projeto de pesquisa.
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2001. BECKER, H. S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1999. ECO, U. Como se faz uma tese. 22ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. HADDAD N. Metodologia de estudos em ciências da saúde. São Paulo: Rocca; 2004. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico: Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009. LAURENTI R; LEBRÃO ML; JORGE MHM; GOTLlEB SLD. Estatísticas de Saúde. 2ª ed. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2005. LOBIONDO-WOOD G; HABER J. Pesquisa em Enfermagem- métodos, avaliação crítica e utilização. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. MEDRONHO, R.A.; BLOCH, K.V.; LUIZ R.R.; WERNECK, G.L. Epidemiologia. 2ª edição. São Paulo: Atheneu, 2008. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9ª ed. São Paulo: UCITEC-ABRASCO, 2006. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez. 2007. SIEGEL S.; CASTELLAN JR. J. Estatística Não Paramétrica (para as ciências do comportamento). 2ª ed. São Paulo: Artmed, 2006. TRIOLA MF. Introdução à Estatística. 11ª ed. LTC: Rio de Janeiro, 2013. TRABALHOS CIENTÍFICOS E TEXTOS, RELACIONADOS À ÁREA EM QUE O ALUNO DESENVOLVE O SEU PLANO DE TRABALHO, SUGERIDOS PELO ORIENTADOR.MONOGRAFIAS, TESES, DISSERTAÇÕES, ARTIGOS, REVISTAS, JOURNALS, BANCOS DE DADOS.