Promover oportunidades de aprendizado significativo, contribuindo com a formação do estudante na área de competência da educação, voltada para docência na educação profissional em enfermagem - formação de técnicos de enfermagem, com foco no acompanhamento dos estudantes do nível técnico nos cenários da saúde.
Continuidade ao desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a docência no cenário da escola de educação profissional em enfermagem, dimensões políticas, gerenciais, pedagógicas e relacionais para compreensão e atuação neste contexto, com foco no acompanhamento dos estudantes do nível técnico nos cenários da saúde. Em consonância com o Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo - PFPUSP (2004) está inserida como disciplina que faz a intersecção da área específica com o saber pedagógico, além de compor também carga horária para as atividades de "Prática como Componente Curricular", um dos componentes exigidos para a formação de professores segundo a atual legislação brasileira. Os alunos têm oportunidade de refletir sobre a prática docente na educação profissional em enfermagem, especificamente voltada para o planejamento, realização e avaliação do processo ensino-aprendizagem construído nos estágios obrigatórios de alunos dos cursos de formação auxiliar/técnico em enfermagem, por meio de sucessivas aproximações aos serviços de saúde.
Os saberes cognitivos, procedimentais e atitudinais se articulam para que o estudante continue o desenvolvimento das seguintes ações profissionais que compõem a competência docente na educação profissional: Ação profissional: 1. Participa do projeto político-pedagógico (PPP) da escola de educação profissional em Enfermagem, com ênfase na observação dos estágios de estudantes em cenários de prática profissional. Reconhece a Instituição de saúde, cenário de aprendizagem do estudante da escola de educação profissional, sua estrutura física e organizacional, os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, considerando principalmente os perfis de professores responsáveis pelos estágios, as relações sociais e interpessoais que são construídas pelos distintos sujeitos no cenário da instituição de saúde, analisando a articulação escola/serviços de saúde, as determinações políticas e legais que orientam as práticas de estágios no campo da saúde; Reconhece no PPP da escola, as diretrizes para a aprendizagem nos cenários da prática profissional, comparando-as às ações efetivamente realizadas; Ação profissional: 2. Observa e avalia a condução acadêmica dos estágios dos estudantes de educação profissional em enfermagem nos cenários da saúde. Observa e analisa as práticas educativas voltadas à formação de auxiliares/técnicos de enfermagem nos cenários da saúde; Analisa/avalia o planejamento, execução e avaliação das atividades educativas, tendo em vista os princípios e diretrizes do SUS, principalmente no que se refere à perspectiva integral de cuidado, bem como à formação crítico-reflexiva, as metodologias ensino-aprendizagem utilizadas, as relações alunos/professor/usuários/trabalhadores, bem como práticas avaliativas adotadas. Saberes Cognitivos: - Articulação ensino serviço no contexto do SUS; - Aspectos legais dos estágios em saúde na educação profissional; - Planejamento do processo ensino-aprendizagem nos cenários de prática profissional; - Estágios - relações entre PPP e formação para SUS; - Formação docente para o ensino prático na educação profissional em enfermagem. - Relação entre aluno-professor-equipe de saúde - paciente - família. Saberes Procedimentais: - Desenvolve busca ativa de documentos e informações em diferentes fontes; - Analisa as informações de modo crítico e contextualizado; - Desenvolve relatos críticos e reflexivos a partir da realidade vivenciada e articula com a base teórica; - Constrói o portfólio reflexivo; - Constrói critérios de avaliação do ensino-aprendizagem coletivamente; - Exercita a habilidade de comunicação e observação no cenário do ensino da saúde. Saberes Atitudinais: - Age de forma ética (compromisso profissional, respeito, linguagem clara gerando entendimento para o interlocutor, apresentação pessoal adequada); - Atitude crítica no processo ensino-aprendizagem; - Desenvolve a autonomia responsável no processo de ensino-aprendizagem; - Exercita o trabalho em grupo (tomada de decisões; negociar conflitos; lidar com as diferenças, escuta, comunicação). - Desenvolve compromisso social com atores da Escola de educação profissional e dos cenários de prática em saúde. Método de Ensino: A disciplina será desenvolvida por meio de ciclo pedagógico composto por cinco momentos: Inserção na realidade (I) - momento em que o aluno, a partir de suas experiências e conhecimentos adquiridos anteriormente, realiza as atividades no cenário ensino-aprendizagem da educação profissional em enfermagem, especificamente nos campos de práticas na atenção básica e hospitalar, para construção da competência docente do enfermeiro licenciado na educação profissional; Síntese provisória (SP) - em subgrupo, é realizada a leitura, discussão e síntese dos relatos individuais, exercícios de reflexão por meio de textos escrito, referentes à imersão, identificando os problemas relacionados à realização da tarefa e desenvolvimento de atributos, chegando às questões de aprendizagem. Registra individualmente a atividade; Busca de informações/conhecimentos (B) - em fontes variadas, que subsidiem a compreensão das questões de aprendizagem, fazendo uma síntese do material pesquisado (trabalho individual/exercício interpretativo de artigos científicos); Nova síntese (NS) - em subgrupo, é feita reflexão sobre informações/conhecimentos trazidos pelos alunos, com a intenção de compreender os problemas identificados e reconstruir a prática profissional; Avaliação (A) - ao final de cada atividade, é realizada a autoavaliação, avaliação do grupo e avaliação do professor/facilitador.
1. AMÂNCIO FILHO, A; MOREIRA, MCGB (cord.) Formação de Pessoal de Nível Médio para a Saúde: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro. Fiocruz, 1996. 2. BAGNATO, MHS; COCCO, MIM; SORDI, MRL.(orgs.) Educação, saúde e trabalho: antigos problemas, novos contextos, outros olhares. Campinas, Alínea, 1999. 3. BARROS, A.S.; HEROLD JUNIOR, C. O estágio curricular como um momento práxico no curso técnico de enfermagem: unidade entre teoria e prática? B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v.39, n.2, p.122-139, maio/ago.2013 4. BRASIL. Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008. 5. COFEN. RESOLUÇÃO Nº 371/2010. Dispõe sobre participação do Enfermeiro na supervisão de estágio de estudantes dos diferentes níveis da formação profissional de Enfermagem. 6. SILVA, J.A.T.A. O ensino profissional técnico de enfermagem e a formação para o SUS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), 2017. 108 p. 7. OLIVEIRA, A.G. Integração ensino-serviço entre o curso técnico e os serviços de saúde do município de Januária. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina (MG). 2016. 127 p. 8. Deliberação CEE N° 87/2009. 9. MEC. Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos - Quarta versão –2020. 10. COFEN. RESOLUÇÃO Nº 0509/2016. 11. Indicação CEE nº 8/2000. 12. Indicação CEE nº 64/2007. 13. Resolução CNE/CP n°1, de 5 de janeiro de 2021 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica