Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200094 - Educação Profissional em Enfermagem II
Professional Education in Nursing II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Promover oportunidades de aprendizado significativo, contribuindo com a formação do estudante na área de competência da educação, voltada para docência na educação profissional em enfermagem - formação de técnicos de enfermagem, com foco no acompanhamento dos estudantes do nível técnico nos cenários da saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
99971 - Adriana Katia Corrêa
1928087 - Rosangela Andrade Aukar de Camargo
4906380 - Tauani Zampieri Fermino
 
Programa Resumido
Continuidade ao desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a docência no cenário da escola de educação profissional em enfermagem, dimensões políticas, gerenciais, pedagógicas e relacionais para compreensão e atuação neste contexto, com foco no acompanhamento dos estudantes do nível técnico nos cenários da saúde.
Em consonância com o Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo - PFPUSP (2004) está inserida como disciplina que faz a intersecção da área específica com o saber pedagógico, além de compor também carga horária para as atividades de "Prática como Componente Curricular", um dos componentes exigidos para a formação de professores segundo a atual legislação brasileira. Os alunos têm oportunidade de refletir sobre a prática docente na educação profissional em enfermagem, especificamente voltada para o planejamento, realização e avaliação do processo ensino-aprendizagem construído nos estágios obrigatórios de alunos dos cursos de formação auxiliar/técnico em enfermagem, por meio de sucessivas aproximações aos serviços de saúde.
 
 
 
Programa
Os saberes cognitivos, procedimentais e atitudinais se articulam para que o estudante continue o desenvolvimento das seguintes ações profissionais que compõem a competência docente na educação profissional:

Ação profissional: 1. Participa do projeto político-pedagógico (PPP) da escola de educação profissional em Enfermagem, com ênfase na observação dos estágios de estudantes em cenários de prática profissional. Reconhece a Instituição de saúde, cenário de aprendizagem do estudante da escola de educação profissional, sua estrutura física e organizacional, os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, considerando principalmente os perfis de professores responsáveis pelos estágios, as relações sociais e interpessoais que são construídas pelos distintos sujeitos no cenário da instituição de saúde, analisando a articulação escola/serviços de saúde, as determinações políticas e legais que orientam as práticas de estágios no campo da saúde; Reconhece no PPP da escola, as diretrizes para a aprendizagem nos cenários da prática profissional, comparando-as às ações efetivamente realizadas;

Ação profissional: 2. Observa e avalia a condução acadêmica dos estágios dos estudantes de educação profissional em enfermagem nos cenários da saúde.
Observa e analisa as práticas educativas voltadas à formação de auxiliares/técnicos de enfermagem nos cenários da saúde; Analisa/avalia o planejamento, execução e avaliação das atividades educativas, tendo em vista os princípios e diretrizes do SUS, principalmente no que se refere à perspectiva integral de cuidado, bem como à formação crítico-reflexiva, as metodologias ensino-aprendizagem utilizadas, as relações alunos/professor/usuários/trabalhadores, bem como práticas avaliativas adotadas.

Saberes Cognitivos:
- Articulação ensino serviço no contexto do SUS; 
- Aspectos legais dos estágios em saúde na educação profissional; 
- Planejamento do processo ensino-aprendizagem nos cenários de prática profissional; 
- Estágios - relações entre PPP e formação para SUS; 
- Formação docente para o ensino prático na educação profissional em enfermagem.
- Relação entre aluno-professor-equipe de saúde - paciente - família.

Saberes Procedimentais:
- Desenvolve busca ativa de documentos e informações em diferentes fontes;
- Analisa as informações de modo crítico e contextualizado;
- Desenvolve relatos críticos e reflexivos a partir da realidade vivenciada e articula com a base teórica;
- Constrói o portfólio reflexivo;
- Constrói critérios de avaliação do ensino-aprendizagem coletivamente;
- Exercita a habilidade de comunicação e observação no cenário do ensino da saúde.

Saberes Atitudinais:
- Age de forma ética (compromisso profissional, respeito, linguagem clara gerando entendimento para o interlocutor, apresentação pessoal adequada);
- Atitude crítica no processo ensino-aprendizagem;
- Desenvolve a autonomia responsável no processo de ensino-aprendizagem;
- Exercita o trabalho em grupo (tomada de decisões; negociar conflitos; lidar com as diferenças, escuta, comunicação).
- Desenvolve compromisso social com atores da Escola de educação profissional e dos cenários de prática em saúde.

Método de Ensino:
A disciplina será desenvolvida por meio de ciclo pedagógico composto por cinco momentos: Inserção na realidade (I) - momento em que o aluno, a partir de suas experiências e conhecimentos adquiridos anteriormente, realiza as atividades no cenário ensino-aprendizagem da educação profissional em enfermagem, especificamente nos campos de práticas na atenção básica e hospitalar, para construção da competência docente do enfermeiro licenciado na educação profissional; Síntese provisória (SP) - em subgrupo, é realizada a leitura, discussão e síntese dos relatos individuais, exercícios de reflexão por meio de textos escrito, referentes à imersão, identificando os problemas relacionados à realização da tarefa e desenvolvimento de atributos, chegando às questões de aprendizagem. Registra individualmente a atividade; Busca de informações/conhecimentos (B) - em fontes variadas, que subsidiem a compreensão das questões de aprendizagem, fazendo uma síntese do material pesquisado (trabalho individual/exercício interpretativo de artigos científicos); Nova síntese (NS) - em subgrupo, é feita reflexão sobre informações/conhecimentos trazidos pelos alunos, com a intenção de compreender os problemas identificados e reconstruir a prática profissional; Avaliação (A) - ao final de cada atividade, é realizada a autoavaliação, avaliação do grupo e avaliação do professor/facilitador.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação formativa, que terá como referência os desempenhos esperados para a disciplina, será feita de forma sistemática, com registro e ciência do estudante. Constará como instrumentos de avaliação o desempenho do estudante no pequeno grupo, no cenário de prática bem como no exercício de avaliação cognitiva e no portfólio reflexivo construído pelo estudante.
Critério
A nota final da disciplina varia de zero a dez, e em um processo de construção coletiva em sala de aula coordenado pelas professoras responsáveis são determinados critérios ao desempenho do aluno no pequeno grupo, no cenário de prática profissional, no exercício de avaliação cognitiva e no portfólio reflexivo. Os valores entre as quatro dimensões que compõem o processo de avaliação da disciplina será distribuído equitativamente de modo que a soma entre eles totalize 10, ou seja, 2,5 pontos por dimensão. A entrega do portfólio posterior à data previamente combinada somente será aceita em situações devidamente justificadas. Se não houver entrega de nenhum portfólio, o aluno será reprovado. Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
A recuperação ocorrerá ao longo do processo ensino-aprendizagem. Não está prevista 2a avaliação.
 
Bibliografia
     
1. AMÂNCIO FILHO, A; MOREIRA, MCGB (cord.) Formação de Pessoal de Nível Médio para a Saúde: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro. Fiocruz, 1996.

2. BAGNATO, MHS; COCCO, MIM; SORDI, MRL.(orgs.) Educação, saúde e trabalho: antigos problemas, novos contextos, outros olhares. Campinas, Alínea, 1999.

3. BARROS, A.S.; HEROLD JUNIOR, C. O estágio curricular como um momento práxico no curso técnico de enfermagem: unidade entre teoria e prática? B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v.39, n.2, p.122-139, maio/ago.2013

4. BRASIL. Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.

5. COFEN. RESOLUÇÃO Nº 371/2010. Dispõe sobre participação do Enfermeiro na supervisão de estágio de estudantes dos diferentes níveis da formação profissional de Enfermagem.

6. SILVA, J.A.T.A. O ensino profissional técnico de enfermagem e a formação para o SUS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), 2017. 108 p.

7. OLIVEIRA, A.G. Integração ensino-serviço entre o curso técnico e os serviços de saúde do município de Januária. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina (MG). 2016. 127 p.

8. Deliberação CEE N° 87/2009.

9. MEC. Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos - Quarta versão –2020.

10. COFEN. RESOLUÇÃO Nº 0509/2016.

11. Indicação CEE nº 8/2000.

12. Indicação CEE nº 64/2007.

13. Resolução CNE/CP n°1, de 5 de janeiro de 2021 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica
 

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